Teste biológico para autoclave: saiba como fazer

Por Odonto Equipamentos | Publicado em

Teste biológico para autoclave: saiba como fazer
Rate this post

nstrumentos e materiais em ambientes clínicos. 

É essencial assegurar que a autoclave esteja realizando sua função corretamente, eliminando organismos indesejados e prevenindo a propagação de infecções de instrumentos. E o teste biológico ajuda nisso.

Neste artigo, exploraremos a importância do teste biológico, fornecendo um guia passo a passo sobre como realizar o teste e utilizar o indicador químico.

Compreender e aplicar adequadamente essas práticas é fundamental para proteger a saúde dos profissionais e pacientes, garantindo um ambiente estéril e seguro. Vamos lá?

Importância da esterilização na autoclave

Antes de falar sobre testes biológicos, é importante entender como a esterilização na autoclave é fundamental para proteger pacientes e profissionais contra os mais diferentes tipos de infecção que podem ocorrer em ambientes clínicos.

Itens que entram em contato direto com o paciente, como alicates e pinças, precisam que todos os resíduos sejam eliminados, para evitar infecções quando forem reutilizados. A autoclave é o equipamento que faz a esterilização destes materiais e, para realizar esta função, ela precisa estar em condições sanitárias adequadas.

Agora você já entendeu a importância da esterilização da autoclave, não é mesmo? Então, vamos aprofundar o assunto e te explicar o que é um teste biológico e como ele impacta no funcionamento da autoclave.

O que é um teste biológico para autoclave? Para que serve?

O teste biológico, também conhecido como teste de eficácia, é um procedimento realizado para verificar se a autoclave está esterilizando corretamente os instrumentos e materiais, para deixá-los aptos ao uso em outros procedimentos.

O processo de testagem química acontece devido à necessidade de monitoramento da eficácia da autoclave. A monitorização na qual se utilizam indicadores biológicos é a mais recomendada e a mais confiável.

Nela são utilizados microrganismos autocontidos, preparados especialmente para identificar o processo de esterilização. A bactéria utilizada neste processo é a Bacillus Stearothermophylus (bactéria em forma de bastonete). Ela é capaz de medir se, de fato, sua máquina está apropriada para o uso ou não.

Para quem tem dúvidas sobre de quanto em quanto tempo realizar o teste biológico na autoclave, a recomendação é que ela seja feita uma vez por semana, segundo as normas regulamentadoras.

Como fazer o teste biológico da autoclave?

Abaixo, preparamos um passo a passo para fazer o teste biológico na autoclave. Acompanhe:

  • Coloque o teste dentro do pacote junto com o material que irá passar pela esterilização;
  • Feche a autoclave e realize o processo de esterilização;
  • Após o ciclo de esterilização, aguarde entre 10 a 15 minutos para o resfriamento;
  • Abra o pacote e retire a ampola;
  • Na incubadora, coloque o indicador-teste (que passou pela esterilização) e o indicador-controle (que não passou pela autoclave). Assim é possível testar também se a incubadora está funcionando corretamente – os indicadores têm que ser do mesmo lote. Evite a queda das ampolas.
  • Dobre a parte superior da ampola plástica, resultando na quebra do vidro interno da ampola. Isso libera o contato dos esporos ao meio de cultura. Tome cuidado para não romper a parte plástica.
  • Não agite a ampola e evite derrubá-la. Além disso, sua parte superior possui um filtro que não deve ser molhado;
  • Verifique as amostras 4 vezes, de 12 em 12 horas.

A checagem das amostras

Durante as 4 checagens, é preciso se atentar à coloração. A ampola esterilizada deve começar a obter uma coloração roxa, enquanto a que não foi esterilizada permanecerá com a coloração amarelada. Isso indica que o processo de esterilização foi concluído corretamente.

Se as duas ampolas ficarem com a coloração roxa significa que ocorreu um crescimento de bactérias. Dessa forma, a esterilização não ocorreu da forma certa, sendo necessária a manutenção da autoclave.

No caso dos dois indicadores ficarem amarelados no final da incubação, quer dizer que não houve crescimento bacteriano. Isso indica que a incubadora precisa de manutenção, portanto não é possível avaliar se houve ou não a esterilização.

Em outras palavras, a ampola teste (que foi para autoclave) permanecerá roxa, indicando que os esporos foram destruídos. Já a ampola controle (que não foi para autoclave) mudará para a cor amarela, indicando que os esporos estão vivos.

Anote os resultados com datas para obter um controle semanal.

Entendendo o indicador químico no processo de esterilização

O indicador químico é uma ferramenta confiável e rápida, que fornece uma indicação imediata da eficácia do ciclo de esterilização. Ele avalia a eficácia na destruição de microrganismos, como fungos, vírus e bactérias, por meio da combinação de temperatura, pressão, umidade e tempo.

Indispensável para o monitoramento das normas de segurança estabelecidas pela Anvisa, o indicador químico possui diferentes versões, sendo elas:

  • Tipo 1: uma modalidade de indicador que diferencia o produto que foi processado do que não foi processado;
  • Tipo 2: indicadores utilizados para fazer o monitoramento da bomba de vácuo;
  • Tipo 3: o tipo 3 é conhecido como indicador de um parâmetro, ou seja, efetua o monitoramento de apenas um parâmetro em um processo de esterilização;
  • Tipo 4: ao contrário do tipo 3, o tipo 4 realiza o monitoramento de dois ou mais parâmetros;
  • Tipo 5: conhecido como indicador integrador, que integra vários parâmetros;
  • Tipo 6: também conhecido como emulador, este modelo é caracterizado por reagir apenas quando o ciclo alcança um nível de 95% de conclusão. 

Como usar o indicador químico para autoclave?

Usar o indicador químico é uma tarefa bem prática, já que eles são desenvolvidos para uso simplificado em equipamentos e instrumentos em clínicas, hospitais e laboratórios em geral.

Na prática, a autoclave deve estar ligada em todo o processo e você deve colocar o indicador em um envelope dentro do aparelho, respeitando o tempo do ciclo indicado pelo fabricante.

Para saber como ler indicador químico para autoclave, também é simples: o resultado do teste é indicado por meio da alteração da cor do indicador, o que facilita a sua identificação. No entanto, é sempre importante analisar as instruções aplicadas na embalagem do produto e suas especificações. 

Além disso, o período em que o resultado é apresentado também pode variar, sempre dependendo do fabricante e do tipo de teste.

Qual é o melhor teste para autoclave?

O teste para autoclave mais indicado é aquele que utiliza indicadores biológicos. Afinal, nele são utilizados microrganismos autocontidos que foram desenvolvidos especialmente para identificar todo o processo de esterilização.

Lembrando também que é preciso fazer o controle do armazenamento do indicador: ele deve estar guardado em local com temperatura ambiente controlada e o pacote de teste costuma ter, em média, 3 anos de vida útil a partir do momento da fabricação (sempre verifique com o fabricante).

Aqui na Odonto Equipamentos, os indicadores químicos da Cristófoli são destaque! A marca traz indicadores com sistema claro e de fácil interpretação dos resultados do processo de esterilização, além de resultados rápidos, logo após a finalização do procedimento.

Acesse o nosso site e conheça!

Como descartar o material odontológico?

Por se tratar de um material que pode conter bactérias, é fundamental realizar corretamente o descarte dos materiais odontológicos. Portanto, os utensílios não podem ser descartados diretamente no lixo comum.

Para a manutenção e limpeza do equipamento basta enrolar as ampolas no algodão e colocar novamente na autoclave para a esterilização. Após esterilizados, é possível descartá-los.

Teste químico para autoclave e a emissão do laudo técnico

Com base nos resultados do teste biológico, um laudo técnico é emitido. Esse laudo contém informações detalhadas sobre o teste realizado, incluindo a identificação dos microrganismos utilizados, os resultados obtidos e uma avaliação da eficácia da esterilização da autoclave.

O laudo técnico da autoclave é um documento importante, pois comprova a validação do processo de esterilização realizado pela autoclave, garantindo que os materiais sejam esterilizados de forma adequada e segura.

Além disso, o laudo técnico é uma exigência regulatória em muitos setores, como a área da saúde, onde a esterilização correta dos materiais é fundamental para prevenir infecções e garantir a segurança dos pacientes.

Então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre sobre o indicador químico para autoclave e suas funções? Usar o indicador químico para teste na autoclave é assegurar a qualidade do processo de esterilização, oferecendo a segurança que você, sua equipe e seus pacientes precisam.

Esterilização na autoclave completa com a OdontoEquipamentos

Conte com a Odonto Equipamentos! Temos indicadores químicos, autoclave e tudo o que você precisa para tornar este processo o mais seguro e prático possível. Acesse o site e confira!

Indicador Teste Biológico para Autoclave Clicktest Maxximed

Mini Incubadora BKI 6 Biomeck

Autoclave Vitale Class 12 L Cristófoli

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Endermoterapia: o que é? Qual equipamento é necessário para realizar? Ficha de anamnese estética: o que é e qual a importância? Neoplasia benigna e maligna na Odontologia Kit acadêmico odontológico: como escolher? Radiofrequência: o que é e quais são os benefícios? Jato de plasma nas estrias: como funciona? Quais são os benefícios? Clareamento dental: As principais técnicas existentes no mercado Técnicas para preenchimento labial: conheça elas! Marketing para clínica odontológica: Saiba como começar 5 Equipamentos indispensáveis para clínica odontológica Terapia capilar: diminuição de doenças e saúde dos cabelos Laserterapia na odontologia pode trazer diversos benefícios. Conheça! Ultracavitação: o que é e como auxilia contra a gordura localizada O que é negatoscópio, para que serve e como escolher? Entenda! Tratamento para vitiligo e outras condições: despigmentação da pele Qual o melhor material para prótese dentária? Descubra aqui! Drenagem linfática na gravidez: conheça os benefícios Tudo sobre criolipólise de placas: entenda o procedimento Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios? Como o microagulhamento pode ajudar no combate às estrias? Descubra! Smart Dermapen: caneta para tratamento na pele. Conheça! O que é profilaxia podal e para que serve? Descubra! Laser na fisioterapia: como funciona e tipos de tratamento Conheça o checklist completo de equipamentos para clínica veterinária 3 dicas sobre a importância do esterilizador de ar na biossegurança 5 equipamentos que todo salão de beleza precisa ter! Osteotomia: conheça o procedimento na odontologia Conheça 3 tipos de agulhas para insulina 5 benefícios do botox para redução do bruxismo Conheça os 5 ciclos de esterilização na autoclave Moldagem odontológica: conheça o passo a passo Teste Biológico para Autoclave: Garanta a Eficácia da Esterilização Clínica odontológica: 5 dicas para crescer Autoclave: Saiba o que é e qual sua função Dermaplaning: o que é e o que você precisa saber