Todo e qualquer dentista já teve experiências com pessoas que começaram um tratamento ou fizeram uma consulta e nunca mais voltaram. Estes são conhecidos como pacientes inativos.
Para garantir mais faturamento em sua clínica no final do mês, reconquistar essas pessoas pode ser uma estratégia bastante eficaz. Afinal, esses pacientes já conhecem o seu trabalho e um simples contato pode ajudar a fazer com que ele volte.
Quer conhecer algumas estratégias para reativar pacientes inativos na sua clínica? Então acompanhe o conteúdo que o blog da Odonto Equipamentos trouxe para você!
Antes de tudo, é importante entender porque voltar a clientes antigos e que desistiram do atendimento é tão válido.
A verdade é que é muito mais simples e barato retornar aos antigos pacientes do que captar novos. Como citamos acima, essas pessoas já conhecem o seu trabalho e mostraram interesse em seus serviços em algum momento.
Ou seja, já estão em uma etapa mais avançada do que outros que ainda não conhecem seu atendimento.
Além disso, conta o fato de que é possível tirar boas lições com os pacientes inativos. Ao entrar em contato com eles, você pode entender se falhou em algum momento e o que pode fazer para aprimorar os serviços futuramente.
Agora que entendemos a importância de reativar pacientes inativos, vamos à prática. Confira as dicas a seguir e monte o seu plano de ação para reverter esse quadro:
O primeiro passo é identificar quem são essas pessoas que já adquiriram ou cogitaram contratar seus serviços e, por algum motivo, não retornaram.
Para isso, vale a pena utilizar um bom software de gestão odontológica ou sua própria planilha de cadastro. Aqueles que estiverem com a ficha desatualizada por pelo menos 18 meses já podem ser considerados como inativos.
Depois, é preciso entrar em contato com esses clientes (pode ser por telefone ou pesquisa via e-mail) e entender por que ele interrompeu ou não começou o tratamento.
Muitos profissionais podem achar que o motivo da desistência está apenas relacionado ao preço. No entanto, ela também pode ter relação com um atendimento de má qualidade.
Durante este contato, você pode informar que algumas mudanças estão sendo planejadas na clínica e que a opinião deste paciente é muito importante.
Identificados os motivos de cada desistência do serviço, agora é o momento de separá-los por motivos e pensar em estratégias únicas para cada grupo.
Aqueles que se mostraram irredutíveis e não cogitaram voltar devem ser descartados e você deve focar apenas naqueles que podem realmente ser reativados.
Também vale a pena analisar o tempo de inatividade de cada paciente. Isso porque aqueles que desistiram do serviço há menos tempo ainda possuem certo vínculo com a clínica. Consequentemente, podem ser convertidos com mais facilidade que outros mais antigos.
Com a segmentação feita, desenvolva estratégias que sejam vantajosas para estes pacientes e use a criatividade para essa missão.
Você pode, por exemplo, incluir um desconto, promoção ou bonificação específica para este paciente. Deixe bem claro que você se importa com ele e que está disposto a melhorar a relação através de um serviço com mais qualidade.
Outro ponto importante é avaliar a satisfação do paciente. Após cada atendimento, peça que ele participe de sua pesquisa ou mesmo dê um feedback imediato. Tudo isso pode ajudar para que ele sinta-se satisfeito e mais engajado com seu negócio.
Reativar pacientes inativos é uma atividade que requer tempo e dedicação. No entanto, lembre-se que esta é uma medida mais barata do que captar novos clientes e você pode aprimorar seus serviços com esta prática.
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