Laudo técnico para autoclave: o que é isso?

Por Odonto Equipamentos | Publicado em

Laudo técnico para autoclave: o que é isso?
Rate this post

O laudo técnico para autoclave é de extrema importância na odontologia.

Além dele, o alvará da Vigilância Sanitária também é necessário para o funcionamento da clínica. Esses dois documentos são essenciais na rotina odontológica. 

A Odonto Equipamentos preparou esse post com todas as informações que você precisa para garantir a funcionalidade do laudo técnico para autoclave e dar andamento aos seus procedimentos sem dor de cabeça. Confira!

O que é o laudo técnico para autoclave?

O laudo técnico tem como finalidade a inspeção em autoclave e garantia de que o equipamento está dentro das adequações necessárias.

Ele também mantém os parâmetros de funcionamento e segurança durante a realização dos ciclos.

Portanto, esse documento garante a eficiência da autoclave para a execução de suas atividades.

Qual o objetivo principal desse laudo?

O objetivo principal do laudo técnico para autoclave é evidenciar a boa funcionalidade do equipamento. Como mencionamos acima, esse documento determina se a autoclave está executando sua tarefa com eficiência.

Essa documentação, através de um escopo de análise, também é imprescindível para a regulamentação de seu consultório odontológico.

Logo, é fundamental manter o laudo técnico sempre atualizado. O prazo ideal para a renovação do documento é anual. Porém, se houver indícios que indiquem a necessidade de uma antecipação, ele deve ser feito a fim de detectar falhas e comportamentos anormais.

Qual é o escopo do laudo técnico para autoclave?

O laudo técnico avalia diversos fatores sobre o funcionamento do aparelho. Dentre os principais, podemos destacar:

  • Aspecto geral do equipamento;
  • Inspeção visual interna e externa;
  • Fissuras, trincas ou possíveis rompimentos;
  • Avaliação dos procedimentos operacionais;
  • Vida remanescente;
  • Condição do aparelho após variações cíclicas.

Todos esses fatores de análise determinam a qualidade do uso, servindo como controle de esterilização na autoclave.

Quem pode emitir este laudo?

Para emitir o laudo técnico para autoclave, você deve procurar por uma empresa especializada nisto e que seja devidamente credenciada pela fabricante.

Os profissionais devem ser capacitados, com equipamentos adequados e com emissão de laudo com recolhimento de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

Portanto, ao procurar por esse serviço, avalie se a empresa possui a licença para essa função.

Sua autoclave aqui na Odonto Equipamentos

A autoclave possui um tempo útil bastante longo quando bem preservada. No entanto, caso apresente defeitos irreversíveis, você encontra a solução aqui na Odonto Equipamentos.

Modelos modernos, com os melhores preços e as melhores marcas para seu consultório odontológico. Acesse nosso site e confira!

Autoclave 21 Litros Vitale Class Cristófoli

Autoclave Cristófoli Vitale Class CD Cristófoli 12 Litros

Autoclave Cristófoli Vitale Class Cristófoli 12 Litros


Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Endermoterapia: o que é? Qual equipamento é necessário para realizar? Ficha de anamnese estética: o que é e qual a importância? Neoplasia benigna e maligna na Odontologia Kit acadêmico odontológico: como escolher? Radiofrequência: o que é e quais são os benefícios? Jato de plasma nas estrias: como funciona? Quais são os benefícios? Clareamento dental: As principais técnicas existentes no mercado Técnicas para preenchimento labial: conheça elas! Marketing para clínica odontológica: Saiba como começar 5 Equipamentos indispensáveis para clínica odontológica Terapia capilar: diminuição de doenças e saúde dos cabelos Laserterapia na odontologia pode trazer diversos benefícios. Conheça! Ultracavitação: o que é e como auxilia contra a gordura localizada O que é negatoscópio, para que serve e como escolher? Entenda! Tratamento para vitiligo e outras condições: despigmentação da pele Qual o melhor material para prótese dentária? Descubra aqui! Drenagem linfática na gravidez: conheça os benefícios Tudo sobre criolipólise de placas: entenda o procedimento Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios? Como o microagulhamento pode ajudar no combate às estrias? Descubra! Smart Dermapen: caneta para tratamento na pele. Conheça! O que é profilaxia podal e para que serve? Descubra! Laser na fisioterapia: como funciona e tipos de tratamento Conheça o checklist completo de equipamentos para clínica veterinária 3 dicas sobre a importância do esterilizador de ar na biossegurança 5 equipamentos que todo salão de beleza precisa ter! Osteotomia: conheça o procedimento na odontologia Conheça 3 tipos de agulhas para insulina 5 benefícios do botox para redução do bruxismo Conheça os 5 ciclos de esterilização na autoclave Moldagem odontológica: conheça o passo a passo Teste Biológico para Autoclave: Garanta a Eficácia da Esterilização Clínica odontológica: 5 dicas para crescer Autoclave: Saiba o que é e qual sua função Dermaplaning: o que é e o que você precisa saber