Um dos maiores desejos de gestores de clínicas de saúde é diminuir a rotatividade de funcionários no consultório.
Essa troca constante de equipe é um problema, pois o tempo gasto com recrutamento, avaliação e treinamento é praticamente perdido. Então, como manter os membros do seu time motivados e felizes a ponto de não quererem sair da empresa?
A Odonto Equipamentos trouxe um conteúdo especial sobre esse assunto. Acompanhe!
1. Escolha o profissional certo
Por mais que muitos gestores pensem que estão recrutando da forma certa, o processo ainda pode estar falhando em algum momento.
Para fechar a contratação ideal, é necessário deixar todas as especificações da vaga bem claras e conhecer as reais motivações e objetivos do candidato. Procure não saber somente as competências do profissional, mas também como ele se comporta ao trabalhar em equipe através de perguntas e testes pertinentes.
Então, tente ver o tempo gasto na contratação não como perdido, mas sim como um investimento no profissional certo. Ao definir a pessoa mais apropriada para a vaga nos mais diferentes termos, dificilmente ela mostrará desejo de sair.
2. Trabalhe a comunicação com o seu time
O erro de muitas empresas, inclusive na área da saúde, é investir muito dinheiro em comunicação para o cliente final e ignorar a comunicação interna, com os próprios colaboradores.
Se o seu consultório for de grande porte, comece pelos líderes. Passe suas ideias a eles, que terão a missão de repassá-las e fazer com que o time abrace a ideia. Ferramentas que abrem esse diálogo, como e-mail, caixa de sugestões, intranet e outros recursos também podem ajudar a manter o diálogo aberto e dar voz a todos.
3. Faça a equipe ser parte do negócio
Criatividade e inovação são duas palavras que estão em alta hoje em dia. Para qualquer negócio crescer, é preciso desenvolver essas duas habilidades e gerar novidades capazes de transformar o futuro das empresas.
E para que essas mudanças possam acontecer, conte com sua equipe! Você pode organizar um brainstorm em reuniões e incentivar os membros da equipe a opinar e dar ideias.
Ao fazer isso, os funcionários se sentirão parte do negócio, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da empresa. Esse é um reconhecimento muito importante!
4. Trabalhe o espírito de equipe
Quando todo o seu time está alinhado e trabalhando em sinergia, os resultados vêm muito mais rápido. E não só isso, mas também é mais prazeroso trabalhar.
Por isso, procure incentivar o espírito de equipe e invista em momentos descontraídos entre os funcionários, como um happy hour ou um dia para comemorar resultados.
Isso ajuda a melhorar o clima organizacional, deixa toda a equipe mais satisfeita e contribui para diminuir a rotatividade de funcionários.
5. Dê e receba feedback
E, por fim, um bom feedback é essencial para diminuir a rotatividade de equipe.
Ao separar um momento para conversar com o funcionário, mostrar seus pontos fortes e fracos e ouvi-lo também, é possível ajustar qualquer ponto que for necessário.
Seja franco: elogie os bons resultados, mas também pontue onde ele pode melhorar, frisando que você está sempre à disposição para ajudá-lo.
Diminuir a rotatividade de funcionários dá trabalho, mas é recompensador!
Tomar a decisão errada ao escolher um colaborador para sua clínica é um tanto quanto frustrante. No entanto, não desanime! Comece a praticar as dicas acima e esforce-se para encontrar um funcionário com todos os requisitos que você deseja. Assim, ele tem tudo para ser sua melhor escolha e ainda crescer junto com o negócio.
Essas são nossas principais dicas sobre este assunto! Para continuar aprendendo, continue navegando pelo blog da Odonto Equipamentos. Temos muito mais conteúdo sobre gestão de clínicas e outros temas para você acompanhar!
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