Odontologia

Coroa dentária: saiba como oferecer esse tratamento

Rate this post

O tratamento de coroa dentária tem sido muito requisitado em consultórios e clínicas odontológicas.

Trata-se de um procedimento prático e eficaz que que ajuda a recuperar a anatomia e função dos dentes, eliminando a necessidade de extração.

Quer saber mais sobre a coroa dentária e como oferecer este tipo de tratamento aos seus pacientes? Acompanhe o conteúdo que o blog da Odonto Equipamentos preparou a seguir e confira!

O que é coroa dentária?

A coroa dentária é uma prótese odontológica que substitui a parte externa do dente, ou seja, aquela que é visível no sorriso. 

Ela deve ser uma opção para pacientes que tiveram essa parte do dente perdida, danificada ou fraturada ou com lesões. Além disso, também pode ser feita em casos onde uma restauração antiga foi malsucedida. 

Para sua aplicação, o cirurgião-dentista deve colocá-la sobre o remanescente do dente natural ou do implante, se for o caso.

Com isso, o objetivo é restaurar a função mastigatória do dente, além de recuperar o sorriso e deixá-lo esteticamente mais bonito. Sua confecção normalmente é feita em laboratórios de prótese dentária, através do sistema CAD-CAM.

Tipos de coroa dentária

Existem diversos tipos de coroa dentária que hoje podem ser produzidos em diferentes materiais. É possível encontrá-las, por exemplo, em:

  • Porcelana;
  • Metal;
  • Metalocerâmica;
  • Acrílico;
  • Ouro.

Como cada material exige um preparo do dente remanescente na boca, cabe ao profissional indicar ao paciente os tipos de coroa e qual ele deseja aplicar. Cada material possui um valor e resultados estéticos diferenciados, o que deve impactar no valor final do tratamento.

Como funciona o tratamento com coroa dentária?

O primeiro passo para realizar este tipo de tratamento na clínica é a avaliação da situação do paciente.

Neste processo, serão feitos os exames e o diagnóstico para que o plano do tratamento seja devidamente traçado. A partir deste momento, deve ocorrer a orientação sobre os tipos de coroa dentária disponíveis, bem como qual material o paciente deseja utilizar.

Caso seja realizado sobre o dente natural, é preciso fazer uma preparação prévia, que pode contar, inclusive, com um tratamento prévio de canal.

Escolhido o tratamento, o dentista faz a moldagem odontológica, que é encaminhada para laboratório. No caso do uso do sistema CAD-CAM, a peça é produzida de forma muito mais rápida e em poucas horas está pronta.

Qual o valor do tratamento?

Para precificar um serviço odontológico como esse, tudo irá depender do material da coroa e do processo de fabricação da peça.

Também vale a pena avaliar a região em que sua clínica está inserida, a experiência e formação do profissional, assim como o laboratório e sua estrutura. 

Vale lembrar que é sempre muito importante apresentar todas as possibilidades ao paciente. Assim, ele pode entender o que mais se encaixa em suas expectativas e situação financeira.

Os produtos que sua clínica odontológica precisa estão na Odonto Equipamentos!

Tratamento tradicional e de muita procura, a coroa dentária é um procedimento que pode trazer ótimos resultados para os pacientes. Além de, é claro, atrair mais pessoas para sua clínica.

Acesse o site da Odonto Equipamentos e encontre tudo o que você precisa oferecer os melhores tratamentos e com toda a qualidade que seus pacientes merecem!

Forno para Queima de Porcelana Accure EDG

Cerâmica Porcelana Celmat Dentina 10 Gramas Baot Edg – A1

Cerâmica Porcelana Celmat Dentina 10 Gramas Baot Edg – A2

Odonto Equipamentos

Recent Posts

Gesso odontológico em laboratórios: tipos e aplicações

O gesso odontológico é um dos materiais mais utilizados nos laboratórios odontológicos, sendo essencial para…

3 dias ago

Cirurgia ortognática: correção funcional e estética

A cirurgia ortognática é uma intervenção cirúrgica destinada a corrigir problemas de desalinhamento nos ossos…

1 semana ago

Biossegurança na estética: práticas essenciais para clínicas

No ambiente estético, a segurança de pacientes e profissionais é uma prioridade. A biossegurança desempenha…

2 semanas ago

Fotobiomodulação como alternativa para radiodermite em mulheres com câncer de mama

Nos últimos anos, a fotobiomodulação (FBM) tem se mostrado uma técnica promissora no manejo de…

3 semanas ago

Indicador químico e biológico: o que são? Qual a diferença entre eles?

Os indicadores de esterilização, químicos e biológicos, são utilizados para monitoramento dos processos de esterilização…

1 mês ago

Software para gestão de clínicas odontológicas: benefícios, como escolher e os 5 mais usados no mercado

Gerenciar uma clínica odontológica pode ser uma tarefa complexa, envolvendo a administração de agendas, prontuários,…

1 mês ago