4 dicas para reduzir as faltas dos pacientes

Por Odonto Equipamentos | Publicado em

4 dicas para reduzir as faltas dos pacientes
Rate this post

Reduzir as faltas dos pacientes nas clínicas de saúde é um verdadeiro desafio para os profissionais da área.

Afinal, agenda cheia nem sempre é sinal de alta produtividade no consultório e muitos pacientes podem simplesmente não aparecer. O resultado? Os atendimentos atrasam, os profissionais perdem tempo e tudo sai dos eixos.

Mas sabia que existem algumas medidas que podem ajudar a diminuir esse problema? Acompanhe as dicas que a Odonto Equipamentos preparou e deixe a rotina do seu consultório muito mais equilibrada!

1. Estabeleça regras

Muitas vezes a política de agendamento do consultório não fica clara para o paciente. Assim, ele pode achar que faltar sem motivos não causará nenhum problema e isso pode virar um hábito em sua clínica.

Por isso, é importante estabelecer regras e informar todos os detalhes de agendamentos, inclusive se alguma consulta precisar ser adiada. 

Você pode indicar uma data limite para aviso e um valor de multa caso essa regra não seja cumprida, por exemplo. Seguindo esse método, as chances de reduzir as faltas dos pacientes são maiores.

2. Envie lembretes

Outra solução é enviar lembretes pelo menos um dia antes da consulta. Desta forma, o paciente pode informar caso aconteça um imprevisto e ele não possa comparecer no dia seguinte.

Portanto, vale a pena utilizar as plataformas disponíveis – WhatsApp, SMS, E-mail, Facebook Messenger, etc – para confirmar a consulta e diminuir o risco de faltas. Caso o paciente tenha esquecido a data, esse contato de confirmação também será bem útil.

3. Utilize um software de gestão

Nem sempre é fácil organizar a agenda de uma clínica. Por isso, uma boa opção é investir em softwares de gestão que ajudem a integrar todas as atividades do seu consultório. 

Um serviço como esse pode conectar a agenda ao serviço de lembretes. Por lá é possível ver quem confirmou ou não o agendamento da consulta e indicar quem precisa receber uma ligação da recepcionista, por exemplo. 

Com todo esse processo automatizado, a organização e riscos de imprevistos é bem menor.

4. Estabeleça um bom relacionamento com os pacientes

E claro, criar um vínculo de respeito e empatia com o paciente aumenta o seu senso de responsabilidade. Afinal, ao desenvolver um bom relacionamento, esse paciente se sentirá na obrigação de cumprir seus horários e ser sempre pontual.

Com isso, não só a questão do horário, mas todo o atendimento é mais prazeroso e você consegue ajudar com muito mais eficiência. Para saber sobre o assunto, acesse nosso post e veja como humanizar o seu atendimento.

Organização é a chave para evitar faltas na sua clínica

Com as dicas acima, você consegue estabelecer uma rotina de atendimento mais eficaz e evita faltas frequentes em seu consultório. Por isso, organize-se e crie um planejamento para que esse problema seja cada vez menor no seu ambiente de trabalho.

Simples, não é mesmo?! Para mais dicas como essas, continue acompanhando o blog da Odonto Equipamentos! Aqui você sempre está em ótimas mãos! 😉

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Endermoterapia: o que é? Qual equipamento é necessário para realizar? Ficha de anamnese estética: o que é e qual a importância? Neoplasia benigna e maligna na Odontologia Kit acadêmico odontológico: como escolher? Radiofrequência: o que é e quais são os benefícios? Jato de plasma nas estrias: como funciona? Quais são os benefícios? Clareamento dental: As principais técnicas existentes no mercado Técnicas para preenchimento labial: conheça elas! Marketing para clínica odontológica: Saiba como começar 5 Equipamentos indispensáveis para clínica odontológica Terapia capilar: diminuição de doenças e saúde dos cabelos Laserterapia na odontologia pode trazer diversos benefícios. Conheça! Ultracavitação: o que é e como auxilia contra a gordura localizada O que é negatoscópio, para que serve e como escolher? Entenda! Tratamento para vitiligo e outras condições: despigmentação da pele Qual o melhor material para prótese dentária? Descubra aqui! Drenagem linfática na gravidez: conheça os benefícios Tudo sobre criolipólise de placas: entenda o procedimento Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios? Como o microagulhamento pode ajudar no combate às estrias? Descubra! Smart Dermapen: caneta para tratamento na pele. Conheça! O que é profilaxia podal e para que serve? Descubra! Laser na fisioterapia: como funciona e tipos de tratamento Conheça o checklist completo de equipamentos para clínica veterinária 3 dicas sobre a importância do esterilizador de ar na biossegurança 5 equipamentos que todo salão de beleza precisa ter! Osteotomia: conheça o procedimento na odontologia Conheça 3 tipos de agulhas para insulina 5 benefícios do botox para redução do bruxismo Conheça os 5 ciclos de esterilização na autoclave Moldagem odontológica: conheça o passo a passo Teste Biológico para Autoclave: Garanta a Eficácia da Esterilização Clínica odontológica: 5 dicas para crescer Autoclave: Saiba o que é e qual sua função Dermaplaning: o que é e o que você precisa saber