Odontologia

Conheça os principais tipos de raio-X odontológicos

Rate this post

O raio-x odontológico é extremamente importante na rotina dos profissionais de Odontologia.

O auxílio para fornecer diagnósticos oferecidos por eles podem fazer toda a diferença na escolha do tratamento a ser realizado em um paciente.

Afinal, o raio-X odontológico pode detectar um dente incluso, alguns tipos de lesões – como granulomas ou cistos próximos à raiz do dente – e inúmeras outras patologias da saúde bucal. O dentista passa a ter uma visualização das estruturas internas dentárias — o que é impossível a olho nu.

Por isso, como mencionamos, a radiografia odontológica é considerada um exame complementar importante no diagnóstico dos pacientes. Logo, é fundamental que o dentista entenda a diferença entre cada tipo e para quê servem cada um deles.

A Odonto Equipamentos separou os principais tipos de aparelhos de raio-x odontológicos para você entender um pouquinho mais sobre esse assunto. Confira!

Os tipos de raio-X odontológicos

Existem dois tipos de raios-x odontológicos: intrabucal e extrabucal. Dentro deles nós temos, ainda, subdivisões. Vamos conferir separadamente cada uma delas:

Raio-X Intrabucal

  • Periapical: esse é o tipo de raio X mais comum, cujo objetivo é visualizar a anatomia de um ou mais (até três) dentes), desde a coroa à raiz. Além disso, é possível analisar as estruturas envoltas ao dente. É muito comum para a avaliação endodônticas (canal).
  • Interproximal: o raio X interproximal aponta somente as coroas de dentes inferiores e superiores, principalmente os posteriores. Essa radiografia é solicitada quando há suspeita de cáries interproximais (entre os dentes).
  • Oclusal: voltada para detectar raízes residuais, dentes inclusos e até mesmo dentes excedentes, o raio X oclusal é colocada entre o maxilar superior e o inferior — simulando uma mordida.

Raio-X Extrabucal

Os raios-X extrabucal podem abranger muitos tipos: lateral, lateral oblíqua, frontal, de atm, panorâmica e diversos outros.

O que ajuda o dentista a determinar o ideal para obter o diagnóstico são os sintomas, histórico e sinais clínicos do paciente. Só assim ele poderá solicitar o raio X que melhor apontará a patologia.

No caso da radiografia panorâmica, por exemplo, ela permite a avaliação de toda a boca através de uma única imagem. É solicitada principalmente para pacientes que precisarão de tratamento ortodôntico (aparelho).

Com relação aos modelos, as opções também variam bastante: você pode encontrar, por exemplo, um raio-x portátil odontológico, que é mais compacto e pode ser transportado facilmente.

O aparelho de raio-x odontológico que você procura está na Odonto Equipamentos!

Ter um bom aparelho de raio-X odontológico em seu consultório é fundamental para atender seus pacientes com o máximo de qualidade possível.

Na maioria dos casos, as radiografias mais simples como as intrabucais são realizadas pelo próprio dentista ou por seu auxiliar de consultório. Já nos exames mais específicos, é comum o profissional encaminhar o paciente para um centro de radiologia odontológica.

Portanto, como esse exame não causa riscos à saúde do paciente, você pode oferecer este serviço.

Na Odonto Equipamentos você encontra aparelho de raio-x odontológico com as melhores marcas e valores do mercado. Confira!

Aparelho de Raio-X Coluna Móvel Saevo

Aparelho de Raio-X Parede Pantográfico Saevo

Raio-X Odontológico de Parede Saevo

Odonto Equipamentos

Recent Posts

Gesso odontológico em laboratórios: tipos e aplicações

O gesso odontológico é um dos materiais mais utilizados nos laboratórios odontológicos, sendo essencial para…

5 dias ago

Cirurgia ortognática: correção funcional e estética

A cirurgia ortognática é uma intervenção cirúrgica destinada a corrigir problemas de desalinhamento nos ossos…

2 semanas ago

Biossegurança na estética: práticas essenciais para clínicas

No ambiente estético, a segurança de pacientes e profissionais é uma prioridade. A biossegurança desempenha…

3 semanas ago

Fotobiomodulação como alternativa para radiodermite em mulheres com câncer de mama

Nos últimos anos, a fotobiomodulação (FBM) tem se mostrado uma técnica promissora no manejo de…

4 semanas ago

Indicador químico e biológico: o que são? Qual a diferença entre eles?

Os indicadores de esterilização, químicos e biológicos, são utilizados para monitoramento dos processos de esterilização…

1 mês ago

Software para gestão de clínicas odontológicas: benefícios, como escolher e os 5 mais usados no mercado

Gerenciar uma clínica odontológica pode ser uma tarefa complexa, envolvendo a administração de agendas, prontuários,…

1 mês ago