Higiene e Limpeza

Principais dúvidas e cuidados com o álcool gel 70

Rate this post

Por conta da crise provocada pela Covid-19, o álcool gel 70 virou o item de higiene mais cobiçado em farmácias e supermercados por todo o mundo.

A preferência do tipo 70 (70% etanol + 30% água + espessantes) está relacionada às recomendações científicas, que indicam que essa concentração é a mais eficaz para eliminar bactérias e vírus como o que causa a doença.

Quer entender mais sobre o álcool gel 70 e tirar suas dúvidas sobre ele? O blog da Odonto Equipamentos preparou um conteúdo especial sobre o assunto. Acompanhe!

O que é o álcool gel 70?

O álcool é um produto microbicida que possui ação desinfetante e anti-séptica. Sua ação de eliminar micróbios está condicionada à sua concentração em volume e peso com relação à água.

Na fórmula do álcool gel 70 etílico, o líquido tem a quantidade de água exata para facilitar a entrada de álcool no interior da bactéria, fungo ou vírus. Isso acontece porque a água impede a desidratação da parede celular externa do microrganismo e retarda a evaporação do álcool. Com isso, o contato do álcool com o microrganismo é maior, facilitando sua destruição.

Seu uso é mais recomendado para higienização das mãos porque seu formato em gel é mais difícil de espalhar pelo corpo em caso de algum incêndio ou acidente. Além disso, sua fórmula conta com hidratante que ajuda a evitar o ressecamento das mãos. 

É permitido usar outro tipo de álcool para higienizar as mãos?

O álcool com concentração maior que 70% ou com baixa quantidade de água desidrata o organismo, mas sem eliminá-lo. 

O tipo absoluto (concentração de 99,6%), por exemplo, é usado na composição de produtos cosméticos e não possui a eficácia necessária para eliminar o vírus da Covid-19, já que evapora rapidamente.

O mesmo pode se dizer do álcool com concentração menor que 70%. Afinal, por conta da baixa quantidade de álcool, ele não elimina vírus e bactérias e serve apenas para limpeza geral.

Álcool gel 70 ou água e sabão no consultório?

Na área da saúde, mais especificamente na Odontologia, o uso do álcool gel para as mãos deve ser incorporado na rotina dos profissionais e recomendado aos pacientes.

Isso se deve porque o efeito da higienização é imediato e o álcool gel é um item prático, que pode ser distribuído pelo dispenser de álcool gel em qualquer local do consultório.

Sendo assim, ele é mais simples do que lavar as mãos com água e sabão. No entanto, mesmo que ambas as opções sejam válidas para higienizar as mãos, a água com sabão ainda é a mais indicada para higienização.

Leia também: Dispenser: uma solução econômica e prática para sua clínica

Como armazená-lo corretamente?

O primeiro passo para armazenar o álcool gel é fazer sua transferência para o dispenser sem ter contato direto com o produto. Para isso, é recomendado fazer em local longe de qualquer fonte de calor e com o uso de luvas.

O recipiente ou dispenser devem estar em local arejado e fresco, abaixo dos 40ºC, e a embalagem deve permanecer fechada para manter a qualidade do produto. 

Disponibilizar o álcool gel 70 é cuidar da sua saúde e dos seus pacientes!

O álcool gel 70 é hoje um dos itens mais procurados e requisitados para evitar o contágio do Coronavírus. Portanto, é essencial que sua clínica disponibilize o produto no consultório, prezando pela sua vida, da equipe de trabalho e de todos os pacientes.

E olha só, você pode comprar o dispenser para álcool gel no site da Odonto Equipamentos! Acesse e confira todas as nossas ofertas para a sua clínica!

Odonto Equipamentos

Recent Posts

Gesso odontológico em laboratórios: tipos e aplicações

O gesso odontológico é um dos materiais mais utilizados nos laboratórios odontológicos, sendo essencial para…

2 dias ago

Cirurgia ortognática: correção funcional e estética

A cirurgia ortognática é uma intervenção cirúrgica destinada a corrigir problemas de desalinhamento nos ossos…

1 semana ago

Biossegurança na estética: práticas essenciais para clínicas

No ambiente estético, a segurança de pacientes e profissionais é uma prioridade. A biossegurança desempenha…

2 semanas ago

Fotobiomodulação como alternativa para radiodermite em mulheres com câncer de mama

Nos últimos anos, a fotobiomodulação (FBM) tem se mostrado uma técnica promissora no manejo de…

3 semanas ago

Indicador químico e biológico: o que são? Qual a diferença entre eles?

Os indicadores de esterilização, químicos e biológicos, são utilizados para monitoramento dos processos de esterilização…

1 mês ago

Software para gestão de clínicas odontológicas: benefícios, como escolher e os 5 mais usados no mercado

Gerenciar uma clínica odontológica pode ser uma tarefa complexa, envolvendo a administração de agendas, prontuários,…

1 mês ago