Na rotina de um dentista é muito comum ter que lidar com problemas como a odontofobia.
O medo de dentista, por mais que muitos pensem ser algo normal, pode se tornar um problema a longo prazo. Afinal, pacientes podem deixar de ir ao consultório, causando danos à própria saúde bucal.
Por isso, é dever do dentista saber lidar com este tipo de situação e ajudar os pacientes a lidarem com seu trabalho da melhor forma possível.
Quer saber como fazer isso? A seguir, o blog da Odonto Equipamentos trouxe dicas para acalmar os pacientes durante o atendimento odontológico. Confira!
A odontofobia é uma reação negativa (relacionada ao medo) que o paciente possui diante de um dentista ou consultório odontológico. Esse medo é resultado de uma sensação de perigo, que está diretamente relacionada ao instinto de sobrevivência.
Pacientes com essas características têm fobia de qualquer objeto ou situação relacionados ao dentista e podem demonstrar reações como desmaio, taquicardia ou contrações musculares.
No entanto, a odontofobia é mais comum do que se imagina. Para se ter uma ideia, um estudo da British Dental Journal indicou que cerca de 10% da população mundial sofre com esse problema. Nestes casos, podem existir traumas ou correlação com os seguintes procedimentos e situações:
Nestes casos, o profissional pode trabalhar alguns aspectos para acalmar os pacientes e tentar contornar a situação. Confira algumas dessas soluções a seguir:
A primeira dica é buscar acalmar esse paciente antes mesmo do atendimento no consultório. Na sala de espera, procure criar um ambiente leve e o mais agradável possível, como TV, ar-condicionado, decoração caprichada e etc.
Mas não limite-se apenas ao ambiente. É necessário contar com profissionais capacitados para lidar com esse tipo de fobia e conversar de forma clara e tranquila, de modo que a tensão do paciente seja suavizada.
Ao tranquilizar esse paciente, o atendimento tende a ser mais fácil do que sem essa preparação prévia!
É necessário que, ao abordar esse paciente, sua atitude seja de paciência e empatia. Para explicar qual e como será feito o tratamento, é importante falar em um tom ameno e de forma colaborativa, sem soar ameaçador. Além disso, também evite expor instrumentos odontológicos que possam despertar medo.
Uma boa técnica que pode ser utilizada para pacientes com odontofobia é a pergunte-diga-pergunte:
O objetivo dessa técnica é avaliar o nível de ansiedade do paciente para entender se o atendimento será tranquilo ou pode despertar comportamentos inadequados.
Leia também: Guia prático para humanizar o atendimento em sua clínica
Existem casos em que o nível de odontofobia do paciente é muito elevado e as técnicas acima realmente não funcionam.
Nestes casos, o mais indicado a fazer é recomendar uma ajuda psicológica profissional e especializada em fobias. No entanto, não utilize termos genéricos como “faça terapia”: trate o assunto de forma empática e utilize exemplos de pacientes que você conhece e já superaram esse problema (caso houver).
Como dissemos acima, encontrar pacientes com odontofobia é mais comum do que se imagina. Por isso, é trabalho dos profissionais da área identificarem o nível de medo desse paciente e trabalhar para que o atendimento seja o mais tranquilo, leve e agradável possível.
E já sabe, né? Para encontrar os melhores produtos para a sua clínica odontológica, é só acessar o site da Odonto Equipamentos! Trabalhamos com as melhores marcas para levar o melhor em qualidade para os seus atendimentos!
No universo da estética, os procedimentos de beleza mais buscados refletem um desejo crescente por…
Os tratamentos de estética evoluíram substancialmente nos últimos anos, incorporando tecnologias inovadoras que oferecem resultados…
Encontrar o melhor enxaguante bucal pode ser um desafio, especialmente com tantas marcas de enxaguante…
Para garantir resultados precisos e duradouros, os equipamentos para laboratório de prótese dentária desempenham um…
A extração do siso é um procedimento comum, mas os cuidados após a extração do…
O sensor radiográfico revolucionou a odontologia moderna, substituindo os tradicionais filmes radiográficos por tecnologia digital…