Profilaxia podal: como é feito o procedimento?

Por Odonto Equipamentos | Publicado em

Profilaxia podal: como é feito o procedimento?
3/5 - (2 votes)

A podoprofilaxia, ou profilaxia podal, é um procedimento que visa a prevenção e o tratamento de doenças e alterações nos pés, como calos, unhas encravadas, micoses, fissuras e rachaduras. 

Pode ser realizada por um profissional especializado em podologia, que é a ciência que estuda os pés e suas patologias. A profilaxia podal é importante para manter a saúde e a beleza dos pés, além de prevenir complicações mais graves, como infecções, úlceras e amputações.

Como fazer uma podoprofilaxia?

Uma podoprofilaxia consiste em uma série de etapas que devem ser seguidas com cuidado e higiene. Veja como fazer uma podoprofilaxia:

  • Antes de iniciar o procedimento, o profissional deve lavar as mãos com água e sabão, secar bem e colocar os equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, máscara, óculos e touca.
  • Em seguida, o profissional deve avaliar os pés do paciente, observando se há alguma lesão, inflamação ou infecção na pele ou nas unhas. Caso haja, o profissional deve encaminhar o paciente para um médico ou tratar a condição antes de prosseguir com a podoprofilaxia.
  • Depois da avaliação, o profissional deve higienizar os pés do paciente com água e sabão neutro, secar bem e aplicar um antisséptico na pele e nas unhas.
  • Em seguida, o profissional deve cortar as unhas do paciente com um alicate esterilizado em autoclave, seguindo o formato natural das unhas e evitando deixá-las muito curtas ou arredondadas. O profissional deve lixar as unhas com uma lixa descartável, removendo as irregularidades e as sujeiras.
  • Depois de cortar e lixar as unhas, o profissional deve remover as cutículas com um alicate esterilizado em autoclave, tomando cuidado para não machucar a pele ou causar sangramento. O profissional deve empurrar as cutículas com uma espátula descartável e cortar apenas o excesso de pele.
  • Em seguida, o profissional deve remover os calos e as calosidades dos pés com um bisturi esterilizado em autoclave, fazendo movimentos suaves e superficiais. O profissional deve evitar cortar demais a pele ou causar sangramento. O profissional deve lixar os calos e as calosidades com uma lixa descartável, suavizando a pele.
  • Depois de remover os calos e as calosidades, o profissional deve hidratar os pés do paciente com um creme específico para a região, massageando suavemente até a absorção do produto. O profissional deve evitar aplicar o creme entre os dedos ou nas unhas.

Por fim, o profissional deve finalizar o procedimento com um polimento das unhas com uma lixa polidora descartável, deixando-as brilhantes e lisas.

Quais materiais são utilizados para fazer profilaxia em um atendimento de podologia?

Para fazer uma podoprofilaxia em um atendimento de podologia, é preciso contar com alguns materiais essenciais, que garantem a qualidade e a segurança do procedimento. Veja quais são esses materiais:

  • Autoclave: é um aparelho que esteriliza os instrumentos metálicos utilizados na podoprofilaxia, como alicates, bisturis e espátulas. O autoclave elimina todos os micro-organismos presentes nos instrumentos por meio de calor úmido sob pressão. O autoclave é indispensável para evitar a transmissão de doenças entre os pacientes.
  • EPIs: são os equipamentos de proteção individual que devem ser usados pelo profissional durante a podoprofilaxia, como luvas, máscara, óculos e touca. Os EPIs protegem o profissional e o paciente de possíveis contaminações por fluidos corporais ou micro-organismos presentes na pele ou nas unhas.
  • Estojo para autoclave: é um recipiente metálico que armazena os instrumentos esterilizados pelo autoclave. O estojo para autoclave mantém os instrumentos limpos e protegidos até o momento do uso, evitando a recontaminação dos mesmos. O estojo para autoclave deve ser aberto apenas na frente do paciente, para demonstrar a higiene do procedimento.

Se você está procurando por esses materiais para fazer uma podoprofilaxia de qualidade, na Odonto Equipamentos você encontra!

Acesse o site da Odonto Equipamentos e confira as ofertas imperdíveis de autoclaves, EPIs, estojos para autoclave e outros produtos para podoprofilaxia. 

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Endermoterapia: o que é? Qual equipamento é necessário para realizar? Ficha de anamnese estética: o que é e qual a importância? Neoplasia benigna e maligna na Odontologia Kit acadêmico odontológico: como escolher? Radiofrequência: o que é e quais são os benefícios? Jato de plasma nas estrias: como funciona? Quais são os benefícios? Clareamento dental: As principais técnicas existentes no mercado Técnicas para preenchimento labial: conheça elas! Marketing para clínica odontológica: Saiba como começar 5 Equipamentos indispensáveis para clínica odontológica Terapia capilar: diminuição de doenças e saúde dos cabelos Laserterapia na odontologia pode trazer diversos benefícios. Conheça! Ultracavitação: o que é e como auxilia contra a gordura localizada O que é negatoscópio, para que serve e como escolher? Entenda! Tratamento para vitiligo e outras condições: despigmentação da pele Qual o melhor material para prótese dentária? Descubra aqui! Drenagem linfática na gravidez: conheça os benefícios Tudo sobre criolipólise de placas: entenda o procedimento Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios? Como o microagulhamento pode ajudar no combate às estrias? Descubra! Smart Dermapen: caneta para tratamento na pele. Conheça! O que é profilaxia podal e para que serve? Descubra! Laser na fisioterapia: como funciona e tipos de tratamento Conheça o checklist completo de equipamentos para clínica veterinária 3 dicas sobre a importância do esterilizador de ar na biossegurança 5 equipamentos que todo salão de beleza precisa ter! Osteotomia: conheça o procedimento na odontologia Conheça 3 tipos de agulhas para insulina 5 benefícios do botox para redução do bruxismo Conheça os 5 ciclos de esterilização na autoclave Moldagem odontológica: conheça o passo a passo Teste Biológico para Autoclave: Garanta a Eficácia da Esterilização Clínica odontológica: 5 dicas para crescer Autoclave: Saiba o que é e qual sua função Dermaplaning: o que é e o que você precisa saber