O que são ciclos de esterilização na autoclave?

Por Odonto Equipamentos | Publicado em

O que são ciclos de esterilização na autoclave?
5/5 - (1 vote)

Quando é necessária a esterilização na autoclave, existem alguns processos definidos por lei que precisam ser seguidos para garantir a eficácia. Os ciclos de esterilização na autoclave são alguns desses processos. 

Neste post, você vai aprender o que são estes ciclos e como preparar os materiais para a esterilização na autoclave, visando garantir a segurança do profissional e de seus pacientes. Além disso, você entenderá como deve ser feita a emissão do laudo técnico da autoclave

Acompanhe!

O que é um ciclo de esterilização na autoclave?

Os ciclos de esterilização da autoclave são essenciais para garantir a eliminação de microrganismos patogênicos em instrumentos e materiais utilizados em procedimentos médicos. Esses ciclos submetem os itens a altas temperaturas e pressões, destruindo bactérias, vírus e fungos.

A esterilização adequada é crucial para prevenir infecções e promover a segurança dos pacientes e profissionais de saúde. Os ciclos variam de acordo com o tipo de material e o nível de esterilização necessário. 

Portanto, seguir corretamente os protocolos de esterilização da autoclave é fundamental para garantir a eficácia do processo e a qualidade do atendimento médico.

Para se ter uma ideia da importância de uma esterilização na autoclave bem-feita, a ANVISA determinou em sua Resolução RDC N15 como devem ser os ciclos de esterilização para autoclaves Classe N Gravitacionais.

Conheça os ciclos de esterilização autoclave!

A seguir, falamos detalhadamente de cada ciclo de esterilização e sua importância no processo. Confira!

Fase de acondicionamento

Esta primeira fase vem antes do pré-aquecimento da câmara interna por transmissão de calor à carga e antes de atingir o ponto de pressurização. 

Ela é necessária, pois ainda podem restar bolhas de ar após o aquecimento, que é quando o ar e a carga são retirados do aparelho. Para retirar essas bolhas, é feita uma despressurização, que por sua vez é realizada antes do processo de saturação.

Fase de aquecimento

Outro importante ciclo de esterilização da autoclave Classe N Gravitacional é a fase de aquecimento. 

Ela acontece através de uma resistência elétrica imersa na água destilada na parte interior da câmara interna. Quando o ponto de ebulição é atingido, ocorre a geração de vapor saturado e a pressão dentro da câmara passa a subir.

Para isso, a temperatura da esterilização da autoclave deve atingir de +121ºC a +134ºC no painel da autoclave.

Patamar de esterilização

Dentro da câmara de inox, passam a valer três parâmetros que são fundamentais para o processo: tempo, temperatura e pressão.

Quando o patamar ideal para esterilização é atingido (121ºC e 110 kPa), o processo de esterilização começa em cerca de 20 minutos. No entanto, se a temperatura de 124ºC e 210 kPa for atingida, o processo se inicia em cerca de 6 minutos.

Fase de despressurização

Após o término do patamar de esterilização, ocorre a despressurização, que é quando a pressão positiva dentro da câmara é aliviada. O vapor deve ser retirado e o processo de secagem da carga começa.

Fase de secagem

Em seguida, depois de eliminado o vapor, é hora de eliminar a umidade residual na carga empacotada. É um processo extremamente importante, já que a umidez é uma porta de entrada certa para a contaminação.

Na maioria dos modelos, não é necessário que a porta do equipamento seja aberta. No entanto, existem modelos que finalizam a secagem com a porta entreaberta, consulte sempre o vendedor.

Fase final do ciclo

Então, depois de finalizada a secagem, deve-se abrir a porta do equipamento e aguardar de 3 a 5 minutos para manipular as cargas. Lembrando que é necessário verificar a indicação de cada fabricante das peças para a retirada dos materiais estéreis da autoclave.

Agora que você conheceu os ciclos de esterilização, continue a leitura para entender como preparar os materiais para a esterilização na autoclave.

Leia também: Teste biológico para autoclave – saiba como fazer

Preparo do material para esterilização: passo a passo

Para preparar os materiais para esterilização na autoclave, é necessário limpar os itens adequadamente, remover resíduos, embalar corretamente em materiais apropriados e identificar cada pacote para rastreabilidade e fácil identificação pós-esterilização. Confira os passos a seguir.

Desinfecção

Antes de dar início à esterilização, os materiais devem passar por uma descontaminação e lavagem inicial.

Neste processo, você deve colocá-los na lavadora cuba ultrassônica com a água até o nível limite indicado. Então, use detergente enzimático e deixe os instrumentos imersos na solução até o tempo estimado na embalagem do produto químico.

Limpeza

O próximo passo é retirar sujeiras e resquícios de matéria orgânica dos materiais.

Para isso, utilize escovas de cerdas macias e limpe muito bem cada parte das peças.

Enxágue

Após a limpeza, faça o enxágue para eliminar de vez qualquer indício de contaminação.

No entanto, para realizar esse procedimento, é muito importante que a água utilizada seja potável e filtrada.

Secagem

A seguir, seque os materiais com papel toalha, ou uma secadora de instrumentais e elimine a água da lavagem. Isso deve ser feito para acabar com a interferência da umidade, que pode atrapalhar a limpeza.

Revisão

Feito isso, é hora de realizar a inspeção visual de tudo o que foi higienizado. Se você encontrou alguma sujeira ou resíduo em algum material, ele deve retornar ao início do processo.

Embalar em papel apropriado

Além disso, também é necessário embalar cada peça em papel grau cirúrgico para que elas possam passar pela esterilização na autoclave, método mais indicado para este tipo de material.

Primeiramente, você deve armazenar cada instrumento em pacotes próprios e com passagem de vapor. Então, logo depois é preciso identificar as embalagens para esterilização.

Esterilização na autoclave

Em seguida, o próximo passo é utilizar a autoclave para fazer a esterilização completa dos equipamentos.

Esse processo é feito através da circulação e drenagem do ar e penetração do vapor nos materiais. Assim, a higienização é feita de forma completa.

Para saber qual é a temperatura da autoclave para esterilização, é necessário analisar as recomendações do fabricante da peça. 

Por que é importante fazer essa preparação?

Alguns testes microbiológicos já comprovaram que o risco de contaminação por materiais odontológicos existe. 

Até mesmo os que não foram utilizados, mas ficaram expostos durante um atendimento, também apresentaram o mesmo tipo de risco. É o que chamamos de contaminação cruzada.

Isso acontece por conta da deposição de aerossóis produzidos por saliva, sangue e outros fluidos orgânicos: eles contaminam os produtos e podem ser altamente prejudiciais à nossa saúde.

Por essa razão, é fundamental que o preparo e empacotamento de artigos para esterilização seja devidamente feito.

Equipamentos e testes biológicos para autoclave é na Odonto Equipamentos

Agora que você já entendeu como funciona cada detalhe para fazer a esterilização na autoclave, é importante contar com bons fornecedores de equipamentos de qualidade para ter maior assertividade com o processo.

Acesse o site da Odonto Equipamentos e veja como nós entregamos os melhores materiais para a sua clínica odontológica ou estética. Até a próxima!

Autoclave 21 Litros Vitale Class Cristófoli

Autoclave Cristófoli Vitale Class CD Cristófoli 12 Litros

Autoclave Cristófoli Vitale Class Cristófoli 12 Litros

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Endermoterapia: o que é? Qual equipamento é necessário para realizar? Ficha de anamnese estética: o que é e qual a importância? Neoplasia benigna e maligna na Odontologia Kit acadêmico odontológico: como escolher? Radiofrequência: o que é e quais são os benefícios? Jato de plasma nas estrias: como funciona? Quais são os benefícios? Clareamento dental: As principais técnicas existentes no mercado Técnicas para preenchimento labial: conheça elas! Marketing para clínica odontológica: Saiba como começar 5 Equipamentos indispensáveis para clínica odontológica Terapia capilar: diminuição de doenças e saúde dos cabelos Laserterapia na odontologia pode trazer diversos benefícios. Conheça! Ultracavitação: o que é e como auxilia contra a gordura localizada O que é negatoscópio, para que serve e como escolher? Entenda! Tratamento para vitiligo e outras condições: despigmentação da pele Qual o melhor material para prótese dentária? Descubra aqui! Drenagem linfática na gravidez: conheça os benefícios Tudo sobre criolipólise de placas: entenda o procedimento Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios? Como o microagulhamento pode ajudar no combate às estrias? Descubra! Smart Dermapen: caneta para tratamento na pele. Conheça! O que é profilaxia podal e para que serve? Descubra! Laser na fisioterapia: como funciona e tipos de tratamento Conheça o checklist completo de equipamentos para clínica veterinária 3 dicas sobre a importância do esterilizador de ar na biossegurança 5 equipamentos que todo salão de beleza precisa ter! Osteotomia: conheça o procedimento na odontologia Conheça 3 tipos de agulhas para insulina 5 benefícios do botox para redução do bruxismo Conheça os 5 ciclos de esterilização na autoclave Moldagem odontológica: conheça o passo a passo Teste Biológico para Autoclave: Garanta a Eficácia da Esterilização Clínica odontológica: 5 dicas para crescer Autoclave: Saiba o que é e qual sua função Dermaplaning: o que é e o que você precisa saber