Cadeira Saevo S200 F
Todo dentista visa a preservação do equipamento odontológico. A principal forma para manter os seus materiais conservados é através da manutenção destes.
Para isso, é necessário um certo conhecimento a respeito desses equipamentos. No entanto, isso pode ficar mais simples seguindo alguns cuidados básicos, que não demandam quase nenhum trabalho extra e pouquíssimo tempo.
A Odonto Equipamentos separou 6 dicas que vão te ajudar com a manutenção dos seus equipamentos e prolongar a vida útil de cada um deles. Confira agora mesmo!
O filtro de ar, além da sua principal função de retirar a umidade do ar, serve para regular a pressão de ar que vai para a cadeira odontológica.
É de suma importância verificar periodicamente se o manômetro está marcando 5,5 bar ou 80 PSI. Afinal, isso evita que a pressão do equipo e das canetas oscilem causando um mal funcionamento.
A pressão acima do que foi apontado é uma das principais causas de vazamentos, mangueiras estouradas ou escapando.
Provavelmente você já deve ter percebido que nas canetas de alta e baixa rotação existe a inscrição “135°C”.
Essa é a temperatura máxima que as canetas suportam no processo de esterilização. Quando for esterilizar suas canetas, realize sempre a lubrificação antes de todo o processo.
Além disso, prefira os ciclos de esterilização de até 127°C e tenha sempre atenção com a autoclave. Isso porque existe a possibilidade da temperatura ultrapassar os 135°C por conta de defeitos causados pelo uso excessivo da máquina.
Ainda sobre os cuidados da manutenção das canetas, sempre que um técnico visitar o seu consultório peça para que ele verifique a pressão de todas as suas canetas com um manômetro próprio para isso.
As canetas de alta e baixa rotação devem trabalhar sempre com uma pressão de ar entre 32 e 35 PSI. Portanto, quando esse nível é ultrapassado, o equipamento diminui exponencialmente a vida útil dos rolamentos.
O cenário ideal é que, ao menos duas vezes ao dia, as canetas de alta e baixa rotação sejam lubrificadas. Isso evita o desgaste e ajuda a manter a vida útil dos rolamentos.
Somente com as canetas lubrificadas torna-se possível fazer com que as brocas entrem sem muito forçá-las muito. Assim, o risco de estourar a tampa traseira da caneta é muito menor.
Quando for realizar a drenagem do seu compressor, deixe esvaziar completamente o seu reservatório.Ao ligar o equipamento novamente, cuide para que os outros instrumentos do consultório não estejam sendo utilizados no momento.
Para monitorar o tempo, compressores odontológicos devem ter seus reservatórios cheios por completo entre 3 e 5 minutos. Após esse período, podemos desligar.
Se o seu reservatório levar mais tempo que o apontado, talvez seja a hora de trocar o kit de anéis ou verificar se há algum vazamento de ar.
Sempre que notar que a mangueira do sugador está com uma aparência ressecada, realize a troca. Afinal, o ressecamento do material pode provocar entupimento.
Verifique se o filtro sugador está com a tela em boas condições. Qualquer sujeira que passe pelo filtro pode entupir a válvula ejetora de sucção.
Viu só?! Com a atenção necessária, os seus materiais terão uma vida útil prolongada e oferecerão, assim, economia e segurança para seu consultório odontológico.
E você já sabe, né?! Precisou trocar? Corre para a Odonto Equipamentos — tudo que você precisa para o seu consultório está aqui!
No universo da estética, os procedimentos de beleza mais buscados refletem um desejo crescente por…
Os tratamentos de estética evoluíram substancialmente nos últimos anos, incorporando tecnologias inovadoras que oferecem resultados…
Encontrar o melhor enxaguante bucal pode ser um desafio, especialmente com tantas marcas de enxaguante…
Para garantir resultados precisos e duradouros, os equipamentos para laboratório de prótese dentária desempenham um…
A extração do siso é um procedimento comum, mas os cuidados após a extração do…
O sensor radiográfico revolucionou a odontologia moderna, substituindo os tradicionais filmes radiográficos por tecnologia digital…