Talvez você não saiba, mas o esterilizador de ar é uma peça importante na biossegurança de um consultório odontológico.
Esse aparelho já é utilizado há muitos anos para eliminação de microorganismos, como vírus e bactérias presentes no ar. E com a necessidade de manter o consultório livre de propagação de doenças, um esterilizador de ar de qualidade se torna ainda mais importante.
Para saber mais sobre esse equipamento e sua importância na biossegurança, acompanhe o conteúdo que o blog da Odonto Equipamentos preparou para você!
Como as doenças virais são transmitidas?
Para explicar a eficácia do esterilizador de ar, antes é preciso esclarecer como doenças virais (gripe, resfriado, dengue e etc) se manifestam.
Uma pessoa contaminada pode infectar outras pessoas através de partículas de saliva, tosse, espirros, superfícies contaminadas e qualquer tipo de contato próximo.
O próprio coronavírus é uma doença viral com alto poder de transmissão.
Segundo estudo feito pelo renomado periódico médico The New England Journal of Medicine, esse vírus pode se manter suspenso no ar por várias horas e até por dias em determinadas superfícies. Ou seja, isso aumenta significativamente o seu poder de propagação.
O que é o esterilizador de ar e como funciona?
Pensando neste contexto, o esterilizador de ar é uma importante ferramenta para impedir a ação de fungos, bactérias e ácaros em ambientes fechados como residências, clínicas médicas e odontológicas etc.
Seu papel é evitar que as bactérias presentes nesses locais entrem em contato com o nosso organismo, causando alergias respiratórias, infecções e dermatites.
Acompanhe o passo a passo para entender melhor como o esterilizador de ar funciona:
- Na parte interna do aparelho, um mini ventilador absorve o ar por meio de convecção térmica;
- A luz ultravioleta C (UVC) cobre uma faixa de comprimento de onda de 200nm a 280nm, tornando-se a radiação mais energética da categoria UV;
- Depois de cerca de 3 horas ligado em um ambiente de 20m² ou 60m³, a esterilização total do ar do local é concluída.
Leia também: Odontologia na quarentena e o trabalho remoto
O esterilizador de ar e o coronavírus
Seja em sua residência ou clínica odontológica, é extremamente necessário manter o ambiente esterilizado contra doenças virais, como o coronavírus.
Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) sobre o equipamento da MMO comprovou a eficácia do descontaminador de ambiente no controle de bactérias presentes no ar. Houve 99,999% de diminuição microbiana. Desta forma, é um ótimo aliado à vacinação para o combate desse vírus.
Portanto, procure utilizar o esterilizador de ar como complemento aos cuidados que já devem ser tomados em seu lar e nos consultórios e clínicas. Você também pode utilizá-lo durante os atendimentos, já que o aparelho não expele nenhum tipo de resíduo considerado tóxico.
Na Odonto Equipamentos você encontra diferentes modelos de esterilizador de ar!
Em tempos de pandemia, os cuidados com a saúde ficam ainda mais evidentes e necessários. É preciso tomar os devidos cuidados para que seus pacientes, colaboradores e familiares estejam sempre protegidos e longe de qualquer contaminação.
Para isso, conte com a ajuda de um esterilizador de ar! Acesse o site da Odonto Equipamentos e escolha o melhor modelo para o seu dia a dia!
Envie seu comentário