O mundo encontra-se em uma importante batalha contra o Coronavírus (Covid-19), que foi classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia em 11 de março de 2020.
Diante de um cenário como este, é de extrema importância que profissionais da saúde de todas as áreas tomem os devidos cuidados para evitar a proliferação do vírus. Afinal, o nível de transmissão da doença é altamente elevado.
E é claro que com a Odontologia, a recomendação é a mesma. Os dentistas devem tomar as precauções possíveis para evitar que o consultório seja um local de propagação do vírus, protegendo a si próprios, a equipe de trabalho e todos os pacientes.
Pensando nisso, a Odonto Equipamentos trouxe algumas medidas preventivas para evitar o contágio do Coronavírus no consultório odontológico. Acompanhe!
Como proceder com pacientes com suspeita de Covid-19
Antes de tudo, é importante saber quais são as vias propagadoras do Coronavírus. A transmissão ocorre pelo contato próximo com outros doentes (cerca de 2 metros) pelos seguintes meios:
- Tosse;
- Espirro;
- Gotículas de saliva;
- Secreção;
- Toque ou aperto de mãos;
- Objetos ou superfícies contaminadas.
Após a transmissão da doença, os infectados podem apresentar sintomas como:
- Febre;
- Tosse;
- Dificuldade para respirar;
- Batimentos das asas nasais;
- Nariz escorrendo;
- Dor de garganta.
Sabendo disso, o odontologista deve realizar uma pré-consulta pedindo que o paciente responda a um questionário. Este, por sua vez, deve conter perguntas que possam detalhar a existência ou não de sintomas do coronavírus.
Se a maioria das respostas for positiva e a temperatura corporal estiver acima de 37,3º, o profissional deve orientar o paciente a procurar assistência médica e remarcar a consulta.
Além disso, pacientes que apresentarem sintomas de infecção respiratória só poderão ser atendidos em casos de urgência. Do contrário, o tratamento odontológico deverá ser remarcado para, no mínimo, 14 dias.
Biossegurança contra o Coronavírus
Quando falamos em biossegurança e desinfecção no consultório odontológico, existe uma série de medidas que devem ser seguidas para evitar a disseminação da Covid-19. São elas:
- Disponibilizar o álcool gel 70% e sabonetes (de preferência líquido) com orientações para a higiene das mãos;
- Indicar o uso de máscaras cirúrgicas principalmente para pacientes dentro do grupo de risco e, se apresentar algum sintoma, procurar um atendimento médico;
- Evitar aglomerações de pessoas na recepção ou sala de espera, indicando o distanciamento mínimo de 2 metros;
- Manter e reforçar a esterilização de todos os materiais utilizados durante os atendimentos;
- Higienizar diariamente maçanetas, cadeiras, banheiro e pias com álcool a 70%, peróxido de hidrogênio a 0,5% ou hipoclorito de sódio a 0,1%;
- Evitar todo o tipo de cumprimento, como toques, aperto de mão ou beijo, seja entre a equipe do consultório ou os pacientes;
- Manusear modelos e moldes com atenção redobrada, higienizando superfícies que possam conter resíduos do vírus;
- Orientar o paciente a fazer bochecho com 1% de peróxido de hidrogênio antes de cada consulta. Isso porque o vírus é sensível à oxidação e o peróxido pode diminuir a carga salivar de micróbios orais;
- Caso algum funcionário apresente sintomas do Coronavírus ou febre acima de 37,3º, deve ser afastado do ambiente de trabalho por pelo menos 14 dias.
Com as medidas de higiene corretas, o seu consultório pode vencer o Coronavírus!
É, de fato, um momento complicado e que deve ganhar nossa total atenção. O combate ao coronavírus é uma realidade e não só os profissionais da saúde, mas toda a população deve estar ciente da responsabilidade ao evitar a propagação do vírus com atitudes preventivas e conscientes.
Portanto, não deixe de manter o seu consultório sempre higienizado e conte com a Odonto Equipamentos para essa batalha contra a Covid-19. Em nosso site, você encontra dispenser, álcool gel e tudo o que é necessário para seus atendimentos. Acesse já!
Envie seu comentário