A bomba de vácuo é essencial em um consultório odontológico, principalmente se você realiza atendimentos cirúrgicos.
Você já conferiu em nosso post “Tudo que você precisa para montar seu consultório odontológico” os materiais básicos, porém fundamentais, para o bom funcionamento de seu espaço, certo?
Hoje falaremos sobre um em especial: a bomba de vácuo. Você vai entender como ela funciona e, principalmente, qual sua importância para um consultório de Odontologia. Continue a leitura!
Qual sua importância?
Muitos profissionais sabem que “devem” ter uma bomba de vácuo em seu consultório, mas não entendem a importância real deste equipamento na rotina odontológica.
O seu uso é fundamental para que não haja uma sobrecarga no compressor odontológico. Dessa forma, o equipamento alcança uma durabilidade muito maior, pois não executa as devidas funções no limite de sua capacidade.
Além disso, devido ao uso rotineiro dos sugadores, a necessidade de uma bomba de vácuo no consultório é maior ainda. Isso porque ela auxilia a prevenir o desgaste das peças, diminui a frequência de manutenções mais trabalhosas e controla o excesso de ruído no equipamento.
Portanto, em todos os procedimentos que exigem sucção, a bomba de vácuo torna-se uma potencial aliada.
Por fim, ela ainda reduz o raio de alcance da névoa contaminante, bem como a própria formação por si só.
Como funciona?
Você sabe como é o funcionamento de uma bomba de vácuo? Nós vamos te explicar.
Ela é formada por um motor com turbina. A entrada de água ocorre pela válvula solenóide, fazendo com que haja o giro da turbina e a formação do vácuo.
Esse equipamento tem por finalidade aspirar de forma consistente os resíduos como sangue, saliva e outros que estiverem no campo operatório e clínico, eliminando-os diretamente ao esgoto sem a necessidade de reservatório.
Mesmo no caso hemorrágico ou de grande volume de irrigação de água, a sua eficaz sucção faz com que aumente consideravelmente o campo visual.
Outro fator de extrema importância é com o que diz respeito a contaminação através de vírus e bactérias expelidos pela névoa formada pelo spray dos instrumentos.
Com a bomba de vácuo, esta névoa é sugada, fazendo com que a assepsia da cavidade oral bem como, próximo ao campo de trabalho, tenha os melhores resultados proporcionando uma maior segurança ao paciente e para o cirurgião-dentista.
O rendimento do equipamento está diretamente associado ao número de consultórios e a distância da tubulação de sucção, onde estas deverão seguir rigorosamente os critérios do fabricante.
Bombas de vácuo Schuster
As bombas de vácuo Schuster possuem um alto rendimento para o seu consultório. Contam também com um tecnológico dispositivo de varredura, que higieniza toda a tubulação a partir do desligamento do equipamento.
Veja a seguir como funcionam as bombas de vácuo:
Bomba de vácuo e biossegurança
Além dos benefícios já mencionados, a bomba de vácuo garante a biossegurança do consultório. Isso porque facilita o trabalho do cirurgião-dentista mantendo o campo mais visível e minimizando (ou eliminando) o uso da cuspideira.
Também otimiza o tempo de trabalho, que é um dos principais fatores limitantes para implementar os ganhos do dentista e contribui para o conforto do paciente durante o tratamento odontológico.
Garanta seus acessórios para a bomba de vácuo na Odonto Equipamentos!
Além da bomba de vácuo, na Odonto Equipamentos você também encontrará acessórios complementares para sua utilização. Alguns deles são:
- Kit de acionamento;
- Aspirador cirúrgico;
- Kit de bomba a vácuo com sugador.
Faça já um orçamento em nosso site com os melhores produtos e os menores preços!
Envie seu comentário