O uso do WhatsApp para clínicas odontológicas é uma prática cada vez mais adotada no mercado.
Isso porque a popularidade do aplicativo de mensagens, presente em 99% dos smartphones brasileiros, torna mais fácil o contato com os pacientes, permitindo realizar agendamentos e outros procedimentos padrão com maior praticidade.
É importante saber como utilizar o aplicativo de forma eficiente. Pensando nisso, a Odonto Equipamentos preparou um guia prático com informações necessárias para aprimorar a comunicação com os pacientes por meio do aplicativo. Confira!
Algumas sugestões para utilizar o WhatsApp de forma comercial e se comunicar efetivamente com os pacientes da clínica incluem adequar a linguagem e os conteúdos específicos para o público-alvo.
Veja como a seguir:
Utilizar uma conta comercial através do WhatsApp Business é o primeiro passo para começar a falar com os pacientes pelo app.
Isso porque essa modalidade da plataforma conta com recursos que não existem em contas pessoais, como respostas automatizadas e classificação das mensagens.
Também é possível separar os contatos por categorias (como “novos clientes” ou “clientes fidelizados”) e realizar envios específicos para cada um.
Além disso, a equipe pode personalizar a foto do perfil com o logo da empresa e adicionar informações, como endereço da clínica, e-mail e site.
É importante manter uma linguagem clara, objetiva e profissional nas mensagens, evitando gírias ou abreviações que possam gerar confusão.
O paciente precisa sentir o profissionalismo, mas ao mesmo tempo, que está falando com uma pessoa e não um robô.
O objetivo de utilizar o WhatsApp nos atendimentos é proporcionar uma comunicação mais ágil e eficaz com os pacientes, certo?
Uma maneira de tornar o atendimento ainda mais dinâmico e satisfatório é oferecer ao paciente a possibilidade de agendar a consulta em apenas alguns cliques, por meio de algum aplicativo.
Muitos profissionais já tiveram que lidar com pacientes que esqueceram uma consulta e não compareceram no dia e horário marcados. Uma boa prática para evitar este problema é enviar lembretes. Com o WhatsApp isso é bem simples.
Leia também: 4 dicas para reduzir as faltas dos pacientes
A agilidade na resposta às mensagens é fundamental para garantir a satisfação dos pacientes. Com o aparelho sempre em mãos, o paciente pode confirmar ou cancelar consultas, fazer reagendamentos e tudo o que for necessário com mais rapidez.
Vale a pena programar uma mensagem automática para os momentos em que você não puder atender imediatamente, como:
“Olá! Recebemos sua mensagem. Nosso horário de atendimento é de xh a xh. Responderemos assim que possível. Obrigado!”
No WhatsApp, é possível orientar pacientes, esclarecer dúvidas e aumentar a sua confiança na clínica. Envie recomendações durante o tratamento ou após os procedimentos e, em emergências, esteja disponível em tempo real para oferecer um ótimo pós-atendimento.
Estar pronto para ajudar sempre que necessário aumenta a satisfação do cliente, o que facilita a fidelização e melhora a reputação da clínica.
Peça autorização para enviar materiais educativos regularmente pelo WhatsApp. Analise o perfil do seu público para escolher os assuntos e escolha o melhor formato, podendo ser infográficos e e-books, mas também recursos de áudio e vídeo que o WhatsApp oferece.
Dessa forma, é trabalhado o marketing de conteúdo, aumentando a credibilidade do dentista e do negócio.
É importante manter a privacidade dos pacientes, evitando enviar informações confidenciais por meio do Whatsapp e mantendo as conversas restritas aos assuntos relacionados à clínica.
O WhatsApp é um ótimo recurso para atender pacientes e divulgar melhor o serviço prestado pela clínica. Então, aproveite as nossas dicas e mão na massa!
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