Muitos profissionais da saúde, ao desejarem abrir um negócio, têm a seguinte dúvida: é melhor abrir uma clínica própria ou franquia?
Trata-se de uma dúvida bem pertinente, já que as duas opções possuem características diferentes, tanto no gerenciamento, quanto na base de lucro.
Quer entender melhor esse assunto para decidir qual opção escolher? Então confira a seguir todas as informações que a Odonto Equipamentos preparou!
Abrir um consultório odontológico próprio significa começar do zero.
Sendo assim, é de total responsabilidade do empreendedor os esforços para manter a clínica funcionando. E isso significa lidar com toda a parte burocrática, garantir o equipamento e materiais odontológicos adequados, além da contratação de profissionais qualificados.
Também é do proprietário todo o trabalho de investir no seu negócio, pensar no nome, identidade visual, posicionamento e realizar ações de marketing capazes de atrair os clientes.
Ou seja, é um baita desafio. No entanto, ao alinhar o seu time de colaboradores e o ritmo de trabalho desejado, este profissional pode ter mais liberdade para atuar da forma que quiser.
Abrir ou não nos finais de semana, oferecer serviços diferenciados, personalizar o atendimento… Tudo isso pode ser decidido com mais autonomia.
Quem não possui amplos conhecimentos em gestão de clínica odontológica tem uma solução bem interessante nas clínicas franqueadas.
Isso porque quem adota esse modelo de negócio está apostando em um pacote que já vem pronto. Esse formato permite que o profissional aprenda com o negócio em andamento e ainda traz uma série de facilidades.
Afinal, a taxa de crescimento em clínicas odontológicas franqueadas costuma ser muito maior. Muito disso vem do apoio do marketing que um nome já consolidado no mercado possui.
Geralmente, redes de odontologia investem alto em divulgação, o que facilita a captação de clientes para o consultório.
E não é só isso: grandes empresas do mercado já oferecem softwares de gestão para clínicas odontológicas que ajudam a facilitar o trabalho. Assim, ao acompanhar a transformação digital e melhorar os processos internos, fica muito mais fácil trabalhar e lucrar.
Você pode aprender muito mais sobre esse assunto acessando nosso texto 4 softwares para gestão de clínicas odontológicas.
No entanto, vale lembrar que ao adquirir uma franquia como essa, é preciso pagar royalties pelo uso do modelo de negócios. O empreendedor precisa pagar mensalmente pelo uso da marca, que varia de acordo com o faturamento bruto da clínica.
Verdade seja dita: ambas são boas opções para quem deseja abrir um negócio e crescer profissionalmente.
Para escolher qual a melhor opção, é preciso analisar as características de cada uma e o perfil do próprio dentista. É seu dever alinhar essa decisão com as expectativas para o futuro a curto, médio e longo prazo.
Portanto, avalie e faça um planejamento financeiro, sua disponibilidade de tempo em ambos os casos, além de outras variáveis, como a localização do negócio e os desafios do mercado atual. Desta forma, você poderá tomar uma decisão sensata e que possa trazer bons frutos futuramente.
O empreendedor do ramo odontológico precisa estar em constante evolução, seja em uma clínica própria ou em uma franquia.
Ao desejar abrir seu negócio, é importante, acima de tudo, preocupar-se em oferecer um bom atendimento através de uma equipe capacitada e materiais de qualidade.
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