3 dicas básicas para a administração do consultório odontológico

Por Odonto Equipamentos | Publicado em

3 dicas básicas para a administração do consultório odontológico
Rate this post

Engana-se quem pensa que a Odontologia é a única coisa que precisamos dominar quando temos um consultório odontológico. A administração do dia a dia, bem como os controles financeiros e de logística fazem parte do processo.

Ter noção de gestão é fundamental para garantir desde o funcionamento básico ao sucesso do negócio.

Pensando nisso, a Odonto Equipamentos separou 3 dicas básicas para garantir a boa administração de consultório odontológico. Confira!

O consultório também é uma empresa

O primeiro passo é entender que seu consultório de odontologia também é uma empresa. Como mencionamos acima, pensar em funções administrativas é quase um tabu para alguns dentistas.

No entanto, isso é fundamental, principalmente para negócios próprios.

Afinal, é preciso enxergar que sua profissão e a gestão rotineira são chaves para o sucesso do negócio.

O principal objetivo do profissional de odontologia é, sem dúvidas, prestar serviços de qualidade em saúde para os pacientes. Mas sem um bom gerenciamento do consultório odontológico, isso torna-se inviável.

Tudo precisa estar em perfeita harmonia:

  • controle dos materiais necessários para procedimentos;
  • agendamento eficiente de pacientes;
  • controle financeiro;
  • gestão de alvarás e licenças de funcionamento;

E muito mais. Portanto, lembre-se sempre de entender seu consultório como uma empresa!

Aposte em um sistema de gestão para consultório

O segundo passo é praticamente uma continuidade do anterior: aposte em um sistema de gestão para consultório odontológico. Afinal, qual a melhor forma de centralizar, automatizar e organizar múltiplas funções em um lugar só?

Apostar em um software de gestão empresarial desde a abertura do negócio é primordial. Isso porque ao alimentar esse sistema desde o início, com o máximo de dados e informações, torna o controle geral mais simples e preciso.

Sistemas próprios para a administração de consultórios odontológicos podem ajudar – e muito – no dia a dia. Não hesite em aderir a um sistema por receio com custos.

As mensalidades variam em preços acessíveis e apresentam resultados que valem muito a pena!

Mantenha a agenda sempre organizada

Por fim, para a organização básica de seu consultório, mantenha a agenda de pacientes sempre organizada.

Você provavelmente contará com o auxílio de uma secretária para as rotinas diárias. Tenha um alinhamento de expectativa de atividades e organização, para que tudo esteja integrado da melhor forma.

Dois passos básicos para a organização da agenda envolvem as seguintes ações:

  1. Agendar horários com folgas entre uma consulta e outra, a fim de organizar a sala para o próximo paciente;
  2. Garantir que as consultas sejam confirmadas, para evitar faltas e, consequentemente, prejuízos. A previsão de espaços liberados na agenda permite o encaixe de novos pacientes;

Portanto, priorize a organização da agenda diária do consultório odontológico.

O consultório odontológico é sua prioridade

O seu consultório odontológico deve ser sempre sua prioridade. Tanto em qualidade de atendimento, eficiência de gestão e como marca de negócio.

Portanto, não deixe de lado a boa administração de tudo que ali acontece. Encontre colaboradores comprometidos, fornecedores de confiança e priorize qualidade. Depois disso, o próximo passo é o sucesso!

Ah, e fique de olho em nosso blog! Aqui você confere dicas importantes sobre rotinas odontológicas, materiais, equipamentos e muito mais. Gostou de nossas dicas? Comente!

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Endermoterapia: o que é? Qual equipamento é necessário para realizar? Ficha de anamnese estética: o que é e qual a importância? Neoplasia benigna e maligna na Odontologia Kit acadêmico odontológico: como escolher? Radiofrequência: o que é e quais são os benefícios? Jato de plasma nas estrias: como funciona? Quais são os benefícios? Clareamento dental: As principais técnicas existentes no mercado Técnicas para preenchimento labial: conheça elas! Marketing para clínica odontológica: Saiba como começar 5 Equipamentos indispensáveis para clínica odontológica Terapia capilar: diminuição de doenças e saúde dos cabelos Laserterapia na odontologia pode trazer diversos benefícios. Conheça! Ultracavitação: o que é e como auxilia contra a gordura localizada O que é negatoscópio, para que serve e como escolher? Entenda! Tratamento para vitiligo e outras condições: despigmentação da pele Qual o melhor material para prótese dentária? Descubra aqui! Drenagem linfática na gravidez: conheça os benefícios Tudo sobre criolipólise de placas: entenda o procedimento Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios? Como o microagulhamento pode ajudar no combate às estrias? Descubra! Smart Dermapen: caneta para tratamento na pele. Conheça! O que é profilaxia podal e para que serve? Descubra! Laser na fisioterapia: como funciona e tipos de tratamento Conheça o checklist completo de equipamentos para clínica veterinária 3 dicas sobre a importância do esterilizador de ar na biossegurança 5 equipamentos que todo salão de beleza precisa ter! Osteotomia: conheça o procedimento na odontologia Conheça 3 tipos de agulhas para insulina 5 benefícios do botox para redução do bruxismo Conheça os 5 ciclos de esterilização na autoclave Moldagem odontológica: conheça o passo a passo Teste Biológico para Autoclave: Garanta a Eficácia da Esterilização Clínica odontológica: 5 dicas para crescer Autoclave: Saiba o que é e qual sua função Dermaplaning: o que é e o que você precisa saber