Materiais de odontologia: 14 itens básicos para a sua lista

Por Odonto Equipamentos | Publicado em

Materiais de odontologia: 14 itens básicos para a sua lista
Rate this post

Quais os materiais de odontologia são importantes e é preciso ter desde o início da graduação? Essa é uma pergunta bastante comum para quem deseja ingressar no mundo da faculdade de Odonto.

Se essa também é a sua dúvida, fique com a gente e descubra a seguir na lista que preparamos.

Quais os materiais usados no curso de odontologia?

Materiais descartáveis e EPI ‘s fazem parte da lista que você deverá utilizar desde o primeiro semestre. Nós separamos itens básicos, porém, fundamentais para procedimentos odontológicos, que envolvem desde a preparação de cavidades, escavação de cáries, endodontia até o tratamento de superfícies dentais e restaurações.

Veja a seguir o que comprar para usar tanto durante as aulas, quanto na hora de fazer o estágio em odontologia.

1.Jaleco

Começamos com um dos principais itens de higiene, o jaleco branco. Ele será praticamente a sua segunda pele durante o período de graduação e como profissional também. Mantenha-o sempre limpo e nada de usar na rua, ok?

2. Kit com brocas de alta e baixa rotação

O conhecido kit acadêmico odontológico também deve fazer parte da sua lista de compras. Ele acompanha brocas de alta rotação, utilizadas para desgastar os dentes e para a realização de procedimentos mais complexos, e brocas de baixa rotação, utilizadas para acabamento e polimento das restaurações. 

3. Luvas de procedimento

As luvas descartáveis também devem fazer parte dos materiais para odontologia desde o primeiro semestre, afinal são fundamentais para garantir a saúde do dentista e do paciente contra qualquer tipo de infecção.

4. Máscara de proteção e face shield

A máscara descartável acompanha as luvas de proteção no quesito materiais de EPI para dentista. Você usará bastante este material durante os procedimentos! Ah, para completar os cuidados, uma máscara face shield pode ficar sempre à mão.

5. Óculos de proteção

Não deixe de lado os óculos de proteção para evitar que produtos fortes e microrganismos respinguem nos olhos, prejudicando a visão seja do paciente ou do dentista.

6. Sapatilhas e toucas descartáveis 

As toucas descartáveis são perfeitas para evitar a contaminação do cabelo e para manter o ambiente clínico mais limpo. As sapatilhas vem para evitar o contato com fluídos ou fatores externos que possam causar contágio de vírus.

7. Espelho dental 

Fundamental para a visualização perfeita dos dentes durante o exame clínico.

8. Sonda exploradora

Esse material vai ajudar a encontrar irregularidades dos dentes e nas superfícies dos tecidos moles.

9. Afastador de boca 

Usado para ajudar o paciente a abrir a boca durante o atendimento.

10. Lâmina de bisturi

As lâminas de bisturi são usadas para realizar pequenas incisões durante as cirurgias.

11. Bandeja odontológica

A bandeja é um ótimo acessório para ajudar a organizar seus materiais odontológicos, então também não pode ficar de fora da lista.

12. Seringa carpule

Utilizada para a aplicação de anestesia injetável.

13. Amálgama

Esse material de restauração é usado para reparar cáries em dentes posteriores.

14. Sonda periodontal

Este material serve para perceber qualquer problema ou anomalia na gengiva ou nos dentes.

Essa pequena lista traz itens básicos. Vale a pena verificar as exigências da instituição de ensino onde estuda. Isso porque os materiais podem variar de uma instituição para a outra – cada uma de acordo com sua grade curricular.

Lista de materiais para o curso de odontologia: compensa comprar online? 

SIM! A principal vantagem de comprar seus materiais odontológicos pela internet é a facilidade de comparar preços entre as lojas de forma prática e sem precisar sair de casa. 

Ainda é possível aproveitar promoções e dividir o frete, quando houver, com os amigos da sala, que também estarão à procura destes materiais.

Seu kit de materiais odontológicos está na OdontoEquipamentos

A OdontoEquipamentos é especialista em oferecer os melhores produtos tanto para clínicas odontológicas quanto para a graduação na universidade.

Acesse nossa loja e confira qual é o melhor kit acadêmico odontológico de acordo com sua necessidade e encontre produtos de diversas marcas, com os melhores preços do mercado. 

Para ajudar na escolha do que você precisa, nós oferecemos atendimento pelo WhatsApp. Não deixe de consultar nossas opções!

Vamos ficar por aqui. Até o próximo post!

Kit Acadêmico Schuster S3 Classic

Acadêmico Schuster S4 Push

Kit Acadêmico Push Button D700

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Endermoterapia: o que é? Qual equipamento é necessário para realizar? Ficha de anamnese estética: o que é e qual a importância? Neoplasia benigna e maligna na Odontologia Kit acadêmico odontológico: como escolher? Radiofrequência: o que é e quais são os benefícios? Jato de plasma nas estrias: como funciona? Quais são os benefícios? Clareamento dental: As principais técnicas existentes no mercado Técnicas para preenchimento labial: conheça elas! Marketing para clínica odontológica: Saiba como começar 5 Equipamentos indispensáveis para clínica odontológica Terapia capilar: diminuição de doenças e saúde dos cabelos Laserterapia na odontologia pode trazer diversos benefícios. Conheça! Ultracavitação: o que é e como auxilia contra a gordura localizada O que é negatoscópio, para que serve e como escolher? Entenda! Tratamento para vitiligo e outras condições: despigmentação da pele Qual o melhor material para prótese dentária? Descubra aqui! Drenagem linfática na gravidez: conheça os benefícios Tudo sobre criolipólise de placas: entenda o procedimento Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios? Como o microagulhamento pode ajudar no combate às estrias? Descubra! Smart Dermapen: caneta para tratamento na pele. Conheça! O que é profilaxia podal e para que serve? Descubra! Laser na fisioterapia: como funciona e tipos de tratamento Conheça o checklist completo de equipamentos para clínica veterinária 3 dicas sobre a importância do esterilizador de ar na biossegurança 5 equipamentos que todo salão de beleza precisa ter! Osteotomia: conheça o procedimento na odontologia Conheça 3 tipos de agulhas para insulina 5 benefícios do botox para redução do bruxismo Conheça os 5 ciclos de esterilização na autoclave Moldagem odontológica: conheça o passo a passo Teste Biológico para Autoclave: Garanta a Eficácia da Esterilização Clínica odontológica: 5 dicas para crescer Autoclave: Saiba o que é e qual sua função Dermaplaning: o que é e o que você precisa saber