Cadeira Saevo S200 F
O sonho de grande parte dos profissionais que se formam em Odontologia é abrir o seu próprio consultório. No entanto, essa iniciativa pode parecer complicada e gera muitas dúvidas sobre o que é essencial para montar um consultório odontológico.
Para te ajudar nessa etapa, nós separamos algumas dicas sobre o que você precisa saber para tirar esse sonho do papel. Confira o conteúdo que a Odonto Equipamentos preparou!
O primeiro passo é escolher onde seu consultório será instalado. Avaliar a região, a concorrência próxima e a acessibilidade é extremamente importante visando os pacientes que chegarão até você.
Entender as condições socioeconômicas de quem reside próximo ao local também é necessário, pois interfere em nossa próxima definição: a estrutura de seu consultório.
Como dissemos, a análise de região que será feita pode interferir diretamente na forma como seu consultório será construído.
Por exemplo: em regiões de maior índice econômico, a probabilidade de busca por tratamentos mais específicos é maior. Isso acaba por exigir também uma estrutura mais elaborada em seu consultório para oferecer estes serviços.
Assim, é possível definir o tamanho do seu espaço de atendimento com base nas especialidades que serão oferecidas, bem como se mais dentistas trabalharão com você.
Alguns equipamentos são imprescindíveis para um consultório odontológico estar apto ao funcionamento e atendimento aos clientes.
Confira um checklist que vai te ajudar:
Além disso, claro, temos os instrumentos básicos de uso cotidiano como bisturís, tesouras específicas, luvas e todo o restante.
Para que o seu consultório funcione de maneira legal, algumas burocracias são necessárias.
O primeiro passo é ir até a prefeitura da cidade e registrar-se como autônomo, apresentando os seguintes documentos: RG, CPF, registro de IPTU do local, bem como o pagamento da taxa.
Depois disso, você deve fazer a inscrição no INSS para obter o número de pagamento mensal.
Agora é hora de fazer o cadastro no site da Vigilância Sanitária para conseguir o alvará de funcionamento. Através da análise do estabelecimento, que engloba a estrutura física, os fluxos de procedimentos, condições higiênicas, entre outros, seu consultório será aprovado frente ao órgão municipal.
Por fim, é necessário também o alvará de funcionamento emitido pelo Corpo de Bombeiros e a inscrição em uma empresa responsável pela coleta de resíduos.
Uma dica que pode ser preciosa e ajudar na administração de seu negócio é ter um vínculo com o Conselho Regional de Odontologia. Ele pode te ajudar e orientar a tratar de diversos assuntos referentes às boas práticas de seu consultório odontológico.
Para tirar todas as dúvidas sobre como abrir seu consultório odontológico e encontrar todos os equipamentos que precisa, conte com a Odonto Equipamentos. Acesse o nosso site e saiba mais!
O gesso odontológico é um dos materiais mais utilizados nos laboratórios odontológicos, sendo essencial para…
A cirurgia ortognática é uma intervenção cirúrgica destinada a corrigir problemas de desalinhamento nos ossos…
No ambiente estético, a segurança de pacientes e profissionais é uma prioridade. A biossegurança desempenha…
Nos últimos anos, a fotobiomodulação (FBM) tem se mostrado uma técnica promissora no manejo de…
Os indicadores de esterilização, químicos e biológicos, são utilizados para monitoramento dos processos de esterilização…
Gerenciar uma clínica odontológica pode ser uma tarefa complexa, envolvendo a administração de agendas, prontuários,…