Na Odontologia, assim como em qualquer outra área da saúde, a oferta de serviços é sempre muito grande. Pensando nisso, avaliar a satisfação dos pacientes pode ser uma ótima forma de fidelizá-los, além de aprimorar o atendimento no consultório.
Ter esse cuidado é necessário, pois muitos clientes optam por continuar um serviço baseados na boa experiência que tiveram. Sendo assim, é dever dos profissionais da saúde se preocupar com o atendimento oferecido e mensurar essa satisfação através dos recursos disponíveis.
Não sabe qual a maneira mais adequada de avaliar a satisfação dos seus pacientes? A Odonto Equipamentos te ajuda! Continue a leitura e confira todas as informações que preparamos sobre esse assunto!
Com a evolução dos atendimentos e um perfil de pacientes cada vez mais exigente, a satisfação tornou-se um quesito cada vez mais importante na área da saúde.
Hoje, profissionais não devem prezar pelo bom atendimento apenas durante a consulta. Ele deve estender-se ao pré e o pós atendimento para que os clientes sintam-se acolhidos e valorizados pelos profissionais que prestam esses serviços.
E o resultado dessa exigência por qualidade muitas vezes pode sair caro: ao ter uma experiência ruim, o paciente dificilmente voltará à clínica.
Então, aplicar pesquisas de satisfação pode ser a saída para sobreviver a esse cenário e ainda ter ideias para aprimorar o atendimento como um todo.
Leia também: Aprenda a fidelizar clientes em sua clínica odontológica
Existem alguns métodos bem eficazes quando falamos em avaliar a satisfação dos pacientes em um consultório odontológico. Então, acompanhe a seguir quais são os principais modelos:
O método de Pesquisa NPS é um recurso bem conhecido e que você já deve ter sido impactado(a) em algum momento da vida.
Ele foi desenvolvida pelo norte-americano Fred Reichheld e tem o objetivo de avaliar os consumidores dividindo-os por graus de satisfação.
Na prática, ele é bem simples e funciona com apenas uma pergunta:
“Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria X empresa para um amigo ou familiar?”
Assim, quem avaliou o serviço com notas de 9 a 10 são os promotores (os que são satisfeitos e indicam para outras pessoas), de 7 a 8 são neutros (tiveram uma experiência boa, mas não a ponto de indicar) e de 0 a 6, os detratores (os que avaliaram negativamente e ainda podem contraindicar seus serviços).
Para medir a média da NPS, o cálculo a ser feito é:
NPS= % de promotores – % de detratores.
Então, com esses dados em mãos, é possível trabalhar para aumentar a nota final e melhorar o atendimento.
O formulário é um dos meios mais comuns para avaliar o grau de satisfação em uma clínica de saúde.
Neste modelo, um questionário é apresentado ao paciente logo após o atendimento. Ele pode conter perguntas que avaliam as instalações do local, qualidade do atendimento, tempo de espera, segurança e limpeza do local e etc.
Além disso, também é possível inserir um espaço para o paciente dar sugestões ou mesmo fazer uma reclamação.
Trata-se de um modelo bem interessante, já que ele pode ser feito não só no papel, mas também online ou por telefone.
Além disso, outro método bastante eficaz é contratar um centro de pesquisa especializado.
Mesmo com a necessidade de um investimento maior, uma equipe profissional de pesquisa pode ajudar a dar mais detalhes sobre o que vem incomodando os pacientes.
Neste modelo, são apresentados relatórios com informações valiosas e que podem fazer toda a diferença na mudança de percurso quanto ao atendimento no futuro.
Avaliar a satisfação com os recursos que citamos acima pode ser o norte que seu consultório precisava para atrair mais pacientes e fidelizar os que já usufruem dos seus serviços.
Para isso, é preciso contar com uma equipe engajada e motivada, além de levar o máximo de qualidade para cada atendimento.
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