Como escolher suas luvas de procedimento da forma certa

Por Odonto Equipamentos | Publicado em

Como escolher suas luvas de procedimento da forma certa
Rate this post

A luva de procedimento é um EPI (equipamento de proteção individual) indispensável. Isso porque o contato direto com a boca exige segurança para ambos, dentista e paciente. Assim, riscos que são denominados biológicos são evitados. São estes: contato com fungos, bactérias, vírus e outros.

Mas será que é tão simples assim escolher o modelo certo para o uso rotineiro? A Odonto Equipamentos separou algumas dicas para que você não erre na compra de sua luva odontológica. Confira!

Luvas de procedimento para a área da saúde

Em primeiro lugar: quais são as luvas de procedimento específicas para a área da saúde?

Como existe uma variedade enorme de luvas para serem utilizadas como EPI (equipamento de proteção individual), é fundamental distinguir as que são propriamente dita para especialidades clínicas. São elas:

  • Luva de procedimento de vinil: em relação ao custo, ela é relativamente mais barata que as demais. No entanto, ela não pode ser utilizada em todos os procedimentos de saúde, por não ser tão resistente. Por exemplo, em casos cirúrgicos onde há contato direto com sangue, o uso da luva de vinil é inviável.
  • Luva de procedimento de látex: é a luva mais comum para o dia a dia de um consultório odontológico. Sua durabilidade e elasticidade são fatores diferenciais no uso. Basicamente, sua única desvantagem é que algumas pessoas apresentam alergia a esse tipo de material.
  • Luva nitrílica: por fim, a luva nitrílica é fabricada a partir de borrachas sintéticas. Ela é tão resistente e elástica quanto a luva de látex, no entanto, não causa alergia no usuário, devido a esse material sintético.

Identificando o tamanho das luvas

O tamanho das luvas é algo muito particular para cada usuário. Afinal, cada pessoa tem um tamanho de mão e identificar o correto é fundamental para que ela não fique nem apertada, nem folgada.

Se isso acontecer, o trabalho é dificultado como um todo, além de expor a segurança do dentista e do paciente em risco.

Para acertar na escolha do tamanho de sua luva de dentista, é importante saber que eles variam entre 6, 7, 8, 9, 10 e 11.

Basicamente, as luvas odontológicas não podem sobrar nas pontas dos dedos, mas também não devem ficar apertadas, o que dificulta a circulação sanguínea de suas mãos.

Abasteça seu estoque de luvas de procedimento

As luvas para procedimentos odontológicos são itens indispensáveis na rotina de um profissional da área. Por isso, é importante conferir o seu estoque com frequência para que você não fique literalmente na mão no meio de uma consulta.

E para isso, conte com a Odonto Equipamentos aqui você encontra seus produtos com valores acessíveis, compra online e entrega 100% segura. Acesse nosso site e confira!

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Endermoterapia: o que é? Qual equipamento é necessário para realizar? Ficha de anamnese estética: o que é e qual a importância? Neoplasia benigna e maligna na Odontologia Kit acadêmico odontológico: como escolher? Radiofrequência: o que é e quais são os benefícios? Jato de plasma nas estrias: como funciona? Quais são os benefícios? Clareamento dental: As principais técnicas existentes no mercado Técnicas para preenchimento labial: conheça elas! Marketing para clínica odontológica: Saiba como começar 5 Equipamentos indispensáveis para clínica odontológica Terapia capilar: diminuição de doenças e saúde dos cabelos Laserterapia na odontologia pode trazer diversos benefícios. Conheça! Ultracavitação: o que é e como auxilia contra a gordura localizada O que é negatoscópio, para que serve e como escolher? Entenda! Tratamento para vitiligo e outras condições: despigmentação da pele Qual o melhor material para prótese dentária? Descubra aqui! Drenagem linfática na gravidez: conheça os benefícios Tudo sobre criolipólise de placas: entenda o procedimento Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios? Como o microagulhamento pode ajudar no combate às estrias? Descubra! Smart Dermapen: caneta para tratamento na pele. Conheça! O que é profilaxia podal e para que serve? Descubra! Laser na fisioterapia: como funciona e tipos de tratamento Conheça o checklist completo de equipamentos para clínica veterinária 3 dicas sobre a importância do esterilizador de ar na biossegurança 5 equipamentos que todo salão de beleza precisa ter! Osteotomia: conheça o procedimento na odontologia Conheça 3 tipos de agulhas para insulina 5 benefícios do botox para redução do bruxismo Conheça os 5 ciclos de esterilização na autoclave Moldagem odontológica: conheça o passo a passo Teste Biológico para Autoclave: Garanta a Eficácia da Esterilização Clínica odontológica: 5 dicas para crescer Autoclave: Saiba o que é e qual sua função Dermaplaning: o que é e o que você precisa saber