Infelizmente, a inadimplência em clínicas odontológicas é uma situação mais comum do que se imagina.
Para se ter uma ideia, em janeiro de 2020, a Serasa Experian divulgou que a inadimplência das empresas aumentou 9,9% em janeiro no Brasil, antes mesmo da pandemia do novo Coronavírus. Ou seja, este é um mal que há muito tempo já faz parte da vida do brasileiro.
Pensando neste cenário, como manter a saúde financeira de sua clínica odontológica estável, já que existem custos fixos e variáveis a serem pagos?
Foi pensando nisso que a Odonto Equipamentos preparou este post com dicas sobre como evitar a inadimplência na Odontologia. Acompanhe!
Foi-se o tempo em que dinheiro ou cheque eram as únicas opções para pagamentos de serviços. Nestes dois métodos, é necessário que o paciente esteja presente no consultório, o que pode atrair mais inadimplência devido à faltas.
Hoje existem diversas formas de pagamento disponíveis e você pode optar por essas alternativas para que o paciente não precise sair de casa.
O boleto bancário, por exemplo, é uma boa opção e o usuário pode recebê-lo no próprio e-mail e efetuar o pagamento pelo aplicativo do banco.
Também existe a opção de realizar o pagamento via PagSeguro (com negocionamento de taxas mais baixas) ou parcelamento no cartão de crédito. Assim, o paciente pode administrar melhor a forma de pagar e você não corre o risco de não receber pelo serviço prestado.
É importante ter um controle completo dos pacientes e as datas de pagamento combinadas.
Para isso, você pode utilizar uma planilha do Excel ou um software de gestão odontológica que conte com essa função. Esse controle deve estar sempre atualizado com os dados e status de vencimentos.
Caso o pagamento esteja atrasado, é importante destacá-lo na planilha para que a próxima ação possa ser tomada.
Se o objetivo é evitar a inadimplência de pacientes, é necessário criar um sistema que seja eficaz em todos os casos.
Você pode, por exemplo, estabelecer que enviará uma mensagem três dias após o vencimento do pagamento para o paciente. Após dez dias, fará uma ligação para conversar melhor sobre a situação.
Nestes momentos, é importante ouvir quem está do outro lado. Afinal, entender o lado da pessoa faz parte da fidelização de pacientes e negociar é a melhor forma de entrar em um acordo.
É claro que negociar um valor não seria a forma ideal de receber pelos seus serviços. No entanto, essa é uma forma eficaz de se trabalhar e você pode adotar boas alternativas como descontos ou maior prazo de pagamento.
Geralmente, a secretária do consultório é a responsável por realizar cobranças e fazer as negociações com os pacientes inadimplentes.
Por isso, é essencial que ela seja treinada para melhor atender e conversar pelo telefone. É possível, por exemplo, criar uma espécie de protocolo que deverá ser seguido, além de orientá-la a ser gentil, agir com equilíbrio emocional e ter empatia.
Assim, uma situação como essa pode ser resolvida com total tranquilidade e o paciente sente-se acolhido, ao invés de insultado ou prejudicado.
Empresas que oferecem serviços de pagamento a longo prazo, como é o caso das clínicas odontológicas, estão sujeitas a sofrer com a inadimplência. Para manter a saúde financeira em dia, é importante tomar medidas que possam reduzir esse problema, como as que citamos acima.
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