Graças aos avanços da tecnologia, hoje podemos dizer que existem muitos benefícios da laserterapia na Odontologia.
Esse procedimento que utiliza raio laser já é muito utilizado em outras áreas da medicina e também tem trazido resultados incríveis para pacientes em clínicas odontológicas.
Para conhecer mais sobre os efeitos e vantagens de utilizar o tratamento a laser na Odontologia, acompanhe o conteúdo que a Odonto Equipamentos preparou!
O que é laserterapia?
A laserterapia é um tratamento que utiliza os raios de laser como base. Esses raios agem no tratamento de diversas doenças bucais e regeneração dos tecidos de forma não invasiva e indolor.
O laser presente dentro do equipamento possui um raio de luz com ondas magnéticas. Ao entrar em contato com o tecido, provoca reações de biomodulação e cicatrização. Assim, ocorre a regeneração destes tecidos e eles são estimulados à microcirculação.
Também vale destacar que as finalidades da laserterapia podem variar de acordo com a intensidade da potência aplicada. Um tratamento com luz de alta intensidade, por exemplo, é aplicado em cirurgias mais conservadoras e provoca uma recuperação menos dolorosa.
Benefícios da laserterapia na Odontologia
A laserterapia odontológica pode ser aplicada em vários tratamentos e promover os mais diversos benefícios aos pacientes. A seguir, listamos alguns deles:
Recuperação mais rápida ao tratar aftas
O uso do laser em pacientes com afta garante uma recuperação mais rápida e com menos dor, diminuindo o tempo de cicatrização do tecido.
Isso acontece porque a luz direcionada na região da afta intensifica a bioestimulação do tecido e causa um efeito regenerador e anti-inflamatório.
Cicatrização da herpes labial
Causada por um vírus, a herpes labial ocorre quando o paciente está com baixa imunidade se manifesta em forma de bolhas, coceiras ou feridas na região da boca.
Se aplicada no estágio inicial da infecção, a laserterapia pode diminuir consideravelmente o tempo da lesão. Mas, se for o caso de ser aplicado apenas após a lesão, o uso do laser promove cicatrização mais rápida.
Leia também: 5 curiosidades sobre a laserterapia na Odontologia
Diminuição da sensibilidade
Muitos pacientes apresentam sensibilidade nos dentes ao ter contato com alimentos ou bebidas muito quentes, gelados ou ácidos. Na maioria dos casos, isso acontece porque a raiz do dente está exposta por conta de recessões, lesões gengivais ou esmalte do dente danificado.
Para tratar esse problema, a laserterapia ajuda a induzir a obliteração dos canais da dentina exposta. Assim, diminui o estímulo que o dente recebe e, em muitos casos, até eliminando o problema da sensibilidade.
Auxilia no pós-operatório
O pós-operatório também tem sido muito beneficiado com o uso da laserterapia. A área da periodontia é um desses casos: ela ajuda a reduzir o inchaço causado pela cirurgia e aumenta a circulação sanguínea do local.
Em cirurgias de implante dentário, sua função é acelerar a integração do osso com o implante e aumentar a microcirculação local, principalmente no caso do uso de enxertos.
A laserterapia pode trazer resultados incríveis na Odontologia!
Como você pôde ver, existem diversos benefícios de usar a laserterapia na Odontologia. Se especializar no uso desta tecnologia significa trazer resultados mais rápidos e promover atendimentos com muito mais qualidade.
E para encontrar os melhores produtos para sua clínica odontológica, não deixe de conferir o site da Odonto Equipamentos! Trabalhamos com as melhores marcas para levar o que há de melhor em tecnologia para sua rotina no consultório!
Lista de Comentários
Odonto Equipamentos
Olá Valéria! O Laser Duo é bastante indicado seja para estimular a neo-formação, seja para acelerar a osteo-integração, ou ainda, para acelerar a atividade de osteoblastos/osteoclastos. Aqui para ver o equipamento: https://www.odontoequipamentos.com.br/laser-duo-mmo-aparelho-de-laserterapia-e-terapia-fotodinamica-com-pulseira-ilib/p
Valéria
Boa noite! Gostaria de saber, aplicação a laser na odontologia, ajuda na recuperação ossea , em dentes naturais, ou só qdo é feito p / implantes?