Antes do tratamento, o profissional precisa se certificar de que não há nenhuma inflamação, infecção ou lesão na pele e unhas. Caso exista, ele irá encaminhá-lo para um médico antes do tratamento.

Os processos de higiene da profilaxia podal precisam ser rigorosos. O profissional, primeiro, precisa higienizar as mãos com água e sabão, além de utilizar os equipamentos necessários, como luvas. 

Depois, também é obrigatório higienizar os pés do paciente, secando e aplicando também um antisséptico. As unhas também são cortadas por um alicate esterilizado.

Outro procedimento é a remoção de cutículas, calos e calosidades. Nestes casos, o profissional precisa estar atento para não provocar sangramentos, ou cortar pele demais.

Qualquer pessoa pode fazer o tratamento de profilaxia podal, pois serve para a saúde dos pés. A recomendação é realizar sessões entre 30 e 45 dias, conforme recomendação do profissional.

Os principais equipamentos envolvidos no processo são: Autoclave, Equipamentos de Proteção Individual e o estojo para Autoclave. Quer saber mais sobre eles? Acesse o site da Odonto Equipamentos.