Aparelho Clareador Bright Max Whitening MMO
Pacientes que apresentam sensibilidade nos dentes após clareamento são mais comuns do que se imagina.
Esse problema acontece quando ocorre recessão na gengiva ou o esmalte que protege o dente se torna mais fino. No entanto, nem sempre a sensibilidade tem a ver com o clareamento, mas sim com uma tendência do próprio paciente.
Para esclarecer dúvidas e saber como ajudar o paciente da melhor forma, o blog da Odonto Equipamentos preparou um conteúdo especial sobre o assunto. Acompanhe a seguir e boa leitura!
Com o intuito de clarear a coloração dos dentes e aumentar a autoestima dos pacientes, o clareamento dental pode apresentar o incômodo da sensibilidade.
Isso pode acontecer devido à abertura dos poros do esmalte, que é causada pela ação dos clareadores. Assim, a dentina, que é uma região com nervos, fica exposta e mais sensível.
No entanto, cada caso deve ser tratado como único e o clareamento dental não é, necessariamente, o motivo da sensibilidade.
A seguir, citaremos os principais tipos de sensibilidade dentária que o paciente pode apresentar e o que fazer em cada um dos casos.
O primeiro exemplo de sensibilidade é aquele mais leve, provocado pelo aumento de permeabilidade temporário da estrutura do dente durante o clareamento.
Ele é bastante comum e some no máximo 2 horas após a retirada do molde e da remineralização inicial. Caso o paciente relate incômodo durante o procedimento, o profissional pode diminuir o tempo ou exposição do clareador.
Quando a sensibilidade após o procedimento é maior, a causa pode estar associada à alta concentração de peróxido (hidrogênio e carbamida) e normalmente some após no máximo 24 horas.
Ele é mais comum em pacientes que possuem o esmalte mais fino e apresentam sinais clínicos de biocorrosão e dieta concentrada em alimentos ácidos. Para esses casos, é importante contar com um diagnóstico prévio ao clareamento.
Existem também os casos onde o paciente já apresenta um quadro de hipersensibilidade antes mesmo do tratamento. Sendo assim, é necessário recomendar um tratamento para a sensibilidade nos dentes, mesmo que ele prefira dar continuidade ao clareamento dental ou não.
Na própria consulta antes do procedimento, é importante perguntar ao paciente questões como caso anterior de desordens gástricas ou se há trincas no esmalte, por exemplo.
Para que o diagnóstico da sensibilidade possa ser mais claro e objetivo, o profissional pode fazer algumas perguntas simples sobre o dia a dia do paciente:
Desta forma, fica mais fácil entender cada caso e apresentar o tratamento mais adequado para resolver o problema.
A sensibilidade nos dentes após o clareamento é um quadro totalmente tratável. No entanto, é importante acompanhar o paciente de perto e entender qual a razão da sensibilidade para indicar o tratamento mais adequado para ele.
Gostou? Então aí vai a última dica: o site da Odonto Equipamentos está repleto de produtos das melhores marcas para sua clínica odontológica! Acesse e boas compras!
No universo da estética, os procedimentos de beleza mais buscados refletem um desejo crescente por…
Os tratamentos de estética evoluíram substancialmente nos últimos anos, incorporando tecnologias inovadoras que oferecem resultados…
Encontrar o melhor enxaguante bucal pode ser um desafio, especialmente com tantas marcas de enxaguante…
Para garantir resultados precisos e duradouros, os equipamentos para laboratório de prótese dentária desempenham um…
A extração do siso é um procedimento comum, mas os cuidados após a extração do…
O sensor radiográfico revolucionou a odontologia moderna, substituindo os tradicionais filmes radiográficos por tecnologia digital…