Lubrificação de peças de mão: saiba como fazer

Por Odonto Equipamentos | Publicado em

Lubrificação de peças de mão: saiba como fazer
Rate this post

Você sabe como fazer a limpeza e lubrificação de peças de mão da forma certa?

As peças de mão de alta e baixa rotação são essenciais para a prática clínica e cirúrgica na Odontologia. 

Por conta disso, a manutenção preventiva, com a limpeza e lubrificação das peças, é fundamental: por meio desse procedimento, elas ganham mais tempo de vida útil e você ainda evita que o rolamento das peças fique ressecado e rígido.

Acompanhe a seguir o passo a passo que a Odonto Equipamentos preparou e saiba como efetuar corretamente a lubrificação das suas peças de mão odontológicas!

Limpeza das peças de mão

A limpeza das peças de mão deve ser feita sempre após cada uso.

O primeiro passo é retirar as brocas ou ponta diamantada e todos os resíduos de compostos, cimento ou sangue.  Em seguida, utilize uma escova dental de cerdas médias e esfregue com detergente enzimático em água corrente entre 5ºC e 30ºC. 

Desinfecção

Depois, aplique o álcool 70% ou outro desinfetante sem cloro, amoniacal ou base ácida em um pano e limpe o corpo da peça. O tempo para este procedimento deve seguir a recomendação do fabricante.

Secagem

Seque a peça de mão com uma gaze seca e limpa e aplique ar comprimido até que não haja mais nenhuma gota de água na peça.

Lubrificação das peças de mão

A lubrificação de peças de mão odontológicas deve ser feita sempre que uma limpeza for finalizada e com frequência de duas a três vezes por dia.

O primeiro passo é remover as brocas ou pontas diamantadas e forrar a superfície com uma gaze ou pano. Você deverá utilizar o adaptador que vem com o spray do lubrificante, começando pela parte traseira da peça. 

Acompanhe a seguir o passo a passo do procedimento:

  • Agite a lata do lubrificador de peças de mão ante de usar;
  • Identifique o bico adequado da peça e encaixe até o final;
  • Coloquei o spray na posição vertical e a peça na posição horizontal;
  • Acople o adaptador à peça;
  • Pressione o botão ou 1 ou 2 segundos e injete o óleo;
  • Acione a peça na mangueira do equipo por 10 segundos para tirar o excesso de óleo interno;
  • Retire o excesso de óleo com papel absorvente;
  • Se ainda sair sujeira da peça de mão, lubrifique novamente.

Esterilização das peças de mão

Em seguida, é obrigatório fazer a esterilização das peças de mão. O passo a passo é o seguinte:

  • Embale e sele os instrumentos em material cirúrgico para a esterilização na autoclave;
  • Depois que o ciclo estiver finalizado, retire a peça imediatamente e armazene-a em local adequado;
  • Antes de utilizar novamente a peça de mão, acione-a por 10 segundos com o registro de água fechado para eliminar o excesso de óleo.

Lembrando que esse procedimento não deve ser feito em estufas e, caso seja necessário fazer reparos mais específicos, leve a peça a uma assistência técnica autorizada pela marca.

Com a Odonto Equipamentos, realizar a esterilização e lubrificação das suas peças de mão é muito mais fácil!

Fazer a esterilização e lubrificação das suas peças de mão significa levar mais segurança e qualidade para cada atendimento. Assim, você prioriza a biossegurança e a higiene, protegendo a si mesmo, sua equipe e seus pacientes.

E para essa missão super importante, conte com a Odonto Equipamentos! Acesse nosso site agora mesmo e encontre os melhores produtos para biossegurança da sua clínica!

Caneta de Alta Rotação Push Button Necta Ativa Dentscler

Contra Angulo Intra com Refrigeração Dentscler

Micro Motor Intra com Refrigeração Dentscler

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Endermoterapia: o que é? Qual equipamento é necessário para realizar? Ficha de anamnese estética: o que é e qual a importância? Neoplasia benigna e maligna na Odontologia Kit acadêmico odontológico: como escolher? Radiofrequência: o que é e quais são os benefícios? Jato de plasma nas estrias: como funciona? Quais são os benefícios? Clareamento dental: As principais técnicas existentes no mercado Técnicas para preenchimento labial: conheça elas! Marketing para clínica odontológica: Saiba como começar 5 Equipamentos indispensáveis para clínica odontológica Terapia capilar: diminuição de doenças e saúde dos cabelos Laserterapia na odontologia pode trazer diversos benefícios. Conheça! Ultracavitação: o que é e como auxilia contra a gordura localizada O que é negatoscópio, para que serve e como escolher? Entenda! Tratamento para vitiligo e outras condições: despigmentação da pele Qual o melhor material para prótese dentária? Descubra aqui! Drenagem linfática na gravidez: conheça os benefícios Tudo sobre criolipólise de placas: entenda o procedimento Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios? Como o microagulhamento pode ajudar no combate às estrias? Descubra! Smart Dermapen: caneta para tratamento na pele. Conheça! O que é profilaxia podal e para que serve? Descubra! Laser na fisioterapia: como funciona e tipos de tratamento Conheça o checklist completo de equipamentos para clínica veterinária 3 dicas sobre a importância do esterilizador de ar na biossegurança 5 equipamentos que todo salão de beleza precisa ter! Osteotomia: conheça o procedimento na odontologia Conheça 3 tipos de agulhas para insulina 5 benefícios do botox para redução do bruxismo Conheça os 5 ciclos de esterilização na autoclave Moldagem odontológica: conheça o passo a passo Teste Biológico para Autoclave: Garanta a Eficácia da Esterilização Clínica odontológica: 5 dicas para crescer Autoclave: Saiba o que é e qual sua função Dermaplaning: o que é e o que você precisa saber