Autoclave: como escolher a ideal para o meu consultório?

Por Odonto Equipamentos | Publicado em

Autoclave: como escolher a ideal para o meu consultório?
Rate this post

Quando pensamos em abrir um consultório, logo lidamos com a necessidade de adquirir alguns equipamentos que fazem parte dos processos diários.

A autoclave é uma peça fundamental na montagem de um consultório odontológico, pois através dela realizamos toda a esterilização dos materiais usados.

Portanto, na hora de realizar a compra deste item, é fundamental conhecer os tipos de autoclave e entender qual é a ideal para o seu consultório. Vamos conhecer alguns deles?

Os tipos de autoclave

As autoclaves realizam o processo de esterilização através da água superaquecida. Ela cria vapor e pressão sobre os materiais, tornando-os aptos a serem utilizados.

Existem basicamente dois tipos de autoclaves para termos como referência — as de vácuo e as gravitacionais. Veja:

Autoclaves de vácuo

As autoclaves de vácuo podem subdividir-se, ainda, em três tipos:

  • Autoclave de vácuo único: elimina todo o ar de uma vez, em um curto espaço de tempo.
  • Autoclave de vácuo fracionado: o ar é removido simultaneamente à injeção fracionada de vapor.
  • Autoclave de alto vácuo: todo o ar é removido com a ajuda da bomba a vácuo.

Dentre esses três tipos, podemos destacar como mais segura a autoclave de alto vácuo, pois apresenta grande capacidade de sucção de ar.

Autoclave de gravitacional

Nesse tipo de autoclave o vapor é injetado, o que força a saída do ar pela gravidade. A densidade do ar já presente na câmera é maior, tornando possível sua eliminação através de uma válvula.

No entanto, ar residual ainda pode ser encontrado no interior do equipamento. Logo, não recomendamos seu uso para a esterilização de materiais densos ou porosos.

Como definir a autoclave ideal para o meu consultório?

Para definir a autoclave ideal para o seu consultório, você precisa avaliar uma série de fatores que determinam a real necessidade de sua equipe.

Saber quais são os equipamentos que devem ser esterilizados, bem como sua frequência, é fundamental. O tamanho dos pacotes a passarem pela esterilização e o tempo estimado para o procedimento também deve influenciar em sua escolha.

Afinal, se são diversos materiais e que apresentam uma demanda grande de esterilização, você precisará de um equipamento razoavelmente grande.

E aí entra outro fator importante: o espaço onde a autoclave será colocada. Para suportar um instrumento maior, considere um local específico, como prateleiras ou suportes adequados para este fim.

Por último, avalie o número de profissionais (caso mais pessoas trabalhem em seu consultório) que podem utilizar a autoclave, além da demanda de material que irá surgir para esterilização. Considere agendas e especialidades para extrair uma base a qual se apoiar.

Avaliando todos esses fatores, sua escolha torna-se muito mais simples.

Autoclave é na Odonto Equipamentos

Encontrar a autoclave ideal para o seu consultório pode não ser tão simples assim. Se você ainda tem alguma dúvida sobre como escolher corretamente, entre em contato conosco e garanta o equipamento ideal para sua utilização.

Autoclave Inox Bioclave Saevo 12 Litros

Autoclave Cristófoli Vitale Class Cristófoli 12 Litros

Autoclave 21 Litros Vitale Class Cristófoli

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Biossegurança na estética: proteção e prevenção Indicadores químicos e biológicos: monitoramento da esterilização Ciclos de esterilização na autoclave: garantindo a segurança clínica Anestesia odontológica: tipos e aplicações seguras Facetas de porcelada: estética e durabilidade Má oclusão: diagnóstico e tratamento em Odontologia Bruxismo e estresse pós-traumático: conexão e cuidados Gengivoplastia: harmonia estética e funcionalidade odontológica Biossegurança e regularização sanitária: pilares fundamentais Componentes para implantes odontológicos: qualidade e precisão Laserterapia mamilar: eficiência e conforto Equipamentos necessários para cada tipo de laboratório Endermoterapia: o que é? Qual equipamento é necessário para realizar? Ficha de anamnese estética: o que é e qual a importância? Neoplasia benigna e maligna na Odontologia Kit acadêmico odontológico: como escolher? Radiofrequência: o que é e quais são os benefícios? Jato de plasma nas estrias: como funciona? Quais são os benefícios? Clareamento dental: As principais técnicas existentes no mercado Técnicas para preenchimento labial: conheça elas! Marketing para clínica odontológica: Saiba como começar 5 Equipamentos indispensáveis para clínica odontológica Terapia capilar: diminuição de doenças e saúde dos cabelos Laserterapia na odontologia pode trazer diversos benefícios. Conheça! Ultracavitação: o que é e como auxilia contra a gordura localizada O que é negatoscópio, para que serve e como escolher? Entenda! Tratamento para vitiligo e outras condições: despigmentação da pele Qual o melhor material para prótese dentária? Descubra aqui! Drenagem linfática na gravidez: conheça os benefícios Tudo sobre criolipólise de placas: entenda o procedimento Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios? Como o microagulhamento pode ajudar no combate às estrias? Descubra! Smart Dermapen: caneta para tratamento na pele. Conheça! O que é profilaxia podal e para que serve? Descubra! Laser na fisioterapia: como funciona e tipos de tratamento Conheça o checklist completo de equipamentos para clínica veterinária 3 dicas sobre a importância do esterilizador de ar na biossegurança 5 equipamentos que todo salão de beleza precisa ter! Osteotomia: conheça o procedimento na odontologia Conheça 3 tipos de agulhas para insulina 5 benefícios do botox para redução do bruxismo Conheça os 5 ciclos de esterilização na autoclave Moldagem odontológica: conheça o passo a passo Teste Biológico para Autoclave: Garanta a Eficácia da Esterilização Clínica odontológica: 5 dicas para crescer Autoclave: Saiba o que é e qual sua função Dermaplaning: o que é e o que você precisa saber