Compressor de Ar DA1500 25VF AirZap 220v
Você sabe como escolher o seu compressor odontológico?
Este equipamento é de extrema importância na rotina de uma clínica odontológica e, por isso, deve ser ter máxima precisão e qualidade.
Pensando nisso, o blog da Odonto Equipamentos preparou este conteúdo especial para te ajudar a escolher o seu compressor para consultório odontológico da forma certa. Confira!
A função do compressor odontológico é fornecer ar comprimido para que os demais equipamentos, como o sugador, funcionem sem sobrecargas em sua capacidade.
Essa fonte de ar fornecida pelos compressores tende a ser rentável e contínua, auxiliando no desempenho eficiente desses equipamentos. Os compressores utilizados são, normalmente, elétricos e variam em sua potência e tamanhos definidos pela necessidade do usuários.
Existe ainda o modelo de compressor odontológico portátil, que pode ser levado para qualquer lugar com mais facilidade, garantindo total praticidade aos procedimentos.
Para escolher o compressor odontológico ideal para seu consultório é necessário entender algumas particularidades. Por exemplo, qual o consumo máximo de ar utilizado? Esse volume de ar aspirado é um dos principais fatores a ser levado em consideração.
Depois disso, é necessário checar as especificações do compressor para identificar o volume total que ele suporta desse ar aspirado. O ideal é que seja o dobro do consumo dos equipamentos de seu consultório.
Isso porquê quando o compressor for ligado, ele fornecerá ar para os equipamentos e também completará o reservatório de ar para que possa ser desligado novamente. Logo, se a diferença desses volumes for pequena, mais tempo seu compressor passará ligado.
Por fim, verifique se o equipamento é silencioso ou não. Acima de 70 decibéis, ele precisa ser instalado em um lugar isolado, devido às normas técnicas de instalação. Além disso, o compressor odontológico não deve ser instalado em qualquer local, devido aos riscos de contaminação.
Leia também: Tudo que você precisa para montar seu consultório odontológico
Alguns cuidados são necessários para a preservação e garantia de bom funcionamento do aparelho. Lembre-se, por exemplo, de sempre verificar a saída de ar do tanque para assegurar que ela esteja aberta.
Ao final do dia, verifique se realmente desligou a chave elétrica de seu compressor e abra tanto o dreno quanto os filtros existentes nele.
Tenha um profissional técnico habilitado e de sua confiança para realizar as manutenções, bem como a regulagem da pressão de ar. Mantenha-se atento, também, à limpeza da válvula de retenção.
Quer encontrar opções de compressores odontológicos de qualidade para sua clínica? Então o acesse Odonto Equipamentos e confira os melhores produtos para seus atendimentos!
O gesso odontológico é um dos materiais mais utilizados nos laboratórios odontológicos, sendo essencial para…
A cirurgia ortognática é uma intervenção cirúrgica destinada a corrigir problemas de desalinhamento nos ossos…
No ambiente estético, a segurança de pacientes e profissionais é uma prioridade. A biossegurança desempenha…
Nos últimos anos, a fotobiomodulação (FBM) tem se mostrado uma técnica promissora no manejo de…
Os indicadores de esterilização, químicos e biológicos, são utilizados para monitoramento dos processos de esterilização…
Gerenciar uma clínica odontológica pode ser uma tarefa complexa, envolvendo a administração de agendas, prontuários,…