Odontologia

Quais as especializações mais promissoras da Odontologia?

Rate this post

Apontada como a segunda carreira mais rentável do Brasil, a Odontologia oferece um amplo leque de áreas para especialização. No entanto, com tantas opções, é comum que os estudantes e profissionais fiquem com dúvidas sobre qual segmento seguir.

Neste post, separamos as principais especialidades da odontologia e que estão em alta nos dias de hoje. Portanto, você entenderá melhor como atua um profissional de cada ocupação. Confira!

Ortodontia

Uma das mais tradicionais especialidades que une estética e saúde bucal, a ortodontia é a especialidade responsável por cuidar, tratar e prevenir problemas relacionados ao posicionamento dos dentes. Além disso, ela abrange também algumas discrepâncias no crescimento e desenvolvimento dos ossos do maxilar.

É um dos campos que mais cresce dentro da Odontologia e deve continuar assim. Isso porque já que possui um alto número de demanda por todo o mundo. Para alcançar a conclusão do curso, o tempo médio estimado é de 2000 horas.

Cirurgia e traumatologia bucomaxilo facial

Operando em ambiente ambulatorial ou/e hospitalar, o profissional dessa área executa procedimentos cirúrgicos em casos de traumas na face.

Esses casos podem variar entre defeitos de nascença, tumores de boca, anomalias faciais, enxertos para substituição de algum osso, reconstrução da face, entre outras situações.

No entanto, o tempo de duração de curso é bem maior que o da média, variando de 2 a 4 anos de aprendizado.   

Implantodontia

Como o próprio nome sugere, a implantodontia é a expertise que se dedica na restauração do sorriso através de implantes dentários. Aqui, o profissional da área participa de todas as etapas do processo de restauração, desde a cirúrgica até a implantação da prótese dentária.

A conclusão da especialização leva em torno de 1300 horas

Periodontia

Com o nome um tanto quanto incomum, o periodontista é o responsável por estudar e tratar qualquer doença ou alteração que possa vir a ocorrer na região das gengivas e periodontos (tecidos responsáveis pela fixação dos dentes aos osso).

Os profissionais dessa área são de grande importância já que cuidam de todo esse sistema, que é o responsável pelo suporte dos dentes. A formação leva em média 750 horas.

Saúde coletiva

A saúde coletiva possui um foco social e humanista bem maior que a maioria das outras especialidades. Isso se deve à forma que o profissional atua: mutirões geralmente em regiões carentes utilizando escolas, assistências sociais e postos de saúde como ambiente de trabalho.

No entanto, também podemos encontrar especialistas desse tipo em cooperativas e planos de saúde. O tempo para conquistar o diploma na área varia entre 1 a 3 anos.

Escolha a especialização ideal para você

O curso de Odontologia possui ainda diversas expertises e ramos para o desenvolvimento profissional de cada estudante. Ao todo são 19 opções de especialidades reconhecidas pelo conselho federal de Odontologia.

As especializações na Odontologia preparam o profissional para oferecer o melhor tratamento, trazendo segurança, satisfação e bons resultados para os pacientes.

Portanto, independente da sua especialidade, na Odonto Equipamentos você pode encontrar tudo o que precisa para seu consultório odontológico.

Odonto Equipamentos

Recent Posts

Gesso odontológico em laboratórios: tipos e aplicações

O gesso odontológico é um dos materiais mais utilizados nos laboratórios odontológicos, sendo essencial para…

4 dias ago

Cirurgia ortognática: correção funcional e estética

A cirurgia ortognática é uma intervenção cirúrgica destinada a corrigir problemas de desalinhamento nos ossos…

2 semanas ago

Biossegurança na estética: práticas essenciais para clínicas

No ambiente estético, a segurança de pacientes e profissionais é uma prioridade. A biossegurança desempenha…

3 semanas ago

Fotobiomodulação como alternativa para radiodermite em mulheres com câncer de mama

Nos últimos anos, a fotobiomodulação (FBM) tem se mostrado uma técnica promissora no manejo de…

4 semanas ago

Indicador químico e biológico: o que são? Qual a diferença entre eles?

Os indicadores de esterilização, químicos e biológicos, são utilizados para monitoramento dos processos de esterilização…

1 mês ago

Software para gestão de clínicas odontológicas: benefícios, como escolher e os 5 mais usados no mercado

Gerenciar uma clínica odontológica pode ser uma tarefa complexa, envolvendo a administração de agendas, prontuários,…

1 mês ago