Na rotina de um dentista é muito comum ter que lidar com problemas como a odontofobia.
O medo de dentista, por mais que muitos pensem ser algo normal, pode se tornar um problema a longo prazo. Afinal, pacientes podem deixar de ir ao consultório, causando danos à própria saúde bucal.
Por isso, é dever do dentista saber lidar com este tipo de situação e ajudar os pacientes a lidarem com seu trabalho da melhor forma possível.
Quer saber como fazer isso? A seguir, o blog da Odonto Equipamentos trouxe dicas para acalmar os pacientes durante o atendimento odontológico. Confira!
A odontofobia é uma reação negativa (relacionada ao medo) que o paciente possui diante de um dentista ou consultório odontológico. Esse medo é resultado de uma sensação de perigo, que está diretamente relacionada ao instinto de sobrevivência.
Pacientes com essas características têm fobia de qualquer objeto ou situação relacionados ao dentista e podem demonstrar reações como desmaio, taquicardia ou contrações musculares.
No entanto, a odontofobia é mais comum do que se imagina. Para se ter uma ideia, um estudo da British Dental Journal indicou que cerca de 10% da população mundial sofre com esse problema. Nestes casos, podem existir traumas ou correlação com os seguintes procedimentos e situações:
Nestes casos, o profissional pode trabalhar alguns aspectos para acalmar os pacientes e tentar contornar a situação. Confira algumas dessas soluções a seguir:
A primeira dica é buscar acalmar esse paciente antes mesmo do atendimento no consultório. Na sala de espera, procure criar um ambiente leve e o mais agradável possível, como TV, ar-condicionado, decoração caprichada e etc.
Mas não limite-se apenas ao ambiente. É necessário contar com profissionais capacitados para lidar com esse tipo de fobia e conversar de forma clara e tranquila, de modo que a tensão do paciente seja suavizada.
Ao tranquilizar esse paciente, o atendimento tende a ser mais fácil do que sem essa preparação prévia!
É necessário que, ao abordar esse paciente, sua atitude seja de paciência e empatia. Para explicar qual e como será feito o tratamento, é importante falar em um tom ameno e de forma colaborativa, sem soar ameaçador. Além disso, também evite expor instrumentos odontológicos que possam despertar medo.
Uma boa técnica que pode ser utilizada para pacientes com odontofobia é a pergunte-diga-pergunte:
O objetivo dessa técnica é avaliar o nível de ansiedade do paciente para entender se o atendimento será tranquilo ou pode despertar comportamentos inadequados.
Leia também: Guia prático para humanizar o atendimento em sua clínica
Existem casos em que o nível de odontofobia do paciente é muito elevado e as técnicas acima realmente não funcionam.
Nestes casos, o mais indicado a fazer é recomendar uma ajuda psicológica profissional e especializada em fobias. No entanto, não utilize termos genéricos como “faça terapia”: trate o assunto de forma empática e utilize exemplos de pacientes que você conhece e já superaram esse problema (caso houver).
Como dissemos acima, encontrar pacientes com odontofobia é mais comum do que se imagina. Por isso, é trabalho dos profissionais da área identificarem o nível de medo desse paciente e trabalhar para que o atendimento seja o mais tranquilo, leve e agradável possível.
E já sabe, né? Para encontrar os melhores produtos para a sua clínica odontológica, é só acessar o site da Odonto Equipamentos! Trabalhamos com as melhores marcas para levar o melhor em qualidade para os seus atendimentos!
O gesso odontológico é um dos materiais mais utilizados nos laboratórios odontológicos, sendo essencial para…
A cirurgia ortognática é uma intervenção cirúrgica destinada a corrigir problemas de desalinhamento nos ossos…
No ambiente estético, a segurança de pacientes e profissionais é uma prioridade. A biossegurança desempenha…
Nos últimos anos, a fotobiomodulação (FBM) tem se mostrado uma técnica promissora no manejo de…
Os indicadores de esterilização, químicos e biológicos, são utilizados para monitoramento dos processos de esterilização…
Gerenciar uma clínica odontológica pode ser uma tarefa complexa, envolvendo a administração de agendas, prontuários,…