Como avaliar a satisfação dos pacientes da forma certa

Por Odonto Equipamentos | Publicado em

Como avaliar a satisfação dos pacientes da forma certa
Rate this post

Na Odontologia, assim como em qualquer outra área da saúde, a oferta de serviços é sempre muito grande. Pensando nisso, avaliar a satisfação dos pacientes pode ser uma ótima forma de fidelizá-los, além de aprimorar o atendimento no consultório.

Ter esse cuidado é necessário, pois muitos clientes optam por continuar um serviço baseados na boa experiência que tiveram. Sendo assim, é dever dos profissionais da saúde se preocupar com o atendimento oferecido e mensurar essa satisfação através dos recursos disponíveis.

Não sabe qual a maneira mais adequada de avaliar a satisfação dos seus pacientes? A Odonto Equipamentos te ajuda! Continue a leitura e confira todas as informações que preparamos sobre esse assunto!

Por que avaliar satisfação?

Com a evolução dos atendimentos e um perfil de pacientes cada vez mais exigente, a satisfação tornou-se um quesito cada vez mais importante na área da saúde.

Hoje, profissionais não devem prezar pelo bom atendimento apenas durante a consulta. Ele deve estender-se ao pré e o pós atendimento para que os clientes sintam-se acolhidos e valorizados pelos profissionais que prestam esses serviços.

E o resultado dessa exigência por qualidade muitas vezes pode sair caro: ao ter uma experiência ruim, o paciente dificilmente voltará à clínica.

Então, aplicar pesquisas de satisfação pode ser a saída para sobreviver a esse cenário e ainda ter ideias para aprimorar o atendimento como um todo.

Leia também: Aprenda a fidelizar clientes em sua clínica odontológica

Como avaliar a satisfação dos pacientes?

Existem alguns métodos bem eficazes quando falamos em avaliar a satisfação dos pacientes em um consultório odontológico. Então, acompanhe a seguir quais são os principais modelos:

Pesquisa NPS

O método de Pesquisa NPS é um recurso bem conhecido e que você já deve ter sido impactado(a) em algum momento da vida.

Ele foi desenvolvida pelo norte-americano Fred Reichheld e tem o objetivo de avaliar os consumidores dividindo-os por graus de satisfação.

Na prática, ele é bem simples e funciona com apenas uma pergunta: 

“Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria X empresa para um amigo ou familiar?”

Assim, quem avaliou o serviço com notas de 9 a 10 são os promotores (os que são satisfeitos e indicam para outras pessoas), de 7 a 8 são neutros (tiveram uma experiência boa, mas não a ponto de indicar) e de 0 a 6, os detratores (os que avaliaram negativamente e ainda podem contraindicar seus serviços).

Para medir a média da NPS, o cálculo a ser feito é:

NPS= % de promotores – % de detratores.

Então, com esses dados em mãos, é possível trabalhar para aumentar a nota final e melhorar o atendimento.

Formulários

O formulário é um dos meios mais comuns para avaliar o grau de satisfação em uma clínica de saúde.

Neste modelo, um questionário é apresentado ao paciente logo após o atendimento. Ele pode conter perguntas que avaliam as instalações do local, qualidade do atendimento, tempo de espera, segurança e limpeza do local e etc.

Além disso, também é possível inserir um espaço para o paciente dar sugestões ou mesmo fazer uma reclamação.

Trata-se de um modelo bem interessante, já que ele pode ser feito não só no papel, mas também online ou por telefone. 

Centros de pesquisa especializados

Além disso, outro método bastante eficaz é contratar um centro de pesquisa especializado. 

Mesmo com a necessidade de um investimento maior, uma equipe profissional de pesquisa pode ajudar a dar mais detalhes sobre o que vem incomodando os pacientes.

Neste modelo, são apresentados relatórios com informações valiosas e que podem fazer toda a diferença na mudança de percurso quanto ao atendimento no futuro.

A satisfação dos pacientes é fundamental para o sucesso da sua clínica odontológica

Avaliar a satisfação com os recursos que citamos acima pode ser o norte que seu consultório precisava para atrair mais pacientes e fidelizar os que já usufruem dos seus serviços. 

Para isso, é preciso contar com uma equipe engajada e motivada, além de levar o máximo de qualidade para cada atendimento.

E para isso, você pode contar com os produtos da Odonto Equipamentos! Acesse nosso site e complete o seu consultório com as melhores marcas do mercado! 🛒

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Endermoterapia: o que é? Qual equipamento é necessário para realizar? Ficha de anamnese estética: o que é e qual a importância? Neoplasia benigna e maligna na Odontologia Kit acadêmico odontológico: como escolher? Radiofrequência: o que é e quais são os benefícios? Jato de plasma nas estrias: como funciona? Quais são os benefícios? Clareamento dental: As principais técnicas existentes no mercado Técnicas para preenchimento labial: conheça elas! Marketing para clínica odontológica: Saiba como começar 5 Equipamentos indispensáveis para clínica odontológica Terapia capilar: diminuição de doenças e saúde dos cabelos Laserterapia na odontologia pode trazer diversos benefícios. Conheça! Ultracavitação: o que é e como auxilia contra a gordura localizada O que é negatoscópio, para que serve e como escolher? Entenda! Tratamento para vitiligo e outras condições: despigmentação da pele Qual o melhor material para prótese dentária? Descubra aqui! Drenagem linfática na gravidez: conheça os benefícios Tudo sobre criolipólise de placas: entenda o procedimento Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios? Como o microagulhamento pode ajudar no combate às estrias? Descubra! Smart Dermapen: caneta para tratamento na pele. Conheça! O que é profilaxia podal e para que serve? Descubra! Laser na fisioterapia: como funciona e tipos de tratamento Conheça o checklist completo de equipamentos para clínica veterinária 3 dicas sobre a importância do esterilizador de ar na biossegurança 5 equipamentos que todo salão de beleza precisa ter! Osteotomia: conheça o procedimento na odontologia Conheça 3 tipos de agulhas para insulina 5 benefícios do botox para redução do bruxismo Conheça os 5 ciclos de esterilização na autoclave Moldagem odontológica: conheça o passo a passo Teste Biológico para Autoclave: Garanta a Eficácia da Esterilização Clínica odontológica: 5 dicas para crescer Autoclave: Saiba o que é e qual sua função Dermaplaning: o que é e o que você precisa saber