Odontologia

Montar clínica odontológica sozinho ou buscar um sócio?

Rate this post

Se você é do ramo ou tem o sonho de empreender na Odontologia, provavelmente já se perguntou: “É melhor montar clínica odontológica sozinho ou buscar um sócio?”

É uma dúvida bem pertinente, já que muitos profissionais nunca tiveram contato com o empreendedorismo e não possuem experiência nisso.

Quer entender melhor sobre cada uma das opções e analisar qual delas é a melhor no seu caso? O blog da Odonto Equipamentos preparou um conteúdo especial sobre o assunto. Olha só!

Montar uma clínica odontológica sozinho

A opção de abrir uma clínica odontológica sozinho traz a particularidade de deixar todas a decisões nas suas mãos. 

Neste caso, não é preciso negociar em conjunto uma série de fatores como localização, precificação dos serviços, especialidades que serão oferecidas e etc. Você tem total autonomia para tomar as decisões referentes ao negócio e ele terá a sua personalidade.

Também fica a seu cargo toda a gestão administrativa e fiscal da clínica, assim como as decisões que envolverão as ações de Marketing

Por outro lado, os custos para abrir e manter uma clínica odontológica sozinho são altos. É preciso ter caixa para investir em um imóvel, equipamentos, contratação de funcionários, impostos e etc.

Caso você não tenha todo esse capital para investir no início, provavelmente o tempo para a realização desse sonho de abrir a clínica será maior.

Leia também: 3 dicas básicas para administração de consultório odontológico

Montar uma clínica odontológica com um sócio

Quando a decisão é pela sociedade em clínica odontológica, a realidade é bem diferente.

Com cada sócio contribuindo financeiramente, a saúde econômica da empresa é melhor, e a viabilidade das ações também cresce. Assim, todos os gastos são compartilhados e é possível planejar tudo com mais tranquilidade.

Mas também existe a parte da sociedade como uma parceria. Como todas as decisões devem ser tomadas em conjunto, é preciso que ambas as partes se entendam para chegar em um acordo.

Então, como tomar a decisão final?

Depois de entender um pouco sobre como cada opção funciona, é hora de levar algumas questões em conta antes de tomar a decisão final sobre abrir uma clínica odontológica com sócio ou sem sócio. Confira quais são elas:

  • Viabilidade de recursos: Você tem economias necessárias para empreender ou seria necessário fazer empréstimos para isso? Quanto tempo será necessário para gerar lucro? Tudo isso deve ser cuidadosamente estudado com bastante antecedência;
  • Captação de clientes: Mesmo sem ter uma clínica própria você já possui muitos pacientes? Acha que possui boa capacidade de atrair clientes sozinho ou precisa do apoio total do Marketing? Questões como essa ajudam a entender a necessidade de contratar funcionários próprios para isso ou o trabalho de uma agência especializada;
  • Atrair parcerias: Qual é a sua capacidade de atrair parceiros para essa empreitada profissional? Por meio delas, é possível oferecer tratamentos diferenciados, novas tecnologias, além de maior flexibilidade nos pagamentos. Se você ou um possível sócio possuem boas habilidades interpessoais, é um ponto bem importante para se levar em conta.

Montar clínica odontológica sozinho ou buscar um sócio vai depender de cada caso!

Como pudemos observar, abrir um consultório sozinho ou optar pelo contrato de sociedade de dentistas são opções interessantes e cada uma possui suas particularidades. Analise qual delas mais se encaixa ao seu perfil e realidade e comece a trabalhar para que esse sonho se concretize.

E já sabe, para completar seu novo consultório com os melhores produtos do mercado, conte com a Odonto Equipamentos! Nós temos tudo o que você precisa para atender com a qualidade que seus pacientes merecem!

Odonto Equipamentos

Recent Posts

Estufa de cultura bacteriológica: uso em laboratórios

A estufa de cultura bacteriológica é um equipamento essencial para laboratórios que trabalham com microbiologia.…

15 horas ago

Gesso odontológico em laboratórios: tipos e aplicações

O gesso odontológico é um dos materiais mais utilizados nos laboratórios odontológicos, sendo essencial para…

1 semana ago

Cirurgia ortognática: correção funcional e estética

A cirurgia ortognática é uma intervenção cirúrgica destinada a corrigir problemas de desalinhamento nos ossos…

2 semanas ago

Biossegurança na estética: práticas essenciais para clínicas

No ambiente estético, a segurança de pacientes e profissionais é uma prioridade. A biossegurança desempenha…

3 semanas ago

Fotobiomodulação como alternativa para radiodermite em mulheres com câncer de mama

Nos últimos anos, a fotobiomodulação (FBM) tem se mostrado uma técnica promissora no manejo de…

4 semanas ago

Indicador químico e biológico: o que são? Qual a diferença entre eles?

Os indicadores de esterilização, químicos e biológicos, são utilizados para monitoramento dos processos de esterilização…

1 mês ago