Autoclave Cristófoli Vitale Class Cristófoli 12 Litros
Os cuidados com os materiais de trabalho devem ser sempre uma prioridade na rotina de qualquer profissional. Na Odontologia, por exemplo, entender a esterilização na autoclave passo a passo é fundamental.
Mesmo com a grande demanda que uma clínica odontológica possui, é preciso seguir rigorosamente processos de higiene como esse. Afinal, o objetivo é evitar qualquer tipo de doença ou contaminação.
Por isso, hoje o blog da Odonto Equipamentos vai falar sobre a importância da esterilização na Odontologia e como fazer esse procedimento passo a passo. Confira!
As autoclaves são aparelhos que realizam a esterilização de materiais odontológicos.
Itens como alicates e pinças, que entram em contato direto com os pacientes, devem ser devidamente esterilizados para evitar o contato com outras pessoas.
O processo, além de ser uma norma obrigatória, é a forma mais eficaz de eliminar resíduos, sangue ou fluídos dos pacientes, que podem causar contaminações e doenças.
Antes de utilizar sua autoclave, é preciso entender se ela, de fato, apresenta a efic´ácia necessária para esterilizar as peças de mão.
E para isso, o processo mais recomendado é o teste biológico para autoclave. Nela são utilizados microrganismos autocontidos que identificam o processo de esterilização e o tornam mais confiável.
Trata-se de um processo obrigatório e que os órgãos regulamentadores indicam que deve ser feito pelo menos 1 vez por semana.
A duração do processo é, em média, de 40 minutos (verificar o tempo exato com o fabricante). Isso levando em consideração todo o tempo de aquecimento e exposição dos materiais às temperaturas elevadas. A temperatura, inclusive, varia de 121ºC de 134ºC, de acordo com o modelo.
Essa limpeza facilita a circulação e drenagem do ar, além de promover a penetração do vapor nos equipamentos.
Tudo isso é feito sem a necessidade de manuseamento humano, já que a própria autoclave faz todo o procedimento.
O único trabalho é preparar os materiais para esterilização na autoclave.
Neste processo, é preciso entender se sua autoclave está seguindo os ciclos de esterilização corretamente. A seguir, preparamos um passo a passo para que você entenda cada detalhe do processo:
Esses são alguns cuidados básicos e essenciais para antes e depois da esterilização na autoclave, mas que fazem toda a diferença no processo de higienizar seus instrumentos de trabalho.
Existem ainda os modelos de autoclave classe B, que representam o que há de mais moderno em autoclaves produzidas em todo o mundo. Trata-se de um modelo universal e altamente eficaz ao esterilizar diferentes tipos de instrumentos.
Aqui no nosso blog você pode conferir o processo de esterilização em autoclave classe B e os testes necessários para avaliar a funcionalidade do aparelho.
Então, o que achou do processo de esterilização na Odontologia? Essa é uma atividade que deve ser rotina em qualquer clínica ou consultório odontológico.
Por isso, é essencial contar com produtos e equipamentos de qualidade! Aqui na Odonto Equipamentos, você encontra as melhores marcas de autoclave e diversos outros itens para sua clínica. Acesse e confira!
O gesso odontológico é um dos materiais mais utilizados nos laboratórios odontológicos, sendo essencial para…
A cirurgia ortognática é uma intervenção cirúrgica destinada a corrigir problemas de desalinhamento nos ossos…
No ambiente estético, a segurança de pacientes e profissionais é uma prioridade. A biossegurança desempenha…
Nos últimos anos, a fotobiomodulação (FBM) tem se mostrado uma técnica promissora no manejo de…
Os indicadores de esterilização, químicos e biológicos, são utilizados para monitoramento dos processos de esterilização…
Gerenciar uma clínica odontológica pode ser uma tarefa complexa, envolvendo a administração de agendas, prontuários,…
View Comments
gostei da explicação do modo de funcionamento da autoclave