Reduzir as faltas dos pacientes nas clínicas de saúde é um verdadeiro desafio para os profissionais da área.
Afinal, agenda cheia nem sempre é sinal de alta produtividade no consultório e muitos pacientes podem simplesmente não aparecer. O resultado? Os atendimentos atrasam, os profissionais perdem tempo e tudo sai dos eixos.
Mas sabia que existem algumas medidas que podem ajudar a diminuir esse problema? Acompanhe as dicas que a Odonto Equipamentos preparou e deixe a rotina do seu consultório muito mais equilibrada!
Muitas vezes a política de agendamento do consultório não fica clara para o paciente. Assim, ele pode achar que faltar sem motivos não causará nenhum problema e isso pode virar um hábito em sua clínica.
Por isso, é importante estabelecer regras e informar todos os detalhes de agendamentos, inclusive se alguma consulta precisar ser adiada.
Você pode indicar uma data limite para aviso e um valor de multa caso essa regra não seja cumprida, por exemplo. Seguindo esse método, as chances de reduzir as faltas dos pacientes são maiores.
Outra solução é enviar lembretes pelo menos um dia antes da consulta. Desta forma, o paciente pode informar caso aconteça um imprevisto e ele não possa comparecer no dia seguinte.
Portanto, vale a pena utilizar as plataformas disponíveis – WhatsApp, SMS, E-mail, Facebook Messenger, etc – para confirmar a consulta e diminuir o risco de faltas. Caso o paciente tenha esquecido a data, esse contato de confirmação também será bem útil.
Nem sempre é fácil organizar a agenda de uma clínica. Por isso, uma boa opção é investir em softwares de gestão que ajudem a integrar todas as atividades do seu consultório.
Um serviço como esse pode conectar a agenda ao serviço de lembretes. Por lá é possível ver quem confirmou ou não o agendamento da consulta e indicar quem precisa receber uma ligação da recepcionista, por exemplo.
Com todo esse processo automatizado, a organização e riscos de imprevistos é bem menor.
E claro, criar um vínculo de respeito e empatia com o paciente aumenta o seu senso de responsabilidade. Afinal, ao desenvolver um bom relacionamento, esse paciente se sentirá na obrigação de cumprir seus horários e ser sempre pontual.
Com isso, não só a questão do horário, mas todo o atendimento é mais prazeroso e você consegue ajudar com muito mais eficiência. Para saber sobre o assunto, acesse nosso post e veja como humanizar o seu atendimento.
Com as dicas acima, você consegue estabelecer uma rotina de atendimento mais eficaz e evita faltas frequentes em seu consultório. Por isso, organize-se e crie um planejamento para que esse problema seja cada vez menor no seu ambiente de trabalho.
Simples, não é mesmo?! Para mais dicas como essas, continue acompanhando o blog da Odonto Equipamentos! Aqui você sempre está em ótimas mãos! 😉
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