Este artigo foi criado pela equipe binds.co para uso exclusivo do blog Odonto Equipamentos
Aplicar pesquisa de satisfação é sempre importante para identificar os pontos fortes e fracos, que precisam ser melhorados, para atender bem o seu público.
Em outras palavras, mensurar o grau de lealdade e satisfação na sua clínica deve fazer parte do seu planejamento estratégico.
Por isso, saiba que as pesquisas de satisfação são essenciais para clínicas, consultórios e até mesmo hospitais. Elas trazem diversos benefícios, como:
Não sabe como implementar a pesquisa de satisfação na sua clínica? Então, venha com a gente e confira algumas dicas! Vamos lá?
Aplicar a pesquisa de satisfação na sua clínica pode ter um ou vários objetivos. Por isso, o primeiro passo é compreender onde você quer chegar com a coleta desses dados.
Veja quais são os principais objetivos de uma pesquisa de satisfação para clínicas:
O segundo passo é escolher a melhor metodologia de pesquisa. Você pode criar um questionário do zero, mas, se quiser facilitar o processo, aposte em metodologias já comprovadas no mercado.
Por exemplo, o método Net Promoter Score (NPS) é ótimo. Afinal, com apenas uma pergunta, você coleta dados valiosos do seu público. Com ele, você envia a pergunta definitiva:
Dessa maneira, você confere se os pacientes estão satisfeitos, pois eles jamais recomendariam uma clínica para uma pessoa querida se ela não fosse boa, concorda?
Como respostas, você classifica os seus pacientes em promotores, neutros ou detratores:
Para ajudar no processo de implementação da pesquisa de satisfação, é essencial contar com a ajuda da tecnologia. Assim, investir em uma plataforma digital especializada, permite tornar esse processo muito mais otimizado e fácil.
Para isso:
Interessante, não é mesmo?
Depois, você acompanha os resultados da sua pesquisa em tempo real, por meio de uma dashboard intuitiva.
Vale ressaltar que de nada vai adiantar aplicar uma pesquisa de satisfação se você não mensurar os resultados. Por isso, tenha atenção com cada feedback prestado pelos clientes e invista em um plano de melhoria constante.
Além disso, é muito importante não deixar o paciente sem retorno. Afinal, ele dedicou um tempo da sua rotina para ajudar a sua clínica a coletar dados valiosos.
Então, lembre-se de agradecê-lo e, mais do que isso, se ele reclamou ou apresentou algum problema crítico, resolva-o imediatamente.
Assim, você evita que a insatisfação do cliente se torne um grande problema para a sua clínica. Afinal, é provável que aconteça uma reclamação caso tenha tido uma experiência negativa. E isso é extremamente prejudicial para a imagem da sua clínica.
Ao aplicar uma pesquisa de satisfação você terá dados valiosos que podem ajudar na tomada de decisão estratégica na sua clínica. Portanto, é fundamental utilizar essas informações para criar um plano de melhoria.
Com isso, é possível identificar as falhas nos processos e o que precisa ser melhorado na visão do paciente. Assim, você terá bons argumentos para investir em oferecer ao paciente uma ótima experiência na sua clínica.
Por exemplo, vamos imaginar que os pacientes elogiaram o serviço dos médicos mas reclamaram da demora do atendimento na recepção.
Dessa forma, você poderia propor um treinamento para os recepcionistas promoverem um atendimento mais ágil. Da mesma maneira, poderia agendar os pacientes com intervalos maiores, evitando atraso na agenda.
Enfim, esse é apenas um exemplo do que pode ser feito.
Portanto, analise os resultados da sua pesquisa, trace bem seus objetivos e esteja aberto aos feedbacks. Assim, liste as atividades que podem ser realizadas sempre visando a melhoria e o crescimento dos negócios.
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