Prótese de silicone dentária: entenda como funciona essa opção

Por Odonto Equipamentos | Publicado em

Prótese de silicone dentária: entenda como funciona essa opção
Rate this post

A prótese de silicone dentária é uma alternativa muito procurada por quem sofre com a falta de dentes na boca.

Além de causar desconforto, essa condição pode provocar problemas na mastigação, fala e respiração, sem contar que afeta a autoestima de muitas pessoas. 

Com o avanço da tecnologia na odontologia, hoje em dia existem diversos procedimentos estéticos que podem ajudar a resolver este problema. Um deles é a prótese dentária. 

Já falamos sobre  diversos tipos de próteses dentárias aqui no blog e, neste texto, em especial, iremos falar sobre a prótese de silicone.

Para saber mais sobre como funciona esse tipo de prótese, continue a leitura que o blog da Odonto Equipamentos preparou para você!

Como funciona a prótese de silicone dentária?

Também conhecida como prótese flexível, funciona da mesma forma que os outros modelos. Ela atua na reconstrução dos dentes perdidos e na reposição dos elementos ausentes.

O seu grande diferencial é a indicação para pacientes alérgicos aos monómeros de resina acrílica e na construção de próteses provisórias. Isso porque, ao contrário da prótese dentária comum, a de silicone é formada por resinas termoplásticas.

Vantagens

A prótese de silicone dentária se diferencia por ser flexível e de coloração semelhante à mucosa, então é ideal para quem busca unir estética, conforto e tratamento em um só item.

Outro benefício desse modelo é que ele é muito mais leve e fino, favorecendo os ajustes e diminuindo os riscos de quebras e danos ao material. 

Além disso, os valores dessas próteses também costumam ser menores do que os das tradicionais.

Quando é indicada?

É indicada para evitar os problemas causados pela perda dos dentes. São eles:

  • Dificuldade para mastigar;
  • Movimentação do dentes para fechar espaço;
  • Aparecimento de diastemas;
  • Possível distúrbio na ATM;
  • Mudança na aparência facial, afetando a autoestima do paciente.

Tipos de próteses dentárias de silicone

Mas, afinal, como é feita a prótese dentária de silicone e quais os tipos disponíveis? Veja a seguir!

Modelo fixo

É indicado apenas no caso da substituição de alguns elementos dentários. É mais funcional em comparação com a prótese de acrílico, porque alterna as características de maleabilidade e rigidez. 

A forma elástica é o que proporciona maior resistência à prótese dentária de silicone. Com isso, não há perigo de quebra ou ruptura, e o material ainda resiste bem ao calor, não correndo risco de sofrer deformações.

Modelo removível

Também conhecido como dentadura ou ponte removível, é indicado para pacientes que têm ausência de todos ou alguns seus dentes. 

Uma de suas vantagens é quanto à durabilidade. Este tipo de prótese pode ser trocada a cada 4 anos. 

Prótese de silicone dentária é garantia do sorriso de volta com conforto!

A prótese de silicone dentária é uma tecnologia que veio para trazer maior segurança e eficiência no tratamento odontológico, proporcionando muito mais conforto ao paciente.

E se você deseja completar sua clínica odontológica com os melhores aparelhos e equipamentos, confira o site da Odonto Equipamentos!

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Biossegurança na estética: proteção e prevenção Indicadores químicos e biológicos: monitoramento da esterilização Ciclos de esterilização na autoclave: garantindo a segurança clínica Anestesia odontológica: tipos e aplicações seguras Facetas de porcelada: estética e durabilidade Má oclusão: diagnóstico e tratamento em Odontologia Bruxismo e estresse pós-traumático: conexão e cuidados Gengivoplastia: harmonia estética e funcionalidade odontológica Biossegurança e regularização sanitária: pilares fundamentais Componentes para implantes odontológicos: qualidade e precisão Laserterapia mamilar: eficiência e conforto Equipamentos necessários para cada tipo de laboratório Endermoterapia: o que é? Qual equipamento é necessário para realizar? Ficha de anamnese estética: o que é e qual a importância? Neoplasia benigna e maligna na Odontologia Kit acadêmico odontológico: como escolher? Radiofrequência: o que é e quais são os benefícios? Jato de plasma nas estrias: como funciona? Quais são os benefícios? Clareamento dental: As principais técnicas existentes no mercado Técnicas para preenchimento labial: conheça elas! Marketing para clínica odontológica: Saiba como começar 5 Equipamentos indispensáveis para clínica odontológica Terapia capilar: diminuição de doenças e saúde dos cabelos Laserterapia na odontologia pode trazer diversos benefícios. Conheça! Ultracavitação: o que é e como auxilia contra a gordura localizada O que é negatoscópio, para que serve e como escolher? Entenda! Tratamento para vitiligo e outras condições: despigmentação da pele Qual o melhor material para prótese dentária? Descubra aqui! Drenagem linfática na gravidez: conheça os benefícios Tudo sobre criolipólise de placas: entenda o procedimento Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios? Como o microagulhamento pode ajudar no combate às estrias? Descubra! Smart Dermapen: caneta para tratamento na pele. Conheça! O que é profilaxia podal e para que serve? Descubra! Laser na fisioterapia: como funciona e tipos de tratamento Conheça o checklist completo de equipamentos para clínica veterinária 3 dicas sobre a importância do esterilizador de ar na biossegurança 5 equipamentos que todo salão de beleza precisa ter! Osteotomia: conheça o procedimento na odontologia Conheça 3 tipos de agulhas para insulina 5 benefícios do botox para redução do bruxismo Conheça os 5 ciclos de esterilização na autoclave Moldagem odontológica: conheça o passo a passo Teste Biológico para Autoclave: Garanta a Eficácia da Esterilização Clínica odontológica: 5 dicas para crescer Autoclave: Saiba o que é e qual sua função Dermaplaning: o que é e o que você precisa saber