Manutenção de equipamento odontológico: 6 dicas importantes

Por Odonto Equipamentos | Publicado em

Manutenção de equipamento odontológico: 6 dicas importantes
5/5 - (1 vote)

Todo dentista visa a preservação do equipamento odontológico. A principal forma para manter os seus materiais conservados é através da manutenção destes.

Para isso, é necessário um certo conhecimento a respeito desses equipamentos. No entanto, isso pode ficar mais simples seguindo alguns cuidados básicos, que não demandam quase nenhum trabalho extra e pouquíssimo tempo.

A Odonto Equipamentos separou 6 dicas que vão te ajudar com a manutenção dos seus equipamentos e prolongar a vida útil de cada um deles. Confira agora mesmo!

Verificação do manômetro do filtro de ar

O filtro de ar, além da sua principal função de retirar a umidade do ar, serve para regular a pressão de ar que vai para a cadeira odontológica.

É de suma importância verificar periodicamente se o manômetro está marcando 5,5 bar ou 80 PSI. Afinal, isso evita que a pressão do equipo e das canetas oscilem causando um mal funcionamento.

A pressão acima do que foi apontado é uma das principais causas de vazamentos, mangueiras estouradas ou escapando.

Esterilize as canetas

Provavelmente você já deve ter percebido que nas canetas de alta e baixa rotação existe a inscrição “135°C”.

Essa é a temperatura máxima que as canetas suportam no processo de esterilização. Quando for esterilizar suas canetas, realize sempre a lubrificação antes de todo o processo.

Além disso, prefira os ciclos de esterilização de até 127°C e tenha sempre atenção com a autoclave. Isso porque existe a possibilidade da temperatura ultrapassar os 135°C por conta de defeitos causados pelo uso excessivo da máquina.

Verifique a pressão das canetas

Ainda sobre os cuidados da manutenção das canetas, sempre que um técnico visitar o seu consultório peça para que ele verifique a pressão de todas as suas canetas com um manômetro próprio para isso.

As canetas de alta e baixa rotação devem trabalhar sempre com uma pressão de ar entre 32 e 35 PSI. Portanto, quando esse nível é ultrapassado, o equipamento diminui exponencialmente a vida útil dos rolamentos.

Lubrificar as canetas

O cenário ideal é que, ao menos duas vezes ao dia, as canetas de alta e baixa rotação sejam lubrificadas. Isso evita o desgaste e ajuda a manter a vida útil dos rolamentos.

Somente com as canetas lubrificadas torna-se possível fazer com que as brocas entrem sem muito forçá-las muito. Assim, o risco de estourar a tampa traseira da caneta é muito menor.

Verifique o funcionamento do seu compressor

Quando for realizar a drenagem do seu compressor, deixe esvaziar completamente o seu reservatório.Ao ligar o equipamento novamente, cuide para que os outros instrumentos do consultório não estejam sendo utilizados no momento.

Para monitorar o tempo, compressores odontológicos devem ter seus reservatórios cheios por completo entre 3 e 5 minutos. Após esse período, podemos desligar.

Se o seu reservatório levar mais tempo que o apontado, talvez seja a hora de trocar o kit de anéis ou verificar se há algum vazamento de ar.

Cuidado com o sugador

Sempre que notar que a mangueira do sugador está com uma aparência ressecada, realize a troca. Afinal, o ressecamento do material pode provocar entupimento.

Verifique se o filtro sugador está com a tela em boas condições. Qualquer sujeira que passe pelo filtro pode entupir a válvula ejetora de sucção.

Precisou trocar? Corre para o Odonto Equipamentos!

Viu só?! Com a atenção necessária, os seus materiais terão uma vida útil prolongada e oferecerão, assim, economia e segurança para seu consultório odontológico.


E você já sabe, né?! Precisou trocar? Corre para a Odonto Equipamentos — tudo que você precisa para o seu consultório está aqui!

Cadeira Saevo S200 F

Compressor de Ar DA1500 25VF AirZap 110v

Alta Rotação Push Button Z25T Schuster

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Endermoterapia: o que é? Qual equipamento é necessário para realizar? Ficha de anamnese estética: o que é e qual a importância? Neoplasia benigna e maligna na Odontologia Kit acadêmico odontológico: como escolher? Radiofrequência: o que é e quais são os benefícios? Jato de plasma nas estrias: como funciona? Quais são os benefícios? Clareamento dental: As principais técnicas existentes no mercado Técnicas para preenchimento labial: conheça elas! Marketing para clínica odontológica: Saiba como começar 5 Equipamentos indispensáveis para clínica odontológica Terapia capilar: diminuição de doenças e saúde dos cabelos Laserterapia na odontologia pode trazer diversos benefícios. Conheça! Ultracavitação: o que é e como auxilia contra a gordura localizada O que é negatoscópio, para que serve e como escolher? Entenda! Tratamento para vitiligo e outras condições: despigmentação da pele Qual o melhor material para prótese dentária? Descubra aqui! Drenagem linfática na gravidez: conheça os benefícios Tudo sobre criolipólise de placas: entenda o procedimento Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios? Como o microagulhamento pode ajudar no combate às estrias? Descubra! Smart Dermapen: caneta para tratamento na pele. Conheça! O que é profilaxia podal e para que serve? Descubra! Laser na fisioterapia: como funciona e tipos de tratamento Conheça o checklist completo de equipamentos para clínica veterinária 3 dicas sobre a importância do esterilizador de ar na biossegurança 5 equipamentos que todo salão de beleza precisa ter! Osteotomia: conheça o procedimento na odontologia Conheça 3 tipos de agulhas para insulina 5 benefícios do botox para redução do bruxismo Conheça os 5 ciclos de esterilização na autoclave Moldagem odontológica: conheça o passo a passo Teste Biológico para Autoclave: Garanta a Eficácia da Esterilização Clínica odontológica: 5 dicas para crescer Autoclave: Saiba o que é e qual sua função Dermaplaning: o que é e o que você precisa saber