A homeopatia é um tipo de tratamento que tem como base o uso de substâncias naturais, diluídas em medicamentos, que são capazes de ajudar o corpo a se curar. Dentro dessa metodologia, as substâncias são selecionadas com base nos sintomas do paciente.
Quem a desenvolveu foi Samuel Hahnemann, no século XVIII, que parte de três princípios fundamentais: Leis dos Semelhantes, a experimentação no homem sadio e o uso da ultradiluição de medicamentos.
A homeopatia é considerada uma Medicina Tradicional Complementar (MTC), que, segundo o Ministério da Saúde, é um sistema de caráter holístico e vitalista, que vê a pessoa como um todo, não em partes. No Brasil, o tratamento já é oferecido no SUS.
O Conselho Federal de Odontologia reconheceu a homeopatia como especialidade odontológica através da Resolução CFO-160/2015. A seguir você verá como a homeopatia pode ser usada na odontologia, confira!
Como a homeopatia é utilizada na odontologia
A homeopatia é utilizada na odontologia como um complemento ao tratamento convencional oferecido pelos dentistas.
Com essa abordagem, o dentista homeopata primeiro faz uma anamnese profunda com o paciente, buscando levantar informações sobre ele como um todo, investigando tanto os sintomas orais, quanto queixas, hábitos de vida e tantos outros fatores que podem influenciar na causa de doenças bucais.
Ainda de acordo com a resolução CFO-160/2015, a utilização da homeopatia na odontologia tem como finalidade prevenir, diagnosticar, prognosticar e tratar lesões orais, além de promover uma melhora na qualidade de vida do paciente e complementar outras áreas da especialidade.
Algumas condições e doenças são tratadas com homeopatia odontológica, como:
- halitose;
- gengivite;
- aftas;
- bruxismo;
- Dor têmporo-mandibular (DTM)
- neuralgia do trigêmeo, entre outras.
Os medicamentos homeopáticos são bem versáteis e têm sido usados em várias áreas da odontologia, desde a profilaxia até tratamentos e procedimentos mais complicados, graças às suas múltiplas propriedades terapêuticas.
Quais seus benefícios e contra indicações?
Um dos principais benefícios é a melhoria significativa na saúde do paciente de forma geral, oferecendo a ele maior equilíbrio do organismo ao estimular o sistema psico-neuro-imunológico.
A homeopatia na odontologia ajuda também no alívio do medo e da ansiedade que muitos pacientes enfrentam ao ir ao dentista, justamente por abordar diversos aspectos do ser humano e tratá-lo de forma individual e única, tornando o atendimento mais agradável.
Outro benefício que desperta bastante interesse nos pacientes é o uso de medicamentos de origem natural, sem qualquer outro elemento químico em sua composição.
Como a busca por uma qualidade de vida melhor está em alta, pode ser um atrativo diferente para sua clínica.
Médicos especialistas afirmam que a homeopatia não é indicada em casos de pacientes que não podem esperar para solucionar o seu problema de saúde, principalmente porque este tipo de tratamento demanda esforços tanto do paciente como do profissional e isso pode fazer com o que o tempo de cura não seja tão rápido.
Qual a diferença entre odontologia homeopática e odontologia convencional?
Ambos profissionais realizam procedimentos clínicos corriqueiros e que competem às suas atividades, mas a diferença está na forma de realizá-los.
Enquanto o dentista tradicional trabalha para eliminar a doença e seus sintomas, o dentista homeopata busca encontrar a raiz do problema e trata essa fonte, para que não se repita mais.
É uma terapia que oferece ao paciente um maior equilíbrio do corpo, já que não foca em curar apenas partes isoladas.
O melhor para sua clínica odontológica está na OdontoEquipamentos
A OdontoEquipamentos traz até você os melhores conteúdos para ficar por dentro de tudo o que é tendência nos tratamentos odontológicos, além de oferecer os melhores produtos e equipamentos para modernizar sua clínica e elevar a qualidade dos atendimentos.
Continue acompanhando nosso blog repleto de dicas! Até a próxima.
Envie seu comentário