Quando falamos em tratamento odontológico para gestantes muitas dúvidas surgem.
“Mulheres no período de gestação podem ir ao dentista?” ou “Quais são as restrições?” são apenas algumas das perguntas mais comuns.
Então, para tirar todas essas dúvidas, a Odonto Equipamentos preparou um conteúdo especial sobre o assunto. Acompanhe!
Tratamento odontológico para gestantes… Pode ou não pode?
Pode sim. Qualquer mulher no período de gestação pode realizar tratamentos comuns como periodontal e endodôntico, restaurações dentárias, além de colocação e manutenção de próteses.
Inclusive, em casos de infecção bucal, a falta de um tratamento adequado pode trazer mais riscos à mãe e ao bebê do que um procedimento comum na clínica.
No entanto, por uma questão de bom senso, procedimentos mais complexos como cirurgias e restaurações orais extensas devem ser evitados. Nestes casos, o ideal é agendá-los depois do parto, após a recuperação total da nova mamãe.
Isso porque todo um cuidado deve ser tomado durante esse período. Os primeiros três meses de gestação são os mais sensíveis e é onde o feto está em fase de organogênese. Ou seja, período com maior incidência de casos de abortos espontâneos.
O segundo trimestre é um momento mais propício para uma visita ao dentista. Na maioria dos casos, os enjoos naturais das primeiras semanas já se passaram e o feto já está mais desenvolvido.
Já no fim da gestação, no terceiro trimestre, atendimentos mais longos devem ser evitados. Nesse período, muitas pacientes apresentam edemas nas pernas e maior frequência urinária.
Apenas em casos mais extremos e emergenciais, como pericoronarite e abscesso agudo, os procedimentos são permitidos em qualquer estágio da gravidez.
Leia também: Pacientes com diabetes? Saiba como atender
Pré-natal odontológico
Muitos especialistas indicam às pacientes gestantes que realizem o pré-natal odontológico. Trata-se de um serviço que busca orientar as mulheres no período da gestação, que é onde costumam ocorrer as alterações hormonais mais intensas.
O objetivo principal é evitar problemas bucais que podem atrapalhar o desenvolvimento do feto ou até mesmo causar um parto prematuro.
Então, durante as consultas de pré-natal odontológico, o profissional deve orientar como deve ser feita a escovação para evitar enjoos. Ele também deve ensinar a higienizar a boca do bebê mesmo antes do nascimento dos dentes e a importância de evitar hábitos como uso excessivo da chupeta.
Cuidados especiais para gestantes no atendimento
Todo profissional de uma clínica odontológica deve estar preparado para receber pacientes gestantes. E isso significa tomar alguns cuidados especiais, pensando nas condições físicas da paciente.
Por exemplo, a partir do sexto mês de gestação, a paciente deve ficar sentada ou deitada de lado por alguns minutos antes de mudar a posição. Por conta do bebê exercer um peso maior sobre o corpo, pressionando as veias abdominais, uma mudança brusca de posição pode causar hipotensão postural e queda de pressão.
Além disso, nas últimas semanas de gravidez, o mais indicado é que a paciente seja atendida sentada, sem a cadeira inclinada. Isso pode ajudar a evitar desconforto e facilita o trabalho do profissional.
O tratamento odontológico para gestantes é importante e necessário!
Portanto, é de extrema importância que os odontologistas estejam devidamente capacitados para realizar atendimentos nas clínicas. E no tratamento odontológico para gestantes, não é diferente: é preciso saber e entender quais são suas necessidades para melhor recebê-las sempre.
Precisa melhorar o seu consultório odontológico? Então acesse o site da Odonto Equipamentos e faça suas compras! Aqui nós temos tudo o que o sua clínica para ficar completa!
Envie seu comentário