A esterilização adequada previne infecções e promove a segurança dos pacientes e profissionais de saúde. Os ciclos variam de acordo com o tipo de material e o nível de esterilização regulada pela ANVISA

Ciclo 1: Fase de acondicionamento Ela vem antes do pré-aquecimento da câmara interna por transmissão de calor à carga e antes de atingir o ponto de pressurização.

Ciclo 2: Fase de aquecimento No ciclo de esterilização da autoclave Classe N Gravitacional a fase do aquecimento é primordial com temperatura +121ºC a +134ºC no painel da autoclave.

Ciclo 3: Patamar de esterilização Aqui três parâmetros são fundamentais para o processo: tempo, temperatura e pressão. O patamar ideal de esterilização é 121ºC e 110 kPa (20 minutos para iniciar).

Ciclo 4: despressurização Com o término do patamar de esterilização, seguimos a despressurização. Com a pressão positiva da câmara aliviada, o vapor deve ser retirado e a secagem da carga começa.

Ciclo 5: fase de secagem É a hora de eliminar a umidade residual na carga empacotada. É um processo muito importante para evitar  contaminação.