O atendimento para pacientes com diabetes em sua clínica odontológica deve ser feito com todo o cuidado possível.
É dever do profissional entender as alterações sistêmicas causadas por essa doença e realizar o atendimento de forma estratégica.
Se interessou pelo assunto? Então confira todas as informações que a Odonto Equipamentos preparou e atenda seus pacientes com muito mais qualidade!
O que é diabetes?
O diabetes é uma doença crônica se caracteriza pela baixa produção de insulina (tipo 1) ou quando o pâncreas não é capaz de utilizar essa insulina produzida pelo corpo (tipo 2).
No caso do tipo 1, há grandes probabilidades da doença ser genética. Já no tipo 2, o surgimento está ligado à má alimentação devido ao consumo hipercalórico, sedentarismo e obesidade.
Com o passar dos anos, essa doença compromete a estrutura vascular dos órgãos e, em alguns casos, leva à morte.
Como a diabetes afeta os dentes?
É possível que muitas pessoas sejam portadoras do diabetes e nem saibam, já que a doença costuma se manifestar após os 40 anos de idade. No entanto, quanto antes for feito o diagnóstico melhor, pois o risco de desenvolver problemas bucais existe e não é pequeno.
Para se ter uma ideia, um diabetes mal-controlado pode causar perda dos dentes, gengivite e diminuição do fluxo salivar, que eleva a temperatura da boca. Assim, cria-se um ambiente favorável à proliferação de bactérias, cáries, infecções e mau hálito.
Pacientes com diabetes no consultório: todos os cuidados
O diabetes se manifesta de formas diferentes em cada paciente. Por isso, é essencial que cada atendimento seja feito de forma individual. Além disso, diagnosticada a doença, o tratamento deve ser personalizado, já que os riscos de hemorragias e dificuldades para cicatrização são maiores.
Portanto, é dever do profissional odontológico estar atento a qualquer manifestação da doença e solicitar exames para confirmar ou não esse quadro.
Em caso de confirmação, é possível considerar o uso de anestésicos dentais para diabéticos, também conhecido como felipressina. Mas, claro, tudo com um acompanhamento médico e desde que a doença esteja devidamente controlada.
Para atendimentos como esse, você também pode utilizar uma câmera intraoral. Essa ferramenta pode ajudar a fazer diagnósticos mais precisos e impedir que os problemas nos dentes causados pela doença avancem.
E, claro, é essencial orientar que esse paciente esteja em dia com sua saúde bucal, como escovação de dentes, uso de fio de dental e visitas regulares ao dentista. Todos esses cuidados podem evitar agravantes da doença, além de melhorar a qualidade de vida do paciente.
Tudo isso se enquadra no atendimento personalizado que deve ser realizado com todos os perfis de pessoas na sua clínica. Outro exemplo disso são os pacientes especiais. Você pode aprender mais sobre esse assunto acessando nosso texto sobre como atender pacientes especiais.
Atender bem é estar preparado para todos os tipos de pacientes
Para que o atendimento a pacientes com diabetes seja feito da melhor forma possível, é preciso que o profissional entenda as necessidades e consequências desse tipo de caso. Com o diagnóstico certo e profissionalismo, a manutenção da saúde do paciente poderá ser feita da melhor forma possível.
Está preparado para atender qualquer tipo de paciente em sua clínica? Ainda não?! Então acesse agora mesmo o site da Odonto Equipamentos.
Aqui você encontra tudo o que é necessário para realizar os mais diversos procedimentos odontológicos!
Envie seu comentário