Você sabe quais são as práticas corretas para higienizar uma clínica odontológica?
Esse procedimento deve ser rotina no dia a dia dos profissionais, já que promove a biossegurança do local e aumenta a confiança dos pacientes no serviço prestado.
Pensando nisso, a Odonto Equipamentos preparou um guia com tudo o que você precisa saber sobre a higienização correta em consultórios e clínicas odontológicas. Confira!
Como higienizar clínicas odontológicas
Para começar, é preciso fazer a limpeza geral do consultório, que é aquela realizada de forma periódica para manter tudo em ordem.
É indicado o uso de produtos como detergente enzimático para combater fungos e bactérias que possam entrar em contato com as superfícies. Basta diluir 5 ml do produto em 1L de água, borrifar sobre o local e passar pano seco logo em seguida.
Além disso, vale a recomendação: faça esse procedimento utilizando luvas preferencialmente de látex e avental impermeável.
Higienização durante o atendimento odontológico
Durante a rotina de atendimentos, algumas medidas de biossegurança devem ser tomados de forma padrão. São elas:
- Antes do atendimento, faça a antissepsia das superfícies em que o paciente terá contato. Para isso, é necessário misturar 10ml de ácido peracético em 1L de água, borrifar sobre esses materiais e instrumentos e secar com um pano. Depois, é só colocar os protetores e esperar o paciente utilizar;
- Após o uso das peças, coloque-as de molho em detergente enzimático e troque por peças novas e esterilizadas;
- Ao final do dia, limpe as mangueiras para evitar a proliferação de microrganismos pelo local;
- Substitua a garrafa de água da cadeira odontológica pela solução de peresal, ativando a mangueira para que o produto circule por ela. O mesmo deve ser feito com a cuspideira.
Quais produtos evitar durante a higienização da clínica odontológica?
As soluções utilizadas para higienizar superfícies como a cadeira odontológica devem ser desinfetantes e bactericidas. No entanto, alguns produtos possuem uso específico, o que requer a leitura da embalagem sempre antes de usá-los.
No geral, existem tipos de líquidos que não devem ser usados quando falamos em limpeza de consultório odontológico. Confira quais são eles a seguir:
- Detergentes com solventes;
- Qualquer derivado de petróleo;
- Álcool etílico.
Dicas gerais para higienização de consultórios
Além das recomendações acima, existem outras dicas básicas para higienizar clínicas odontológicas que devem ser seguidas por profissionais da área. São elas:
- Evite a varredura do consultório a seco. Isso pode provocar a presença de partículas em suspensão pelo ar;
- Todos os itens de limpeza (vassoura, pá, baldes e carrinhos) devem ser higienizados após o uso em uma solução de hipocloreto de sódio, exceto quando houver a presença do metal;
- Os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) devem estar todos disponíveis a todos os profissionais da clínica;
- Os desinfetantes e antissépticos utilizados devem conter a chancela do Ministério da Saúde, assim como todos os produtos usados em atendimentos;
- Conforme determina a Legislação Municipal, a coleta de lixo odontológico deve ser feita separadamente à do lixo comum.
Higienizar sua clínica corretamente é levar a segurança necessária para todos!
Seguir as instruções acima significa aumentar a durabilidade do seu material de trabalho e levar toda a segurança para profissionais e pacientes. Além disso, clínica ganha mais credibilidade e a confiança de todos que passarem por ela.
E já sabe, tudo o que você precisa para atender com qualidade e segurança está na Odonto Equipamentos! Então, acesse o site e confira nossas ofertas!
Lista de Comentários
Francisca
otimo conteudo!!