Saiba como usar cimento resinoso em tratamentos odontológicos

Por Odonto Equipamentos | Publicado em

Saiba como usar cimento resinoso em tratamentos odontológicos
Rate this post

Um tratamento odontológico de qualidade requer o uso de uma cimentação de qualidade, pouco visível e de boa fixação. E para isso, nada melhor que utilizar o cimento resinoso.

Esse material é muito indicado por conta de sua alta adesão à estruturas de metal, além de possuir diferentes versões para cada tipo de procedimento.

Quer saber como usar o cimento resinoso em sua clínica odontológica da melhor forma? Então confira a seguir todo o conteúdo que a Odonto Equipamentos preparou sobre esse assunto!

Cimento fotopolimerizável

O cimento resinoso fotopolimerizável é muito indicado em procedimentos de restauração e cimentação de facetas de porcelana.

Para garantir boa adesão e maior durabilidade de cor dos materiais com o passar do tempo, o cimento deve ser submetido à polimerização. Esse processo consiste na exposição à luz através da lâmpada de cura ultravioleta.

Neste caso, é muito importante que a estrutura do cimento não passe de 1 milímetro. Além disso, para que o cimento seque corretamente, é necessário garantir que a passagem de luz seja devidamente concluída. 

Cimento autopolimerizável

Ao contrário do fotopolimerizável, que é exposto à luz, o cimento autopolimerizável é ativado através de uma reação química.

Para prepará-la, é preciso misturar a pasta base e a catalisadora. Sua secagem se dá em poucos minutos, o que reduz o tempo de trabalho do profissional.

Seu uso é muito comum em restaurações metálicas fundidas, peças indiretas e outros tipos de cimentação, como a metalocerâmica. Essa opção não é a mais indicada para pacientes que preferem mais opções de cor, já que os tons de coloração são limitados.

Leia também: 5 equipamentos para montar um laboratório de prótese dentária

Cimento resinoso dual

O processo de ativação do cimento resinoso dual passo a passo acontece unindo as duas formas que citamos acima. Ou seja, para que a cimentação seja perfeita, os dois métodos são necessários.

Desta forma, o tempo de trabalho para a composição do cimento resinoso dual é moderado e a espessura não deve ultrapassar 3 milímetros. Assim, o intuito é fazer com que a luz ultravioleta chegue até locais onde não se é possível polimerizar para finalizar o processo.

Principais cuidados

Para saber qual é o cimento resinoso mais indicado a cada paciente, é preciso realizar um diagnóstico precoce.

Durante a consulta, procure saber se esse paciente já passou por tratamentos semelhantes e se alguma cavidade oral pode causar incompatibilidade com o cimento.

Além disso, determinadas reações químicas também podem ocorrer. Isso acontece quando o material entra em contato com outros elementos, como adesivos, pinos ou facetas.

O cimento resinoso é uma ótima opção para garantir bons resultados em tratamentos odontológicos

O cimento resinoso é um elemento fundamental em diversos procedimentos odontológicos. Portanto, é dever do odontologista saber qual deles é melhor para cada tratamento, além de realizar uma cimentação correta, seguindo os procedimentos que citamos acima.

E como todo tratamento depende de bons profissionais e equipamentos de qualidade, conte sempre com os produtos da Odonto Equipamentos! Aqui você encontra tudo o que é necessário para completar sua clínica estética, veterinária e odontológica!

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Biossegurança na estética: proteção e prevenção Indicadores químicos e biológicos: monitoramento da esterilização Ciclos de esterilização na autoclave: garantindo a segurança clínica Anestesia odontológica: tipos e aplicações seguras Facetas de porcelada: estética e durabilidade Má oclusão: diagnóstico e tratamento em Odontologia Bruxismo e estresse pós-traumático: conexão e cuidados Gengivoplastia: harmonia estética e funcionalidade odontológica Biossegurança e regularização sanitária: pilares fundamentais Componentes para implantes odontológicos: qualidade e precisão Laserterapia mamilar: eficiência e conforto Equipamentos necessários para cada tipo de laboratório Endermoterapia: o que é? Qual equipamento é necessário para realizar? Ficha de anamnese estética: o que é e qual a importância? Neoplasia benigna e maligna na Odontologia Kit acadêmico odontológico: como escolher? Radiofrequência: o que é e quais são os benefícios? Jato de plasma nas estrias: como funciona? Quais são os benefícios? Clareamento dental: As principais técnicas existentes no mercado Técnicas para preenchimento labial: conheça elas! Marketing para clínica odontológica: Saiba como começar 5 Equipamentos indispensáveis para clínica odontológica Terapia capilar: diminuição de doenças e saúde dos cabelos Laserterapia na odontologia pode trazer diversos benefícios. Conheça! Ultracavitação: o que é e como auxilia contra a gordura localizada O que é negatoscópio, para que serve e como escolher? Entenda! Tratamento para vitiligo e outras condições: despigmentação da pele Qual o melhor material para prótese dentária? Descubra aqui! Drenagem linfática na gravidez: conheça os benefícios Tudo sobre criolipólise de placas: entenda o procedimento Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios? Como o microagulhamento pode ajudar no combate às estrias? Descubra! Smart Dermapen: caneta para tratamento na pele. Conheça! O que é profilaxia podal e para que serve? Descubra! Laser na fisioterapia: como funciona e tipos de tratamento Conheça o checklist completo de equipamentos para clínica veterinária 3 dicas sobre a importância do esterilizador de ar na biossegurança 5 equipamentos que todo salão de beleza precisa ter! Osteotomia: conheça o procedimento na odontologia Conheça 3 tipos de agulhas para insulina 5 benefícios do botox para redução do bruxismo Conheça os 5 ciclos de esterilização na autoclave Moldagem odontológica: conheça o passo a passo Teste Biológico para Autoclave: Garanta a Eficácia da Esterilização Clínica odontológica: 5 dicas para crescer Autoclave: Saiba o que é e qual sua função Dermaplaning: o que é e o que você precisa saber