A profilaxia dentária é uma das técnicas de limpeza mais populares para manter os dentes bonitos e saudáveis. E por ser um procedimento de rotina, a profilaxia teve que ser adaptada por conta dos riscos de contágio da Covid-19.
Sendo assim, quais cuidados os profissionais e a equipe do consultório devem tomar ao atender pacientes que irão realizar esse tratamento?
O blog da Odonto Equipamentos trouxe uma lista com as principais recomendações sobre a realização da profilaxia em tempos de pandemia. Vamos conferir?
O primeiro passo para um atendimento seguro é seguir as recomendações dos órgãos reguladores de prevenção contra a Covid-19. E ele deve começar pelo uso dos EPI’s de caráter obrigatório como luvas, máscara N95, gorro, avental, óculos de proteção e etc.
Além disso, lembre-se sempre de higienizar as mãos com álcool gel 70 a cada atendimento finalizado.
Depois disso, antes de iniciar o atendimento, faça um breve questionário com os pacientes, seja na recepção ou por telefone:
Assim, com esses cuidados básicos, é possível fazer uma triagem mais qualificada e diminuir os riscos de contágio durante o atendimento.
Leia também: Guia prático para humanizar o atendimento em sua clínica
Para a realização da profilaxia dental, evite respingos e aerossóis e opte pela caneta de alta rotação, sem o uso do spray de água. A lavagem da seringa também deve ser adaptada, agora com o uso do soro fisiológico.
O contato com resíduos orgânicos também pode ser minimizado ao evitar o uso da cuspideira e aspirar a cavidade oral do paciente com mais frequência. Além disso, vale a pena evitar o uso da seringa tríplice em sua forma de névoa ou spray e optar pelos instrumentos manuais.
Assim, priorizando um isolamento maior, a realização da profilaxia se torna muito mais segura.
Se possível, reforce o atendimento preferencial a procedimentos como o ART (tratamento restaurador atraumático) e restaurações provisórias.
Priorizar esse tipo de serviço, pelo menos até a imunização em massa através da vacina, é uma opção mais segura, tanto para o profissional quanto para os membros da equipe.
Por conta da alta capacidade de transmissão do vírus por vias respiratórias e gotículas, os cuidados devem ser redobrados durante os atendimentos.
Portanto, considere aumentar os intervalos entre um paciente e outro, principalmente em casos de uso de aerossóis. Durante esse intervalo, aproveite para higienizar locais de maior circulação no consultório.
Os cuidados em atendimentos odontológicos devem ser redobrados em tempos de Covid-19. Afinal, a doença possui alta taxa de transmissão e, por isso, a biossegurança é sempre o melhor caminho para evitar o contágio.
Então, para reforçar os cuidados em seu consultório odontológico, conte com os itens de biossegurança da Odonto Equipamentos! Acesse nosso site e encontre o que você precisa para atender com toda a segurança e qualidade que seus clientes merecem!
O gesso odontológico é um dos materiais mais utilizados nos laboratórios odontológicos, sendo essencial para…
A cirurgia ortognática é uma intervenção cirúrgica destinada a corrigir problemas de desalinhamento nos ossos…
No ambiente estético, a segurança de pacientes e profissionais é uma prioridade. A biossegurança desempenha…
Nos últimos anos, a fotobiomodulação (FBM) tem se mostrado uma técnica promissora no manejo de…
Os indicadores de esterilização, químicos e biológicos, são utilizados para monitoramento dos processos de esterilização…
Gerenciar uma clínica odontológica pode ser uma tarefa complexa, envolvendo a administração de agendas, prontuários,…