Odontologia

A importância da fotografia odontológica digital

Rate this post

A fotografia odontológica digital é um item indispensável para a odontologia moderna. Por meio das fotos, é possível registrar a evolução do tratamento odontológico

As imagens podem ser utilizadas em documentações de pacientes, portfólio e até na divulgação do serviço.

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura que o blog da Odonto Equipamentos preparou para você!

O que é fotografia odontológica digital?

A fotografia odontológica digital é um recurso que utiliza fotografias para registrar o tratamento odontológico. A técnica contribui com a decisão de abordagens clínicas que serão tomadas para cada paciente.

Qual a importância da fotografia na ortodontia?

São várias as funções que a fotografia ortodôntica pode ter. Os registros em imagens podem ser utilizados para verificar a evolução do tratamento odontológico através de fotografias do antes e depois. 

As fotos também possuem a função de fazer parte da documentação do paciente, contribuindo com uma melhor análise de problemas e para a tomada de decisão sobre qual procedimento seguir. 

Por fim, a fotografia ortodôntica também pode ser utilizada para fins publicitários ou de portfólio. As divulgações dos serviços da clínica ou do profissional podem ser mostradas através das imagens. 

Para essas finalidades, é recomendado buscar o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e o Conselho Regional de Odontologia do seu estado, para consultar os manuais éticos para publicidade odontológica.

Além disso, todo dentista precisa de um bom portfólio e nada melhor do que a fotografia odontológica para construção dele. 

Posso fotografar o meu paciente?

Antes de passar a utilizar a fotografia odontológica é necessário estar por dentro das regulamentações do uso de imagens na profissão. Conforme a Resolução CFO 196, de janeiro de 2019: 

  • Art. 1º. Fica autorizada a divulgação de autorretratos (selfies) de cirurgiões dentistas, acompanhados de pacientes ou não, desde que com autorização prévia do paciente ou de seu representante legal, através de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE;
  • § 1º. Ficam proibidas imagens que permitam a identificação de equipamentos, instrumentais, materiais e tecidos biológicos;
  • Art. 2º. Fica autorizada a divulgação de imagens relativas ao diagnóstico e à conclusão dos tratamentos odontológicos quando realizada por cirurgião-dentista responsável pela execução do procedimento, desde que com autorização prévia do paciente ou de seu representante legal, através de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE;
  • § 1º. Continua proibido o uso de expressões escritas ou faladas que possam caracterizar o sensacionalismo, a autopromoção, a concorrência desleal, a mercantilização da Odontologia ou a promessa de resultado;
  • Art. 3º. Fica expressamente proibida a divulgação de vídeos e/ou imagens com conteúdo relativo ao transcurso e/ou à realização dos procedimentos, exceto em publicações científicas;
  • Art. 4º. Em todas as publicações de imagens e/ou vídeos deverão constar o nome do profissional e o seu número de inscrição, sendo vedada a divulgação de casos clínicos de autoria de terceiros;
  • Art. 5º. Em todas as hipóteses, serão consideradas infrações éticas, de manifesta gravidade, a divulgação de imagens, áudios e/ou vídeos de pacientes em desacordo com essa norma.

Como tirar fotos para a documentação ortodôntica?

O uso de bons equipamentos e o conhecimento básico da configuração para fotografia odontológica é essencial para um bom resultado das imagens. 

Câmeras

Nesse caso, câmeras profissionais são indicadas para alcançar a nitidez e foco, itens essenciais para a fotografia ortodôntica. 

As câmeras mais indicadas para a função são: 

  • Canon EOS Rebel T6;
  • Canon EOS Rebel T7;
  • Nikon Z 50;
  • Nikon D3500.

No ramo da fotografia, as quatro opções são consideradas câmeras de entrada. Dessa forma, garantem um resultado profissional e são acessíveis aos dentistas que estão começando a fazer uso do recurso. 

Lentes

As câmeras profissionais DSLR permitem a troca de lentes. Dessa forma, o profissional pode utilizar outras lentes para além da que normalmente  acompanha o corpo da câmera, podendo conseguir resultados ainda melhores.

As lentes indicadas para a fotografia odontológica são: 

  • 50mm;
  • 85mm.

Iluminação

Uma boa imagem requer uma boa iluminação. Para isso, podem ser utilizados flashes acoplados na câmera ou até mesmo um ring light no espaço onde a fotografia odontológica será tirada. 

Contraste para fotografia odontológica

O contraste para a fotografia ortodôntica é um recurso que tem como objetivo facilitar o processo de captação das imagens. O contraste é uma peça feita em alumínio, revestida com um antiaderente atóxico preto. 

O produto é colocado na boca do paciente para impedir que os lábios, nariz ou outras regiões do corpo apareçam na foto. Assim, as imagens estarão focadas apenas nos dentes. 

Seja um profissional da odontologia atualizado!

A Odonto Equipamentos entende a importância de estar atualizado sobre os novos recursos disponíveis para a profissão. Acesse nosso blog e confira diversos conteúdos a respeito da odontologia e esteja preparado para o mercado.

Câmera Intraoral com Foco Automático Biotron

Scanner Intraoral Digital Eagle IOS Dabi Atlante

Raio-X Odontológico Bivolt de Parede Saevo

Odonto Equipamentos

Recent Posts

Gesso odontológico em laboratórios: tipos e aplicações

O gesso odontológico é um dos materiais mais utilizados nos laboratórios odontológicos, sendo essencial para…

5 dias ago

Cirurgia ortognática: correção funcional e estética

A cirurgia ortognática é uma intervenção cirúrgica destinada a corrigir problemas de desalinhamento nos ossos…

2 semanas ago

Biossegurança na estética: práticas essenciais para clínicas

No ambiente estético, a segurança de pacientes e profissionais é uma prioridade. A biossegurança desempenha…

3 semanas ago

Fotobiomodulação como alternativa para radiodermite em mulheres com câncer de mama

Nos últimos anos, a fotobiomodulação (FBM) tem se mostrado uma técnica promissora no manejo de…

4 semanas ago

Indicador químico e biológico: o que são? Qual a diferença entre eles?

Os indicadores de esterilização, químicos e biológicos, são utilizados para monitoramento dos processos de esterilização…

1 mês ago

Software para gestão de clínicas odontológicas: benefícios, como escolher e os 5 mais usados no mercado

Gerenciar uma clínica odontológica pode ser uma tarefa complexa, envolvendo a administração de agendas, prontuários,…

1 mês ago