A profilaxia dentária é um dos procedimentos mais conhecidos e buscados nas clínicas odontológicas. Conhecida popularmente como limpeza dentária e da gengiva, é uma intervenção recomendada periodicamente pelos dentistas.
Continue a leitura para saber tudo sobre ela, seus benefícios e quais os materiais necessários para realizá-la. Vamos lá?
O que é uma profilaxia dentária?
É um procedimento de limpeza dos dentes e da gengiva, que tem como objetivo remover toda a placa bacteriana e o tártaro, além da aplicação de flúor (em alguns casos) para prevenir doenças bucais e manter a saúde dentária em dia.
A diferença entre a limpeza e a profilaxia é bem sutil. Ambas estão relacionadas à remoção de placa bacteriana e tártaro, entretanto a profilaxia no dente é mais abrangente porque inclui o polimento dos dentes, aplicação do flúor, além de orientações ao paciente sobre os cuidados bucais após uma avaliação detalhada de cada caso.
Todo o processo é rápido e indolor, geralmente realizado em uma única consulta. O recomendado é realizar uma a cada 6 meses, para prevenir doenças.
Profilaxia dental: quais os materiais usados?
Para realizar o procedimento são necessários alguns equipamentos, começando pelos EPI’s do consultório, como luvas, óculos de proteção, máscara, entre outros. Para a atividade em si, o dentista deve contar com:
- Espelho dental: auxilia na visualização da superfície dos dentes;
- Ultrassom: capaz de emitir vibrações ultrassônicas para remoção;
- Sonda periodontal: ajuda a avaliar a saúde da gengiva;
- Curetas: instrumento de metal com a ponta curva para remover a placa e o tártaro;
- Jato de bicarbonato: mistura água e bicarbonato de sódio para remover as manchas e placas;
- Escova e pasta de profilaxia: para polir os dentes e remover manchas;
- Flúor: aplicar em casos para fortalecer o esmalte dentário e prevenir a formação de cáries;
- Caneta de baixa rotação: é uma caneta odontológica para utilizar em casos em que o tártaro duro não pode ser removido apenas com instrumentos manuais.
Não podemos deixar de alertar para a biossegurança e evitar a contaminação cruzada dos equipamentos, portanto, em cada procedimento, todos devem estar devidamente esterilizados e limpos.
Afinal, como é feita a profilaxia dos dentes?
Antes de tudo é necessário que o dentista ou higienista realize uma avaliação da saúde bucal do paciente, identificando a presença de placa bacteriana, tártaro, manchas e outros possíveis problemas nos dentes e gengiva do paciente.
Feito isso, o passo a passo vem a seguir:
- Remoção da placa bacteriana e tártaro
O dentista utilizará instrumentos específicos para remover a placa bacteriana e o tártaro. - Polimento dos dentes
Com a escova e pasta de profilaxia, agora é o momento de polir os dentes e tirar manchas superficiais. - Aplicação de flúor
Em alguns casos é necessário realizar a aplicação de flúor, o que ajudará a fortalecer o esmalte dentário e prevenir a formação de cáries. - Orientação sobre higiene bucal
Por fim, é importante finalizar o atendimento com informações sobre como manter uma boa higiene bucal em casa, fazendo o uso de fio dental diariamente, além de orientar o jeito correto de fazer a escovação.
Procurando por materiais para profilaxia?
Na OdontoEquipamentos você encontra tudo o que precisa para repor os materiais odontológicos da sua clínica e oferecer o melhor atendimento aos seus pacientes. Aproveite e conheça os preços e condições especiais!
Envie seu comentário