Higiene e Limpeza

Esterilização na autoclave: passo a passo

Rate this post

Os cuidados com os materiais de trabalho devem ser sempre uma prioridade na rotina de qualquer profissional. Na Odontologia, por exemplo, entender a esterilização na autoclave passo a passo é fundamental.

Mesmo com a grande demanda que uma clínica odontológica possui, é preciso seguir rigorosamente processos de higiene como esse. Afinal, o objetivo é evitar qualquer tipo de doença ou contaminação.

Por isso, hoje o blog da Odonto Equipamentos vai falar sobre a importância da esterilização na Odontologia e como fazer esse procedimento passo a passo. Confira!

Qual a importância de usar a autoclave?

As autoclaves são aparelhos que realizam a esterilização de materiais odontológicos.

Itens como alicates e pinças, que entram em contato direto com os pacientes, devem ser devidamente esterilizados para evitar o contato com outras pessoas.

O processo, além de ser uma norma obrigatória, é a forma mais eficaz de eliminar resíduos, sangue ou fluídos dos pacientes, que podem causar contaminações e doenças.

Teste biológico para autoclave

Antes de utilizar sua autoclave, é preciso entender se ela, de fato, apresenta a efic´ácia necessária para esterilizar as peças de mão.

E para isso, o processo mais recomendado é o teste biológico para autoclave. Nela são utilizados microrganismos autocontidos que identificam o processo de esterilização e o tornam mais confiável.

Trata-se de um processo obrigatório e que os órgãos regulamentadores indicam que deve ser feito pelo menos 1 vez por semana.

Como usar a autoclave corretamente?

A duração do processo é, em média, de 40 minutos (verificar o tempo exato com o fabricante). Isso levando em consideração todo o tempo de aquecimento e exposição dos materiais às temperaturas elevadas. A temperatura, inclusive, varia de 121ºC de 134ºC, de acordo com o modelo.

Essa limpeza facilita a circulação e drenagem do ar, além de promover a penetração do vapor nos equipamentos.

Tudo isso é feito sem a necessidade de manuseamento humano, já que a própria autoclave faz todo o procedimento.

O único trabalho é preparar os materiais para esterilização na autoclave.

Esterilização na autoclave passo a passo

Neste processo, é preciso entender se sua autoclave está seguindo os ciclos de esterilização corretamente. A seguir, preparamos um passo a passo para que você entenda cada detalhe do processo:

  • Primeiro é necessário colocar certa quantidade de água na câmara da autoclave. Cada modelo de máquina possui uma indicação diferente e é necessário segui-la;
  • Aos materiais em estado mais crítico de limpeza, é ideal deixá-los por cerca de 30 minutos em uma solução desinfetante antes da esterilização;
  • O processo sobre como embalar material odontológico para esterilização é o seguinte: embale seus materiais de trabalho (tesouras, pinças, alta rotação, contra ângulo e etc) em papel grau cirúrgico — disponíveis em envelopes ou rolos;
  • Em seguida, você deve apenas colocar equipamentos do mesmo material em cada bandeja esterilizadora. Se for o caso de houver algum objeto de material diferente, separe-o em outra bandeja;
  • Evite a sobrecarga da sua autoclave e coloque apenas pequenos objetos por vez;
  • Para cada pacote ou bandeja, use um indicador químico;
  • Coloque os equipamentos devidamente embalados, lembrando sempre de manter plástico em contato com plástico e mais leves sobre os mais pesados. Isso ajuda na drenagem do ar e circulação do vapor;
  • Para evitar o acúmulo de água em objetos côncavos, coloque-os sempre virados para baixo;
  • Ligue e aguarde os ciclos de aquecimento e esterilização serem concluídos;
  • Desligue e espere. Depois que os envelopes estiverem frios, armazene todos eles em armário próprio até o momento do uso. Para isso, são indicados armários de fórmica ou móveis que não tenham contato com a umidade ou calor.

Esses são alguns cuidados básicos e essenciais para antes e depois da esterilização na autoclave, mas que fazem toda a diferença no processo de higienizar seus instrumentos de trabalho.

Esterilização em autoclave classe B

Existem ainda os modelos de autoclave classe B, que representam o que há de mais moderno em autoclaves produzidas em todo o mundo. Trata-se de um modelo universal e altamente eficaz ao esterilizar diferentes tipos de instrumentos.

Aqui no nosso blog você pode conferir o processo de esterilização em autoclave classe B e os testes necessários para avaliar a funcionalidade do aparelho.

A Odonto Equipamentos tem tudo o que o seu consultório precisa!

Então, o que achou do processo de esterilização na Odontologia? Essa é uma atividade que deve ser rotina em qualquer clínica ou consultório odontológico.

Por isso, é essencial contar com produtos e equipamentos de qualidade! Aqui na Odonto Equipamentos, você encontra as melhores marcas de autoclave e diversos outros itens para sua clínica. Acesse e confira!

Autoclave Cristófoli Vitale Class Cristófoli 12 Litros

Seladora Selamaxx Essence Dental VH

Rolo Papel Grau Cirúrgico para Esterilização em Autoclave 12cmx100m LBmed

Odonto Equipamentos

View Comments

Recent Posts

Gesso odontológico em laboratórios: tipos e aplicações

O gesso odontológico é um dos materiais mais utilizados nos laboratórios odontológicos, sendo essencial para…

2 dias ago

Cirurgia ortognática: correção funcional e estética

A cirurgia ortognática é uma intervenção cirúrgica destinada a corrigir problemas de desalinhamento nos ossos…

1 semana ago

Biossegurança na estética: práticas essenciais para clínicas

No ambiente estético, a segurança de pacientes e profissionais é uma prioridade. A biossegurança desempenha…

2 semanas ago

Fotobiomodulação como alternativa para radiodermite em mulheres com câncer de mama

Nos últimos anos, a fotobiomodulação (FBM) tem se mostrado uma técnica promissora no manejo de…

3 semanas ago

Indicador químico e biológico: o que são? Qual a diferença entre eles?

Os indicadores de esterilização, químicos e biológicos, são utilizados para monitoramento dos processos de esterilização…

1 mês ago

Software para gestão de clínicas odontológicas: benefícios, como escolher e os 5 mais usados no mercado

Gerenciar uma clínica odontológica pode ser uma tarefa complexa, envolvendo a administração de agendas, prontuários,…

1 mês ago