Manual do Podólogo: o guia para boas práticas

Por Odonto Equipamentos | Publicado em

Manual do Podólogo: o guia para boas práticas
5/5 - (1 vote)

A podologia é uma das importantes ciências que tratam do corpo humano.

Isso porque os pés são membros inferiores extremamente sensitivos e que se conectam ao restante do nosso corpo e nos permitem ter equilíbrio em qualquer superfície.

Por isso, é de extrema importância que um podólogo, profissional especializado nessa parte específica do corpo tenha os cuidados certos em todos os seus procedimentos de trabalho.

Pensando nisso, o blog da Odonto Equipamentos preparou um manual de prodecimentos podológicos com dicas e boas práticas para você seguir. Confira!

Classificação dos materiais de trabalho

Os artigos ou instrumentos de trabalho são divididos em três categorias: críticos, semicríticos e não-críticos.

Essas categorias determinam o tipo de contato que cada um possui com o nosso corpo. Além disso, elas indicam os procedimentos higiênicos que devem ser tomados na podologia .

Críticos

São aqueles que entram em contato direto com nossa pele, penetrando-a e chegando ao sistema vascular.

Artigos como bisturi, brocas e alicates são alguns deles e devem ser devidamente esterelizados.

Caso contrário, há o risco iminente de infecção.

Semicríticos

Os artigos semicríticos possuem contato com a pele, porém não de forma íntegra ou interna.

São peças como pinça e estilete, por exemplo, e que devem ser sempre desinfectados para matar microrganismos.

Não-críticos

Não sofrem nenhum contato interno com a pele. Ainda assim, devem sofrer processo de higienização comum.

Estão nessa lista artigos como bandejas, estojos, mandril, e etc.

Processos de limpeza

Depois de utilizados, esses materiais devem passar por um processo adequado de limpeza. Acompanhe o passo a passo:

Pré-embebição

Neste processo, depois que o material foi utilizado no atendimento, é necessário colocá-lo em bandeja com tampa, emergido em detergente enzimático.

Deve ser respeitado o tempo de indicação do fabricante.

Higienização na podologia

Após isso, é preciso retirar os materiais da solução e usar uma escova de nylon para limpá-los.

Além disso, os materiais articulados devem ser devidamente abertos para uma limpeza mais efetiva.

Secagem e inspeção

No procedimento de secagem, utilize panos secos e evite deixar o material secar sozinho.

Se for um instrumento de classificação mais simples, já é possível armazená-lo neste ponto. Do contrário, continue as etapas do processo.

Aqui também deve ser feita a inspeção de tudo. Ou seja, verificar se os processos de secagem, limpeza e conservação foram realizados corretamente.

Esterilização

A biossegurança na podologia passa pela esterilização, que é feita para destruir qualquer vida bacteriana capaz de trazer contaminação e doenças.

É possível realizar a esterilização na autoclave, que é feita a vapor, ou a seco, em estufas. Lembrando que a higienização na podologia através desse equipamento é de caráter obrigatório e deve ser feito regularmente.

Nomenclatura dos processos de assepsia para podologia

E por fim, há uma terminologia para cada processo de higienização que visa evitar a contaminação dos instrumentos de trabalho da podologia. Conheça alguns a seguir:

  • Assepsia: é um conjunto de processos terapêuticos que busca evitar a contaminação de artigos de trabalho por microrganismos;
  • Limpeza: procedimento simples que retira resíduos estranhos dos materiais;
  • Esterilização: como citado acima, é uma técnica que visa eliminar vírus, microrganismos e esporos, tanto do local de trabalho, quanto de materiais. Isso pode ser feito através de soluções químicas ou agentes físicos e em autoclave — varia de acordo com a especificações da ANVISA;
  • Antisséptico: solução química que age exterminando microrganismos, sendo aplicada em tecido vivo;
  • Desinfecção: método utilizado para eliminar microrganismos patogênicos e inativar vírus. O processo é realizado em ambientes ou artigos e são utilizados agentes ou meios físicos;
  • Esporicida: técnica que destrói as bactérias de forma esporulada ou vegetativa. Neste procedimento, são utilizados meios físicos e químicos.

Normas da ANVISA para podologia

Existem ainda as normas gerais de edificações previstas nas leis municipais relacionadas à podologia e estabelecidas pela ANVISA.

Veja a seguir um trecho da Resolução Nº 1558, de 23 de agosto de 2017, no trecho que fala sobre o uso de equipamentos e materiais:

“Art. 6º – No exercício da atividade de podologia deverão ser utilizados os seguintes equipamentos:

6.1- Equipamentos de proteção individual (EPI): luvas, touca e máscara descartáveis, óculos de proteção, jaleco de manga comprida de cor clara.

6.2- Equipamentos de esterilização a vapor saturado (autoclave).

6.3 – Instrumentos em quantidade compatível com a demanda e os tempos necessários para a esterilização dos mesmos, mínimo de 6 (seis) jogos por profissional. Deverão constar no mínimo de alicate de unha, alicate de eponiquio, bisturi para calo, bisturi para calosidade, bisturi nuclear estreito, bisturi nuclear largo, cureta, pinça ou espátula, bandeja para instrumentos e lâminas para bisturi descartáveis;

6.4 – Toalhas descartáveis.”

Sendo assim, é necessário estar atento a todos os itens da norma e instruir toda a equipe a seguir cada uma das recomendações acima.

A Odonto Equipamentos te ajuda a oferecer os melhores serviços em podologia!

Então, o que achou do nosso manual de procedimentos podológicos?

A podologia exige um trabalho minucioso e detalhista, que requer muita dedicação e obediência a determinadas normas.

Por isso, se você busca os melhores produtos e materiais para sua clínica, visite o site da Odonto Equipamentos! Aqui temos tudo o que você precisa para oferecer serviços da melhor qualidade!

Emilight MMO Aparelho para Tratamento de Feridas Enfermagem

Aparelho De Laserterapia Podologia Laser Recover MMO

New Skin 2.0 MMO Eletrocautério, Jato de Plasma e Fototerapia LED para Remoção de Manchas

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Endermoterapia: o que é? Qual equipamento é necessário para realizar? Ficha de anamnese estética: o que é e qual a importância? Neoplasia benigna e maligna na Odontologia Kit acadêmico odontológico: como escolher? Radiofrequência: o que é e quais são os benefícios? Jato de plasma nas estrias: como funciona? Quais são os benefícios? Clareamento dental: As principais técnicas existentes no mercado Técnicas para preenchimento labial: conheça elas! Marketing para clínica odontológica: Saiba como começar 5 Equipamentos indispensáveis para clínica odontológica Terapia capilar: diminuição de doenças e saúde dos cabelos Laserterapia na odontologia pode trazer diversos benefícios. Conheça! Ultracavitação: o que é e como auxilia contra a gordura localizada O que é negatoscópio, para que serve e como escolher? Entenda! Tratamento para vitiligo e outras condições: despigmentação da pele Qual o melhor material para prótese dentária? Descubra aqui! Drenagem linfática na gravidez: conheça os benefícios Tudo sobre criolipólise de placas: entenda o procedimento Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios? Como o microagulhamento pode ajudar no combate às estrias? Descubra! Smart Dermapen: caneta para tratamento na pele. Conheça! O que é profilaxia podal e para que serve? Descubra! Laser na fisioterapia: como funciona e tipos de tratamento Conheça o checklist completo de equipamentos para clínica veterinária 3 dicas sobre a importância do esterilizador de ar na biossegurança 5 equipamentos que todo salão de beleza precisa ter! Osteotomia: conheça o procedimento na odontologia Conheça 3 tipos de agulhas para insulina 5 benefícios do botox para redução do bruxismo Conheça os 5 ciclos de esterilização na autoclave Moldagem odontológica: conheça o passo a passo Teste Biológico para Autoclave: Garanta a Eficácia da Esterilização Clínica odontológica: 5 dicas para crescer Autoclave: Saiba o que é e qual sua função Dermaplaning: o que é e o que você precisa saber