Esterilização na autoclave: passo a passo

Por Odonto Equipamentos | Publicado em

Esterilização na autoclave: passo a passo
Rate this post

Os cuidados com os materiais de trabalho devem ser sempre uma prioridade na rotina de qualquer profissional. Na Odontologia, por exemplo, entender a esterilização na autoclave passo a passo é fundamental.

Mesmo com a grande demanda que uma clínica odontológica possui, é preciso seguir rigorosamente processos de higiene como esse. Afinal, o objetivo é evitar qualquer tipo de doença ou contaminação.

Por isso, hoje o blog da Odonto Equipamentos vai falar sobre a importância da esterilização na Odontologia e como fazer esse procedimento passo a passo. Confira!

Qual a importância de usar a autoclave?

As autoclaves são aparelhos que realizam a esterilização de materiais odontológicos.

Itens como alicates e pinças, que entram em contato direto com os pacientes, devem ser devidamente esterilizados para evitar o contato com outras pessoas.

O processo, além de ser uma norma obrigatória, é a forma mais eficaz de eliminar resíduos, sangue ou fluídos dos pacientes, que podem causar contaminações e doenças.

Teste biológico para autoclave

Antes de utilizar sua autoclave, é preciso entender se ela, de fato, apresenta a efic´ácia necessária para esterilizar as peças de mão.

E para isso, o processo mais recomendado é o teste biológico para autoclave. Nela são utilizados microrganismos autocontidos que identificam o processo de esterilização e o tornam mais confiável.

Trata-se de um processo obrigatório e que os órgãos regulamentadores indicam que deve ser feito pelo menos 1 vez por semana.

Como usar a autoclave corretamente?

A duração do processo é, em média, de 40 minutos (verificar o tempo exato com o fabricante). Isso levando em consideração todo o tempo de aquecimento e exposição dos materiais às temperaturas elevadas. A temperatura, inclusive, varia de 121ºC de 134ºC, de acordo com o modelo.

Essa limpeza facilita a circulação e drenagem do ar, além de promover a penetração do vapor nos equipamentos.

Tudo isso é feito sem a necessidade de manuseamento humano, já que a própria autoclave faz todo o procedimento.

O único trabalho é preparar os materiais para esterilização na autoclave.

Esterilização na autoclave passo a passo

Neste processo, é preciso entender se sua autoclave está seguindo os ciclos de esterilização corretamente. A seguir, preparamos um passo a passo para que você entenda cada detalhe do processo:

  • Primeiro é necessário colocar certa quantidade de água na câmara da autoclave. Cada modelo de máquina possui uma indicação diferente e é necessário segui-la;
  • Aos materiais em estado mais crítico de limpeza, é ideal deixá-los por cerca de 30 minutos em uma solução desinfetante antes da esterilização;
  • O processo sobre como embalar material odontológico para esterilização é o seguinte: embale seus materiais de trabalho (tesouras, pinças, alta rotação, contra ângulo e etc) em papel grau cirúrgico — disponíveis em envelopes ou rolos;
  • Em seguida, você deve apenas colocar equipamentos do mesmo material em cada bandeja esterilizadora. Se for o caso de houver algum objeto de material diferente, separe-o em outra bandeja;
  • Evite a sobrecarga da sua autoclave e coloque apenas pequenos objetos por vez;
  • Para cada pacote ou bandeja, use um indicador químico;
  • Coloque os equipamentos devidamente embalados, lembrando sempre de manter plástico em contato com plástico e mais leves sobre os mais pesados. Isso ajuda na drenagem do ar e circulação do vapor;
  • Para evitar o acúmulo de água em objetos côncavos, coloque-os sempre virados para baixo;
  • Ligue e aguarde os ciclos de aquecimento e esterilização serem concluídos;
  • Desligue e espere. Depois que os envelopes estiverem frios, armazene todos eles em armário próprio até o momento do uso. Para isso, são indicados armários de fórmica ou móveis que não tenham contato com a umidade ou calor.

Esses são alguns cuidados básicos e essenciais para antes e depois da esterilização na autoclave, mas que fazem toda a diferença no processo de higienizar seus instrumentos de trabalho.

Esterilização em autoclave classe B

Existem ainda os modelos de autoclave classe B, que representam o que há de mais moderno em autoclaves produzidas em todo o mundo. Trata-se de um modelo universal e altamente eficaz ao esterilizar diferentes tipos de instrumentos.

Aqui no nosso blog você pode conferir o processo de esterilização em autoclave classe B e os testes necessários para avaliar a funcionalidade do aparelho.

A Odonto Equipamentos tem tudo o que o seu consultório precisa!

Então, o que achou do processo de esterilização na Odontologia? Essa é uma atividade que deve ser rotina em qualquer clínica ou consultório odontológico.

Por isso, é essencial contar com produtos e equipamentos de qualidade! Aqui na Odonto Equipamentos, você encontra as melhores marcas de autoclave e diversos outros itens para sua clínica. Acesse e confira!

Autoclave Cristófoli Vitale Class Cristófoli 12 Litros

Seladora Selamaxx Essence Dental VH

Rolo Papel Grau Cirúrgico para Esterilização em Autoclave 12cmx100m LBmed

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Lista de Comentários

Rui Ah Taka

gostei da explicação do modo de funcionamento da autoclave

Endermoterapia: o que é? Qual equipamento é necessário para realizar? Ficha de anamnese estética: o que é e qual a importância? Neoplasia benigna e maligna na Odontologia Kit acadêmico odontológico: como escolher? Radiofrequência: o que é e quais são os benefícios? Jato de plasma nas estrias: como funciona? Quais são os benefícios? Clareamento dental: As principais técnicas existentes no mercado Técnicas para preenchimento labial: conheça elas! Marketing para clínica odontológica: Saiba como começar 5 Equipamentos indispensáveis para clínica odontológica Terapia capilar: diminuição de doenças e saúde dos cabelos Laserterapia na odontologia pode trazer diversos benefícios. Conheça! Ultracavitação: o que é e como auxilia contra a gordura localizada O que é negatoscópio, para que serve e como escolher? Entenda! Tratamento para vitiligo e outras condições: despigmentação da pele Qual o melhor material para prótese dentária? Descubra aqui! Drenagem linfática na gravidez: conheça os benefícios Tudo sobre criolipólise de placas: entenda o procedimento Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios? Como o microagulhamento pode ajudar no combate às estrias? Descubra! Smart Dermapen: caneta para tratamento na pele. Conheça! O que é profilaxia podal e para que serve? Descubra! Laser na fisioterapia: como funciona e tipos de tratamento Conheça o checklist completo de equipamentos para clínica veterinária 3 dicas sobre a importância do esterilizador de ar na biossegurança 5 equipamentos que todo salão de beleza precisa ter! Osteotomia: conheça o procedimento na odontologia Conheça 3 tipos de agulhas para insulina 5 benefícios do botox para redução do bruxismo Conheça os 5 ciclos de esterilização na autoclave Moldagem odontológica: conheça o passo a passo Teste Biológico para Autoclave: Garanta a Eficácia da Esterilização Clínica odontológica: 5 dicas para crescer Autoclave: Saiba o que é e qual sua função Dermaplaning: o que é e o que você precisa saber