A tecnologia na odontologia traz inúmeros benefícios para a clínica como a melhoria na comunicação com os pacientes e na segurança dos dados.
Nesse sentido, a assinatura digital tem se destacado como uma ferramenta importante, já que permite a autenticação de documentos eletrônicos e a proteção de informações confidenciais.
Neste post, vamos abordar a importância da assinatura digital na clínica odontológica e como essa técnica pode ser útil para tornar a rotina mais eficiente e segura. Acompanhe!
A tecnologia da assinatura digital é bem simples. Resumidamente, é uma assinatura utilizada em documentos eletrônicos, que possui validade jurídica e é criptografada e autenticada por uma autoridade certificadora.
Ela substitui a assinatura manual e é protegida de alterações, ou seja, é segura contra qualquer tipo de fraude.
A assinatura digital é feita por meio de um certificado digital emitido pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), que pode ser utilizado para assinar digitalmente modelos de receitas, atestados ou relatórios disponíveis no site do CFO.
Ao utilizar o programa Adobe Acrobat, o cirurgião-dentista pode preencher e assinar digitalmente esses documentos, garantindo sua autenticidade como se fossem assinados à mão. Após isso, o arquivo assinado pode ser enviado ao paciente, que por sua vez, pode compartilhar o documento com terceiros.
Segundo o Guia de Esclarecimento sobre a Assinatura Digital, essa tecnologia permite validar eletronicamente formulários de prescrição, atestados, além de fazer a solicitação de exames, relatórios e outros documentos eletrônicos.
Esse processo facilita o registro e armazenamento de diversos documentos de maneira eletrônica, o que reduz os custos com impressão e manutenção de espaço para arquivar tudo o que for necessário e obrigatório por lei.
Sem contar a agilidade e praticidade na relação dentista x paciente, já que os documentos podem ser assinados de forma remota. Imagine precisar imprimir, assinar e enviar um determinado documento a um paciente? Cansativo, não é?
Com a assinatura digital é possível fazer isso em segundos e enviar pela internet.
Agora que você já aprendeu onde utilizar a assinatura digital, nós separamos um passo a passo de como implementá-la na sua clínica odontológica. Vamos lá?
Para criar a assinatura digital, o cirurgião-dentista precisa selecionar uma Autoridade Certificadora (AC) para fazer a aquisição do certificado digital.
O CFO tem fornecedores conveniados, com descontos especiais para a categoria, mas você pode escolher a AC de sua preferência. O certificado digital deve ser emitido pela ICP-Brasil, sendo modelo A3, cartão ou token.
No portal do CFO é possível encontrar os documentos digitais disponíveis para download. Todos os formulários são editáveis e, utilizando o programa Adobe Acrobat, é possível editá-los com as informações necessárias e fazer a assinatura digital.
Após editar os documentos eletrônicos, basta efetuar a assinatura digital em seu computador e enviar o documento para o paciente. Lá ele poderá fazer a validação da assinatura, através do portal de validação.
A tecnologia veio para transformar a experiência dos pacientes nas clínicas odontológicas e a Odonto Equipamentos acompanha as tendências e leva até você o que há de mais moderno.
Navegue pelo nosso blog e veja mais dicas sobre odontologia e como alavancar os negócios da sua clínica.
Ah e não deixe de conhecer a nossa loja com produtos e equipamentos para a sua clínica.
Até o próximo post.
O gesso odontológico é um dos materiais mais utilizados nos laboratórios odontológicos, sendo essencial para…
A cirurgia ortognática é uma intervenção cirúrgica destinada a corrigir problemas de desalinhamento nos ossos…
No ambiente estético, a segurança de pacientes e profissionais é uma prioridade. A biossegurança desempenha…
Nos últimos anos, a fotobiomodulação (FBM) tem se mostrado uma técnica promissora no manejo de…
Os indicadores de esterilização, químicos e biológicos, são utilizados para monitoramento dos processos de esterilização…
Gerenciar uma clínica odontológica pode ser uma tarefa complexa, envolvendo a administração de agendas, prontuários,…