O sonho de grande parte dos profissionais que se formam em Odontologia é abrir o seu próprio consultório. No entanto, essa iniciativa pode parecer complicada e gera muitas dúvidas sobre o que é essencial para montar um consultório odontológico.
Para te ajudar nessa etapa, nós separamos algumas dicas sobre o que você precisa saber para tirar esse sonho do papel. Confira o conteúdo que a Odonto Equipamentos preparou!
Escolhendo a localização
O primeiro passo é escolher onde seu consultório será instalado. Avaliar a região, a concorrência próxima e a acessibilidade é extremamente importante visando os pacientes que chegarão até você.
Entender as condições socioeconômicas de quem reside próximo ao local também é necessário, pois interfere em nossa próxima definição: a estrutura de seu consultório.
Qual deve ser o tamanho do meu consultório?
Como dissemos, a análise de região que será feita pode interferir diretamente na forma como seu consultório será construído.
Por exemplo: em regiões de maior índice econômico, a probabilidade de busca por tratamentos mais específicos é maior. Isso acaba por exigir também uma estrutura mais elaborada em seu consultório para oferecer estes serviços.
Assim, é possível definir o tamanho do seu espaço de atendimento com base nas especialidades que serão oferecidas, bem como se mais dentistas trabalharão com você.
Quais materiais são imprescindíveis para o começo?
Alguns equipamentos são imprescindíveis para um consultório odontológico estar apto ao funcionamento e atendimento aos clientes.
Confira um checklist que vai te ajudar:
- Autoclave;
- Cadeira odontológica;
- Bomba de vácuo;
- Seladora;
- Compressor;
- Kit de alta rotação;
- Fotopolimerizador;
- Raio-X;
- Câmara escura.
Além disso, claro, temos os instrumentos básicos de uso cotidiano como bisturís, tesouras específicas, luvas e todo o restante.
Parte burocrática: as documentações de seu consultório
Para que o seu consultório funcione de maneira legal, algumas burocracias são necessárias.
O primeiro passo é ir até a prefeitura da cidade e registrar-se como autônomo, apresentando os seguintes documentos: RG, CPF, registro de IPTU do local, bem como o pagamento da taxa.
Depois disso, você deve fazer a inscrição no INSS para obter o número de pagamento mensal.
Agora é hora de fazer o cadastro no site da Vigilância Sanitária para conseguir o alvará de funcionamento. Através da análise do estabelecimento, que engloba a estrutura física, os fluxos de procedimentos, condições higiênicas, entre outros, seu consultório será aprovado frente ao órgão municipal.
Por fim, é necessário também o alvará de funcionamento emitido pelo Corpo de Bombeiros e a inscrição em uma empresa responsável pela coleta de resíduos.
Crie vínculos com o Conselho Regional de Odontologia
Uma dica que pode ser preciosa e ajudar na administração de seu negócio é ter um vínculo com o Conselho Regional de Odontologia. Ele pode te ajudar e orientar a tratar de diversos assuntos referentes às boas práticas de seu consultório odontológico.
Conte com a Odonto Equipamentos para montar seu consultório odontológico!
Para tirar todas as dúvidas sobre como abrir seu consultório odontológico e encontrar todos os equipamentos que precisa, conte com a Odonto Equipamentos. Acesse o nosso site e saiba mais!
Envie seu comentário